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http://ri.ufmt.br/handle/1/3870
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O espaço como elemento potencializador da mobilização e manifestação de noções matemáticas na educação infantil |
Autor(es): | Aguiar, Camile de Araujo |
Orientador(a): | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Miguéis, Marlene da Rocha |
Resumo : | Este estudo busca compreender como o espaço organizado intencionalmente pode potencializar e mobilizar as manifestações de noções matemáticas por crianças da Educação Infantil. Para fundamentar nossa pesquisa, orientamo-nos em teóricos que abordam sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural, endossada em Vigotsky (2007), Leontiev (2004), e Elkonin (1987). Em relação às discussões sobre os espaços e cenários na Educação Infantil, evidenciamos Zabalza (2007), Ceppi e Zini (2013), Carvalho (2010), Horn (2004); sobre a brincadeira, Kishimoto (2016), (2013), (2011) e nas argumentações sobre a Matemática na Educação Infantil enfatizamos Moura (2007), Migueis (2007), Palma (2016), Lanner de Moura (1995). Descrevemos como objetivo geral desta pesquisa compreender como o espaço organizado em cenários pode potencializar as aprendizagens de noções matemáticas na Educação Infantil e os específicos em identificar quais noções matemáticas as crianças mobilizam ao interagirem no espaço organizado em cenários, reconhecer como as crianças manifestam as noções matemáticas ao brincar em espaços intencionalmente organizados, identificar as contribuições do espaço organizado em cenários para o desenvolvimento das crianças e suas manifestações de noções matemáticas ao brincar na Educação Infantil. Para analisar o contexto da pesquisa apresentamos a abordagem qualitativa e, em consonância, tecemos a discussão sobre o espaço organizado em cenários onde discutimos a compreensão singular da infância em organizar o pensamento e da apropriação do conhecimento histórico-cultural das vivências por meio da brincadeira no espaço organizado em cenários. Desse modo, idealizamos em conjunto com a professora colaboradora uma proposta de intervenção na qual elaboramos dois cenários denominados de Feirinha e Pizzaria, realizados com duas turmas de Educação Infantil com crianças de cinco anos em uma unidade escolar pública, uma no período matutino e outra no vespertino. O procedimento foi a observação e os instrumentos utilizados na produção e análise dos dados foram os registros videográficos, fotográficos e o caderno de campo. Os dados foram transcritos, lidos e organizados em episódios e cenas dos cenários da Feirinha e da Pizzaria. Assim, os cenários proporcionaram que as crianças manifestassem pela oralidade, gestos e pelos registros pictográficos as noções matemáticas, ao brincarem. No cenário da Feirinha, ao brincarem de contar o dinheiro, ao pagarem com o cartão de crédito e débito, ao pesarem os produtos, ao identificarem os códigos sociais utilizados em comércios. No cenário da Pizzaria, essas manifestações emergiram ao montarem as pizzas, ao medirem a quantidade de massa, ao repartirem em fatias, ao servirem as pizzas para os clientes e ao distribuírem os talheres nas mesas aos clientes. Nesse sentido, as interações nos cenários da Feirinha e da Pizzaria possibilitaram que as crianças manifestassem os conhecimentos das noções matemáticas que envolvem Números e Operações fundamentais, o Sistema Monetário, Medida de Tempo e de Massa, a Geometria, bem como o controle e registro de quantidades. Esperamos que os questionamentos e as discussões desta pesquisa possam contribuir para as reflexões e debates sobre a Matemática na Educação Infantil, na organização dos espaços, nos quais destacamos a importância dos cenários. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to understand how the intentionally organized space can potentiate and mobilize the manifestations of mathematical notions by children of Children Education. To support our research, we based on theorists who address human development in the historical and cultural perspectives, endorsed by Vigotsky (2007), Leontiev (2004), and Elkonin (1987). In relation to the discussions about spaces and scenarios in early childhood education, we highlight Zabalza (2007), Ceppi and Zini (2013), Carvalho (2010), Horn (2004); on play, Kishimoto (2016), (2013), (2011) and about the arguments on Mathematics in Early Childhood we emphasize Moura (2007), Migueis (2007), Palma (2016), Lanner de Moura (1995). We describe as a general objective of this research to understand how the organized space in scenarios can enhance the learning of mathematical notions in Children Education and the specifics in identifying which mathematical notions children mobilize when interacting in the organized space in scenarios, recognize how children manifest mathematical notions when playing in intentionally organized spaces, identify the contributions of organized space in scenarios for the development of children and their manifestations of mathematical notions when playing in early childhood education. To analyze the context of the research we present the qualitative approach and, accordingly, we discuss the space organized in scenarios where we discuss the singular understanding of childhood in organizing the thought and the appropriation of the historical and cultural perspectives from the experiences through play in organized space in scenarios. In this way, we idealized with the collaborating of the teacher, an intervention proposal in which we elaborated two scenarios called Feirinha and Pizzaria, carried out with two Children Education classes with five-year-old children in a public school unit, one in the morning and the other in the evening. The procedure was the observation and the instruments used in the production and analysis of the data were the videographic records, photographic and the field notebook. The data were transcribed, read and organized into episodes and scenes of the Feirinha and Pizzaria scenarios. Thus, the scenarios allowed the children to express through orality, gestures and pictographic records the mathematical notions when playing. In the Feirinha scenario, when they play counting money, paying with credit and debit cards, weighing products, identifying social codes used in commerce. In the Pizzeria scenario, these demonstrations emerged by mounting the pizzas, measuring the amount of dough, slicing it, serving the pizzas to the customers and distributing the cutlery on the tables to the customers. In this sense, the interactions in the Feirinha and Pizzaria scenarios allowed the children to express their knowledge of the mathematical notions that involve fundamental Numbers and Operations, the Monetary System, Time and Mass Measurement, Geometry, as well as the control and recording of data. quantities. We hope that the questions and discussions of this research can contribute to the reflections and debates on Mathematics in Early Childhood Education, in the organization of spaces, in which we highlight the importance of scenarios. |
Palavra-chave: | Educação infantil Matemática Espaços Cenários |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Early childhood education Mathematics Spaces Scenarios |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AGUIAR, Camile de Araujo. O espaço como elemento potencializador da mobilização e manifestação de noções matemáticas na educação infantil. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3870 |
Data defesa documento: | 24-Apr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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