Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3880
Tipo documento: Dissertação
Título: Escola Doméstica Maria Auxiliadora de Cuiabá : escolarizar as mulheres para costurar, bordar e cozer (1951-1965)
Autor(es): Barbosa, Jane Cassia
Orientador(a): Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Velasco, Erivã Garcia
Membro da Banca: Barros, Josemir Almeida
Membro da Banca: Rezende, Maria Aparecida
Resumo : Esta pesquisa analisa a educação feminina, ofertada na Escola Doméstica Maria Auxiliadora de Cuiabá, a EDMA, entre os anos de 1951 a 1965. A formação na instituição escolar em estudo tinha por objetivo formar moças para as atividades do lar. O período temporal, demarcado para o estudo, tem início em 1951 quando a EDMA foi fundada e se encerra em 1965, ano no qual, em atendimento às novas regras e normas de ensino, a instituição deixou de ser uma escola de educação doméstica, exclusiva para meninas, e passou a ofertar o Curso Primário Supletivo para homens e mulheres. Temos como objetivo investigar a formação das mulheres na Escola Doméstica Maria Auxiliadora de Cuiabá, de modo a compreender como se estabeleceu a educação para mulheres no âmbito de uma escola confessional católica nos anos de 1951 a 1965, bem como analisar como se deu o ensino doméstico para moças na EDMA. As fontes consultadas foram: anuário eclesiástico, relatório nominal de exame final, livros atas, estatuto escolar, relatório de atividades escolares, cartas da Inspetoria Salesiana Feminina, jornais, fotografias e decretos. Os documentos utilizados na análise foram coletados em diversos acervos: Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (APMT), Acervo Particular do Instituto Missionárias do Bom Jesus em Várzea Grande, Instituto Nossa Senhora da Paz, situado no Coxipó da Ponte em Cuiabá, Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), Cuiabá, Instituto Memória da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Cuiabá entre outros. Autores como Marc Bloch (2002), Paolo Nosella e Ester Buffa (2009), possibilitaram a compreensão de que é necessário percorrer os caminhos históricos para compreender o interior das instituições escolares e suas práticas. Os estudos teóricos de Justino Pereira de Magalhães (2004), Carlo Ginzburg (1989) ajudaram a compreender que é possível analisar aspectos do cotidiano de uma instituição escolar e encontrar sinais que permitem conhecer os eventos e acontecimentos mediante fontes nas quais os estudos realizados se fundamentam. Michelle Perrot (2017), Jane Soares de Almeida (1998), Guacira Lopes Louro (2003), entre outras autoras e autores contribuíram para analisar a história da educação feminina. Nilce Vieira Campos Ferreira (2012, 2014) trouxe subsídios para compreensão do ensino na economia doméstica. A análise das fontes permitiu concluir que o ensino ofertado na Escola Doméstica Maria Auxiliadora de Cuiabá encontrava-se sistematizado e influenciado por princípios religiosos conservadores e a EDMA, uma instituição escolar confessional privada, ofertou uma formação para as mulheres voltada para os cuidados com a casa e com a família.
Resumo em lingua estrangeira: This research analyzes female education, offered at the Maria Auxiliadora Domestic School of Cuiabá, EDMA, from 1951 to 1965. The training in the school institution under study aimed to train girls for home activities. The timeframe, demarcated for the study, begins in 1951 when EDMA was founded and ends in 1965, the year in which, in compliance with the new teaching rules and standards, the institution ceased to be an exclusive home school for girls, and began to offer the Supplementary Primary Course for men and women. We aim to investigate the formation of women in the Maria Auxiliadora Domestic School of Cuiabá, in order to understand how the education for women was established within a Catholic confessional school from 1951 to 1965, as well as to analyze how the home schooling took place for girls at EDMA. The sources consulted were: ecclesiastical yearbook, nominal final exam report, minute books, school statute, report on school activities, letters from the Salesian Women's Province, newspapers, photographs and decrees. The documents used in the analysis were collected in various collections: Cuiabá Metropolitan Curia Archive, Mato Grosso State Public Archive (APMT), Private Collection of the Missionary Institute of Bom Jesus in Várzea Grande, Our Lady of Peace Institute, located in Coxipó da Ponte in Cuiabá, Maria Auxiliadora Educational Center (CEMA), Cuiabá, Memory Institute of the Legislative Assembly of the State of Mato Grosso, Cuiabá among others. Authors such as Marc Bloch (2002), Paolo Nosella and Ester Buffa (2009), made it possible to understand that it is necessary to walk the historical paths to understand the interior of school institutions and their practices. The theoretical studies by Justino Pereira de Magalhães (2004), Carlo Ginzburg (1989) helped to understand that it is possible to analyze aspects of the daily life of a school institution and find signs that allow us to know the events and events through sources on which the studies are based. . Michelle Perrot (2017), Jane Soares de Almeida (1998), Guacira Lopes Louro (2003), among other authors contributed to analyze the history of female education. Nilce Vieira Campos Ferreira (2012, 2014) brought subsidies for understanding teaching in the home economy. The analysis of the sources led to the conclusion that the teaching offered at the Maria Auxiliadora Cuiabá Domestic School was systematized and influenced by conservative religious principles and EDMA, a private confessional school institution, offered a training for women focused on home care and with the family.
Palavra-chave: Escola doméstica
Instituição escolar
Escolarização feminina
História da educação das mulheres
Palavra-chave em lingua estrangeira: Home school
School institution
Female schooling
History of women's education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BARBOSA, Jane Cassia. Escola doméstica Maria Auxiliadora de Cuiabá: escolarizar as mulheres para costurar, bordar e cozer (1951-1965). 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3880
Data defesa documento: 3-Jul-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Jane Cassia Barbosa.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.