Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3859
Tipo documento: Dissertação
Título: Percepções da educação ambiental e o avanço da barbárie socioambiental : uma proposta de sequência didática na perspectiva fenomenológica
Autor(es): Braga, Ana Paula Malta Rodrigues
Orientador(a): Baldan, Merilin
Membro da Banca: Baldan, Merilin
Membro da Banca: Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
Membro da Banca: Guimarães, Mauro
Resumo : A presente dissertação tem como tema a Educação Ambiental na formação de professores. A pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho teórico bibliográfico, visando a defesa da Educação Ambiental Crítica na formação de educadores e o desafio de sua incorporação no ensino e na realidade concreta, no qual incertezas são refletidas e sentidas diante de uma crise civilizatória provocada pelos turbilhões de uma crise paradigmática. A problemática da pesquisa pode ser compreendida como a contribuição da fenomenologia da percepção na sensibilização socioambiental através da reflexão sensível e transdisciplinar, construída para a percepção socioambiental e em como a Educação Ambiental Crítica pode atuar para superar a dicotomia entre seres humanos e natureza. O objetivo geral delineado para a pesquisa foi de apresentar uma Sequência Didática voltada para a formação de professores dentro de uma perspectiva fenomenológica alinhada à Educação Ambiental Crítica. Para tal, o referencial teórico metodológico da pesquisa tem como pressuposto a perspectiva da Educação Ambiental Crítica e as contribuições dos estudos da Fenomenologia da Percepção. Assim, apoiamo-nos em Mauro Guimarães, Michèle Sato, Maurice Merleau-Ponty, Lívia de Oliveira e Milton Santos, com a intenção de debruçarmo-nos na potencialidade da fenomenologia para a percepção das questões socioambientais. Como resultado, elaboramos uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Educação Ambiental Crítica voltado para a formação de professores, tencionando a necessidade urgente de conciliação entre seres humanos e o planeta Terra, Gaia, através da sensibilização estética delineada nas atividades construídas. Diante do processo de elaboração da Sequência Didática, compreendemos que o processo de reconciliação dos seres humanos com a natureza é um movimento sucessivo que precisa estar presente o tempo todo nas etapas de formação, pois as ações realizadas de forma pontual e isolada não são capazes de promover as superações das questões aflitivas no campo socioambiental, para que de fato coloquem em movimento os caminhos possíveis que se façam contrários à ideologia dominante, a qual nos leva ao abismo das barbáries ecossociais.
Resumo em lingua estrangeira: This theoretical and bibliographic research focuses on the Environmental Education in teacher training and has a qualitative approach. The study braces a Critical Environmental Education in teacher training courses as well as the challenge of its adoption inside and outside classrooms, considering the uncertainties caused by a civilizatory and paradigmatic chrisis. The research question can be understood as the contribution of the phenomenology of perception to the development of a transdisciplinar didactic sequence, built for the socioenvironmental perception. The Critical Environmental Education may help to overcome the human-nature dichotomy. The study aims to present a didactic sequence for teacher education in a phenomenological perspective, based on the Critical Environmental Education. The specific objectives are: to reflect on the challenges of the critical environmental education teaching in order to enable the socioenvironmental perception and hold back the barbarism advance; to aprehend the potential of the phenomenology of perception for the Critical Environmental Education in teacher training; and to contribute with a didactic proposal for Critical Environmental Education using the phenomenology of perception. Thus, the research is based on the studies of Mauro Guimarães, Michèle Sato, Maurice Merleau-Ponty, Lívia de Oliveira and Milton Santos, aiming to use the potential of the phenomenology to understand the environmental issues and to reflect a didactic sequence proposal for the Critical Environmental Education in teacher training, especially biologists, geographers and pedagogists, encouraging the urgent need of conciliation between humans and the planet Earth, Gaia.
Palavra-chave: Educação ambiental crítica
Formação de professores
Fenomenologia
Formação humana
Sensibilidade estética
Palavra-chave em lingua estrangeira: Critical environmental education
Teacher training
Phenomenology
Human education
Didactic sequence
Aesthetic sensitivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: BRAGA, Ana Paula Malta Rodrigues. Percepções da educação ambiental e o avanço da barbárie socioambiental: uma proposta de sequência didática na perspectiva fenomenológica. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3859
Data defesa documento: 14-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Ana Paula Malta Rodrigues Braga.pdf1.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.