Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcano, Mery Carolina Andrades-
dc.date.accessioned2023-03-21T18:25:53Z-
dc.date.available2017-03-27-
dc.date.available2023-03-21T18:25:53Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.citationMARCANO, Mery Carolina Andrades. Sobre letramentos, ensino de inglês e uso das tecnologias da informação e comunicação: um estado da arte. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3864-
dc.description.abstractThis study aimed to constitute a state of the art about the use of Information and Communication Technologies in the English language learning as a foreign language, analyzing the main themes of works, taking into account the teachers knowledge (or his/her formation), the pedagogical strategies used and the advances in digital literacy of those processes. This is a bibliographic and documental character study identified as a state of the art, which corpus institution was made forward Post-graduation Programs in the areas of Education, Arts, Psychology, and Communication in its majority from Brazilian universities, being selected a total number of 46 works between articles, dissertations, and thesis to compound the sample. The time frame for the bibliographic raising was 2010 to 2015, justly because it is a period in which it is observed and massive expansion of the ICT in the language learning. The first chapter is about technology and education, making emphasis on literacy, digital literacy and the methods of teaching- learning languages with the use of technologies. The authors that support this study are: Leffa (1998), Levy (1999), Soares (1998), Buzato (2006), Xavier (2007), Coscarelli (2011), Bortoloni (2009), Mill (2013), and others. The second chapter is about the methodological processes used in this work, based in authors such as Goldenberg (2004), Denzin and Lincoln (2006), Romanowski and Ens (2006), Porto (2008) and Palacio et alli (2014). The third chapter is about the results of the phases made to the organization of the themes, and finally in the fourth chapter was made the analyses of the themes in an integral way. The results of the different themes analyzed point out the use of the ICT in the teaching and learning process and the development of the communicative approach to the language learning, emphasizing the relevance of the digital professor training and the renovation of his/ her pedagogical strategies that take into account the students’ interest.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-24T16:55:16Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mery Carolina Andrades Marcano.pdf: 1377592 bytes, checksum: fa5f6782fca0147c2d3bfb2f1bbc3260 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-21T18:25:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mery Carolina Andrades Marcano.pdf: 1377592 bytes, checksum: fa5f6782fca0147c2d3bfb2f1bbc3260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T18:25:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mery Carolina Andrades Marcano.pdf: 1377592 bytes, checksum: fa5f6782fca0147c2d3bfb2f1bbc3260 (MD5) Previous issue date: 2017-03-07en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobre letramentos, ensino de inglês e uso das tecnologias da informação e comunicação : um estado da artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da comunicação e informaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de idiomaspt_BR
dc.subject.keywordEstado da artept_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Marlene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535003451356823pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1484797408862693pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou constituir um “estado da arte” sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da língua inglesa como língua estrangeira, analisando as temáticas principais dos trabalhos, considerando os conhecimentos dos professores (ou a formação), as estratégias pedagógicas utilizadas e os avanços nos letramentos digitais nesses processos. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental identificada como estado da arte, cuja constitução do corpus foi realizada a partir dos programas de pós-graduação das áreas de Educação, Letras, Psicologia e Comunicação de universidades brasileiras em sua maioria, sendo selecionados para a amostra um total de 46 trabalhos entre artigos, dissertações e teses. O recorte temporal para o levantamento da bibliografia foi o de 2010 a 2015, justamente por ser o período em que se observa a expansão maciça no uso das TIC no ensino de idiomas. O primeiro capítulo trata sobre tecnologia e educação, enfatizando nos letramentos, letramentos digitais no ensino de Inglês e nos métodos de ensino e aprendizagem de idiomas com uso das tecnologias. Apoio-me em autores como: Leffa (1998), Levy (1999), Soares (1998), Buzato (2006), Xavier (2007), Coscarelli (2011), Bortoloni (2009), Mill (2013), entre outros. O segundo capítulo trata sobre os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa, com apoio em autores como Goldenberg (2004), Denzin e Lincoln (2006), Romanowski e Ens (2006), Porto (2008) e Palacio et alli (2014). O terceiro capítulo trata sobre os resultados iniciais das fases para a organização das temáticas e, finalmente, no quarto capítulo foram realizadas as análises das temáticas de forma integral. As descobertas das diferentes temáticas analisadas apontam o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento do enfoque comunicativo para o ensino de línguas, enfatizando a relevância da formação digital do professor e a renovação das suas estratégias pedagógicas que respondam aos interesses dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Language learningpt_BR
dc.subject.keyword2State of the artpt_BR
dc.contributor.referee3Aragón, Rosane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641003731586487pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Terezinha Fernandes Martins de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4491000679954389pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Mery Carolina Andrades Marcano.pdf1.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.