Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alexandre da-
dc.date.accessioned2017-06-26T15:48:49Z-
dc.date.available2014-08-07-
dc.date.available2017-06-26T15:48:49Z-
dc.date.issued2014-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre da. Objetos de aprendizagem: uma alternativa para o ensino de conceitos de eletrostática no ensino médio. 2014. xii, 213 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/383-
dc.description.abstractIn this paper are presented the results of a research done with the high school students of a public school located in the Cuiabá - MT City. The research was conducted in 2012 during the third quarter of the school that an instructional material, consisting of an organizer and a learning object, where the organizer did the introduction about the subject and the object showed about specific parts used. The subject chosen was to electrostatic, the organizer developed it is a slideshow with motion characteristics in each frame of the animation. With the use of the organizer, several physical concepts related to electrostatic were presented. Subsequently, a learning object developed in flash, used in subsequent classes was used. The simulations were organized into three files and developed in such a way as to comply with a previously established conceptual organization, favoring the process of progressive differentiation and integrator reconciliation that is based by the learning theory of Ausubel. Altogether, there were seven classes, with the first and last were used for the tests, for later comparison of results. The results were used to verify which of the subjects shown within the content of electrostatics, the learning object (Simulation) was efficient and in which subjects will be needed another complementary material. The material used was prepared as material support for to be used in lectures, or slides, but also in conjunction with other types of instructional materials such as experiments, mockups and others simulations with the goal of promoting learning and awakening student interest.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-06-23T16:07:51Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Alexandre da Silva.pdf: 7060762 bytes, checksum: ea9d2edd290fb861a336952dbd88f77e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-26T15:48:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Alexandre da Silva.pdf: 7060762 bytes, checksum: ea9d2edd290fb861a336952dbd88f77e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T15:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Alexandre da Silva.pdf: 7060762 bytes, checksum: ea9d2edd290fb861a336952dbd88f77e (MD5) Previous issue date: 2014-02-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem : uma alternativa para o ensino de conceitos de eletrostática no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletrostáticapt_BR
dc.subject.keywordSimulaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, são apresentados os resultados de um estudo feito junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Cuiabá-MT. O trabalho foi realizado no ano de 2012 durante o período do terceiro bimestre letivo da escola, sendo utilizado um material instrucional, composto por um organizador e um objeto de aprendizagem, sendo que o organizador fez a parte introdutória do assunto e o objeto trabalhou as partes específicas. O assunto escolhido foi à eletrostática, o organizador elaborado trata-se de uma apresentação de slides com características de movimento em cada quadro da animação. Com o uso do organizador foram apresentados diversos conceitos físicos relacionados a eletrostática. Posteriormente, foi utilizado um objeto de aprendizagem desenvolvido em flash, usado nas aulas posteriores. As simulações foram organizadas em três arquivos e desenvolvidas de tal maneira a obedecer a uma organização conceitual previamente estabelecida, favorecendo os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora fundamentada pela teoria de aprendizagem de Ausubel. Ao todo, foram sete aulas, sendo que a primeira e a última foram utilizadas para aplicação dos testes, para posterior comparação dos resultados. Os resultados foram usados para verificar em quais dos assuntos trabalhados dentro do conteúdo da eletrostática, o objeto de aprendizagem (Simulação) se mostrou eficiente e em quais seria necessário um outro material complementar. O material utilizado foi elaborado como material de apoio para ser utilizado em meio as aulas expositivas, ou em slides, mas também em conjunto com outros tipos de materiais instrucionais, como experimentos, maquetes e ainda outras simulações com o objetivo de promover a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Electrostaticpt_BR
dc.subject.keyword2Simulationpt_BR
dc.subject.keyword2Significant learningpt_BR
dc.contributor.referee3Breunig, Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4408569124227015pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Alexandre da Silva.pdf6.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.