Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3879
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A constituição da identidade profissional das pioneiras do Curso Técnico em Secretariado da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1972-1975) |
Autor(es): | Souza, Rillyenne Kathy de |
Orientador(a): | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Siqueira, Elizabeth Madureira |
Membro da Banca: | Kunze, Nádia Cuiabano |
Resumo : | A presente dissertação tem como objeto de estudo a identidade profissional de quatro pioneiras que se formaram no Curso Técnico em Secretariado no decorrer do seu processo de instalação no período de 1972 a 1975, na Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT), atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT). O objetivo da investigação foi compreender como se constituíram as identidades profissionais das egressas por meio da formação técnica em secretariado. Os objetivos específicos foram: identificar os elementos presentes nas trajetórias individuais que indicaram a busca pela formação no Curso Técnico em Secretariado; identificar as pretensões profissionais das egressas; verificar as áreas de inserção profissional das egressas após a conclusão do curso. Em termos teóricos a pesquisa se fundamentou, nas concepções sobre educação profissionalizante, abordada por Luiz Antônio Cunha (2005) e Silvia Maria Manfredi (2002); para discutir a identidade e projetos de vida, Peter Ludwig Berger e Thomas Luckmann (1985), Alfred Schütz (1979); para análise da constituição da identidade profissional, Gilberto Velho (1994), entre outros. No que se refere à metodologia, consubstanciou-se por uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativa, pela técnica da narrativa oral. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas concedidas pelas quatro pioneiras que relatam sobre a sua trajetória familiar, escolar e profissional. Também ocorreu o levantamento de fontes documentais e iconográficas, como: Leis, Regulamentos, Regimentos, Livro de Atas, Livro de Estágios, Matriz Curricular, fotografias, entre outros, localizadas no Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) e no Arquivo Permanente do IFMT- Campus Cuiabá (APIFMT). A partir das análises das narrativas, entendemos que a constituição da identidade profissional dessas egressas foi um processo de construção social, tendo em vista que nenhuma formação do indivíduo se desenvolve por inteiro de forma descontextualizada da sociedade. Sendo assim, os elementos centrais que construíram o início das identidades profissionais das pioneiras são: influência do núcleo familiar e a formação no Curso Técnico em Secretariado, e o elementos mediadores: formação no curso de nível superior e a profissão escolhida pós-curso. |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMÉN: La presente disertación tiene como objeto de estudio la identidad profesional de cuatro pioneras
que se formaron en el Curso Técnico en Secretariado en el transcurso de su proceso de
instalación en el período de 1972 a 1975, en la Escuela Técnica Federal de Mato Grosso
(ETFMT), actualmente Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso
- Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT). El objetivo de la investigación fue
comprender cómo se constituyeron las identidades profesionales de las egresadas por medio de
la formación técnica en secretariado. Los objetivos específicos fueron: identificar los elementos
presentes en las trayectorias individuales que indicaron la búsqueda por la formación en el
Curso Técnico en Secretariado; identificar las pretensiones profesionales de las egresadas;
verificar las áreas de inserción profesional de las egresas después de la conclusión del curso.
En términos teóricos la investigación se fundamentó, en las concepciones sobre educación
profesionalizante, abordada por Luiz Antônio Cunha (2005) y Silvia Maria Manfredi (2002);
en la identidad y proyectos de vida, Peter Ludwig Berger y Thomas Luckmann (1985), Alfred
Schütz (1979); em la constitución de la identidad profesional, Gilberto Velho (1994), entre
otros. En lo que se refiere a la metodología, se consubstanció por un abordaje cualitativo de
naturaleza descriptiva e interpretativa, por la técnica de la narrativa oral. Para eso, se realizaron
entrevistas semiestructuradas concedidas por las cuatro pioneras que relatan sobre su trayectoria
familiar, escolar y profesional. También se produjo el levantamento de fuentes documentales,
como leyes, Reglamentos, Libro de Actos, Libros de Trabajo, Matriz Curricular, fotografias,
entre outros, ubicadas em Archivo Público de Mato Grosso (APMT) e Archivo Permanente do
IFMT- Campus Cuiabá (APIFMT). A partir de los análisis de las narrativas, entendemos que la
constitución de la identidad profesional de esas egresas fue un proceso de construcción social,
teniendo en vista que ninguna formación del indivíduo se desarrolla por entero de forma
descontextualizada de la sociedad. Por lo tanto, los elementos centrales que construyeron el
inicio de las identidades profesionales de las pioneras son: influencia del núcleo familiar y la
formación en el Curso Técnico en Secretariado, y los elementos mediadores: formación en el
curso de nivel superior y la profesión escogida post-curso. ABSTRACT: The present dissertation brings a research about the professional career of four pioneers who graduated in Technical Secretariat during the installation process of that course (between 1972 and 1975), at the Federal Technical School of Mato Grosso (ETFMT), currently Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - Campus Cuiabá / Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT). Our main objective was to understand how the professional identities of those graduates were built through technical training in Secretariat. The specific objectives were: to identify the elements of the individual trajectories that indicated an specific search for training in the Technical Secretariat Course; to identify the professional aspirations of the graduates; to check the areas of professional integration of graduates after the conclusion of the course. In theoretical terms, the research was based in some concepts about professional education, addressed by Luiz Antônio Cunha (2005) and Silvia Maria Manfredi (2002); to discuss identity and life projects, Peter Ludwig Berger and Thomas Luckmann (1985), Alfred Schütz (1979); to analyze the constitution of the professional identity, Gilberto Velho (1994), among others. Concerning on the methodology, we took a qualitative approach of descriptive and interpretative nature, using the oral narrative technique. For this, semi structured interviews were carried out by the four pioneers who reported their family, school and professional trajectory. Documentary and iconographic sources were also collected, such as Laws, Regulations, Registers, Book of Records, Traineeship Book, Curriculum Matrix, photographs, among others, all situated in the Public Archive of Mato Grosso (APMT) and in the Permanent Archive of IFMT / Campus Cuiabá (APIFMT). Analyzing the narratives, we understood that the constitution of the professional identity of those graduates was a process of social construction, considering that no formation develops in a decontextualized way of society. Thus, the central elements that built the beginning of the professional identities of the pioneers are the influence of the family and the training in Technical Secretariat. We also emphasize the mediating elements: graduating in Secretariat and the chosen profession post-course. |
Palavra-chave: | Trajetórias escolares e profissionais Curso técnico em secretariado Identidade profissional ETFMT Cuiabá - MT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Trayectorias escolares y profesionales Curso técnico en secretariado Identidad profesional ETFMT Cuiabá - MT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Rillyenne Kathy de. A constituição da identidade profissional das pioneiras do Curso Técnico em Secretariado da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1972-1975). 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3879 |
Data defesa documento: | 15-Dec-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Rillyenne Kathy de Souza.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.