Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Amanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-17T21:17:54Z-
dc.date.available2020-05-27-
dc.date.available2023-03-17T21:17:54Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Amanda de Oliveira. O curso de especialização em gênero e diversidade na escola (GDE): uma perspectiva emancipadora pela igualdade de diferenças. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3855-
dc.description.abstractThis study has as main objective to understand the impacts of the continued formation of graduates of the specialization course in Gender and Diversity in School (GDS) who nowadays act as teachers in the public and private network of basic education in the interior of the state of Mato Grosso. The dialogue in the form of an in-depth interview took place from the theoretical-methodological guidelines of communicative research and is theoretically based on the Theory of Communicative Action, by Habermas, and also on the concept of Dialogicity, by Freire. In them, there are essential elements for the understanding of social phenomena starting from the horizontal interaction and the egalitarian dialogue between the subjects. The interviews were conducted with two participants, a cisgender man and a cisgender woman, both teachers from the public school system, and took place in three phases: initial meeting to present and bond, second meeting to deepen the key questions, and finally, reading the synthesis. In this methodological perspective, the researcher synthesizes the information collected, however, after analysis, the interpreted information must return to the participant. Such feedback is important to ensure that the language is focused on understanding, establishing a greater understanding of what was said by the participant. This process is important for the construction of an egalitarian dialogue, breaking with the hierarchy between researcher and participant. In this sense, the central concept adopted is unity in diversity, versed in the Freirean perspective of the term, understanding that all people have the right to have an egalitarian education, through diversity, in a perspective of equality - the equality of differences. About data analysis, such organization is carried out through two dimensions: exclusive and transforming.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-11-29T12:29:54Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira Santana.pdf: 662142 bytes, checksum: bea30c9822686b05ccb2830b511612d7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-17T21:17:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira Santana.pdf: 662142 bytes, checksum: bea30c9822686b05ccb2830b511612d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T21:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Amanda de Oliveira Santana.pdf: 662142 bytes, checksum: bea30c9822686b05ccb2830b511612d7 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO curso de especialização em gênero e diversidade na escola (GDE) : uma perspectiva emancipadora pela igualdade de diferençaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordIgualdade de diferençaspt_BR
dc.subject.keywordGDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eglen Sílvia Pipi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Raquel Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165554868380123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722968473498454pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal compreender os impactos da formação continuada de egressos do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que atuam agora como docentes na rede pública e privada de ensino básico no interior do estado de Mato Grosso. O diálogo em formato de entrevista em profundidade ocorreu a partir das diretrizes teórico-metodológicas da investigação comunicativa e fundamenta-se a partir da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, e do conceito de Dialogicidade, de Freire. Nelas, encontram-se elementos essenciais para o entendimento de fenômenos sociais partindo da interação horizontal e do diálogo igualitário entre os sujeitos. As entrevistas foram realizadas com dois participantes, um homem cis e uma mulher cis, ambos professores da rede pública de ensino, e aconteceram em três fases: encontro inicial para apresentação e vínculo, segundo encontro para aprofundamento das questões chaves e último para leitura da síntese. Nesta perspectiva metodológica, a síntese das informações levantadas é feita pela pesquisadora, porém, após análise as informações interpretadas, devem voltar à pessoa participante. Tal devolutiva é importante para garantir que a linguagem seja voltada para o entendimento, estabelecendo uma maior compreensão do que foi dito pelo participante. Esse processo é importante para a construção do diálogo igualitário, rompendo com a hierarquia entre pesquisador e participante. Nesse sentido, o conceito central adotado é a unidade na diversidade, versado na perspectiva freireana do termo, compreendendo que todas as pessoas possuem o direito de ter uma educação igualitária, através da diversidade, numa perspectiva de igualdade – a igualdade de diferenças. No que tange à análise dos dados, tal organização é realizada por meio duas dimensões: exclusoras e transformadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Equal differencespt_BR
dc.subject.keyword2GDSpt_BR
dc.contributor.referee3Cherfem, Carolina Orquiza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433973477773892pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Amanda de Oliveira Santana.pdf646.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.