Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, José Antônio dos-
dc.date.accessioned2023-03-16T17:26:10Z-
dc.date.available2021-10-22-
dc.date.available2023-03-16T17:26:10Z-
dc.date.issued2021-08-12-
dc.identifier.citationREIS, José Antônio dos. A educação em Montaigne: uma perspectiva da diversidade na exercitação do julgamento. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3850-
dc.description.abstractThe research aims to approach Montaigne's conception of the “new way” of teaching, exposed in the chapters “Do Pedantismo” and “Da Educação das Crianças” of the Essays, and to propose, from this conception, the derivation of a formation open to dialogue with the diversity of customs and worldviews of the world, for this purpose the chapter “Dos cannibals” is exemplified. In the first two chapters mentioned, the "new way" is opposed to the results of empty and pedantic scholarship. Added to the “new way” is the relevant role of skepticism contributions to denounce and overcome dogmatisms. From this follows the filing, proposed as the center of formation, which has experience and ancient moral philosophy as the subject of its investigation. Drawing on a broad perspective of educational material and its peculiar pedagogical treatment, the pedagogical “new way” can also recognize and promote dialogue with other worldviews, derived from the diversity of ways of life and ways of interpreting the world, such as you can see it in “Dos canibais”. The formative framework proposed by Montaigne aims, in the end, at forming the character of a “sufficient man”, a “man of the world”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-23T17:09:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_José Antônio dos Reis.pdf: 1043027 bytes, checksum: 0e499ef054ba3815eb77a68a00ab7df8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-16T17:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_José Antônio dos Reis.pdf: 1043027 bytes, checksum: 0e499ef054ba3815eb77a68a00ab7df8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-16T17:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_José Antônio dos Reis.pdf: 1043027 bytes, checksum: 0e499ef054ba3815eb77a68a00ab7df8 (MD5) Previous issue date: 2021-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação em Montaigne : uma perspectiva da diversidade na exercitação do julgamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMontaignept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiversidadept_BR
dc.subject.keywordJulgamentopt_BR
dc.contributor.advisor1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857616200583195pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo abordar a concepção da “nova maneira” de ensinar de Montaigne, exposta nos capítulos “Do Pedantismo” e “Da Educação das Crianças” dos Ensaios, e propor, a partir dessa concepção, a derivação de uma formação aberta ao diálogo com a diversidade dos costumes e cosmovisões de mundo, para isso toma como exemplo o capítulo “Dos canibais”. Nos dois primeiros capítulos mencionados, a “nova maneira” é contraposta aos resultados da erudição vazia e pedantesca. Acrescenta-se à “nova maneira” o papel relevante dos aportes do ceticismo para denúncia e superação dos dogmatismos. Disso segue o ajuizamento proposto como o centro da formação, que tem na experiência e na filosofia moral antiga a matéria de sua investigação. Valendo-se de uma perspectiva alargada da matéria educacional e seu tratamento pedagógico peculiar, a “nova maneira” pedagógica pode também reconhecer e promover o diálogo com outras cosmovisões, derivadas da diversidade dos modos de vida e das formas de interpretação do mundo, como é possível constatar no “Dos canibais”. O arcabouço formativo proposto por Montaigne visa, ao final, à formação do caráter de um “homem suficiente”, um “homem do mundo”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Montaignept_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Diversitypt_BR
dc.subject.keyword2Judgmentpt_BR
dc.contributor.referee3Orione, Eduino Jose de Macedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894828763551868pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_José Antônio dos Reis.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.