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http://ri.ufmt.br/handle/1/3882
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A política curricular dos multiletramentos para o ensino médio : disputas em torno da formação (1990 – 2019) |
Autor(es): | Lima, Laurina Tavares de Farias |
Orientador(a): | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da |
Membro da Banca: | Chaloba, Rosa Fatima de Souza |
Resumo : | As políticas educacionais brasileiras, desde a década de 1990 até a contemporaneidade, são marcadas por influências do Neoliberalismo, em especial no que tange ao currículo. O Ensino Médio, historicamente e em específico nas últimas quatro décadas, tem sofrido com constantes reformas e contrarreformas. As suas concepções curriculares são marcadas pelo dualismo que perpassa a formação geral e profissional. Com a inovação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), os currículos foram direcionados a atender as políticas de ideais mercadológicos, de forma que os multiletramentos tornaram-se centrais nos estudos sobre a construção e uso social da linguagem e da escrita para avanço cognitivo dos estudantes do Ensino Médio para lidar com as novas formas de trabalho. Deste modo, a pesquisa ora desenvolvida, que se insere no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGedu) UFMT – Câmpus de Rondonópolis-MT, a partir da temática das políticas curriculares de multiletramentos para o ensino médio, nos leva às seguintes questões de pesquisa: de que modo as demandas socioeconômicas influenciam a centralidade dos multiletramentos no currículo do ensino médio e impactam a formação dos estudantes dependentes da educação pública? Quais são as percepções dos agentes nesse/desse processo? Considerando tais questionamentos, o objetivo geral desta pesquisa é investigar e analisar as percepções dos professores a respeito das implicações políticas e formativas da centralidade curricular dos multiletramentos para os estudantes do ensino médio. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar a centralização dos multiletramentos na política curricular do ensino médio a partir dos sentidos hegemonizados de multiletramentos desde a década de 1990 e b) investigar e analisar as demandas curriculares que impelem as relações entre as necessidades do setor produtivo e o caráter contingente e precário dos multiletramentos na formação dos estudantes. A base que orienta a pesquisa é composta pelos estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo em uma escola pública da rede estadual, no município de Primavera do Leste/MT. O método teórico utilizado na pesquisa foi o Ciclo de Políticas e a História oral temática, inseridos na abordagem qualitativa. Os resultados obtidos apresentam: as implicações das concepções e reformas no ensino médio para o atendimento das demandas da sociedade (neo)liberal, com o dualismo educacional presente nas concepções formativas, numa perspectiva histórica; a relação entre trabalho e educação, dentro da ótica mercantil; política curricular que vem passando por reformas e contrarreformas com a correspondência da busca da racionalidade instrumental, da eficácia e da eficiência. Em meio às lutas e disputas de sentido, os multiletramentos críticos são excluídos do currículo, e substituídos pelo saber-fazer com habilidades e competências voltadas ao conhecimento de cunho positivista e condutivista. As percepções dos professores sobre esse processo apresentaram-se incipientes, ambíguas, fragilizadas por um processo de negociação de sentidos que vem oprimindo a prática docente, por meio da avaliação, responsabilização, precarização, performatividade, resultando em práticas voltadas à conformação do projeto em curso para os estudantes. Todavia, compreendemos que a recontextualização das políticas tem movimentado o processo de resistência e busca de emancipação para professores e estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | From the 1990’s up to these days, the Brazilian educational policies have suffered influences of the neoliberalism, especially in the curriculum matter. Historically and especially in the past four decades, the high school level has gone through constant reforms and counter-reforms. Its curriculum approaches show the dualism of the general and the professional education. The innovations brought by the Information and Communication Digital Technologies (TDICs) led the curriculum to serve market-based policies, making multiliteracies central in the studies on language and writing social uses for high school students to develop cognitively and deal with the new ways of working. This study is part of the Education Graduate Program (PPGEdu) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis campus. It focuses on the multiliteracies curriculum policies for the high school level and presents the following research questions: how do the socioeconomic demands influence the centrality of multiliteracies in the curriculum and affect the education process for students who depend on public education? What are the perceptions of the agents in/of this process? Considering these questions, the study aims to investigate and analyze the perceptions of the teachers on the political and educational implications of the centrality of multiliteracies in the curriculum for high school students. For that we established the following specific objectives: a) to analyze the centralization of multiliteracies in the high school curriculum policy taking into account the hegemonic senses of multiliteracy since the 1990’s, and b) to investigate and analyze the curriculum demands which promote the relations between the needs of the productive sector and the uncertain and precarious reality of multiliteracies in students’ education. The guiding approach of this study is based on bibliographic and documental research, plus field research in a public school of the state system, in the city of Primavera do Leste-MT. As our theoretical method, we used the Policy cycle approach and the Thematic oral history, in a qualitative approach. The results show: the implications of the approaches and of the high school reforms for meeting the (neo)liberal society demands, with the presence of educational dualism in the educational approaches, in a historic perspective; the relation between work and education, under the logic of the market; the curriculum policy which has been going through reforms and counter-reforms with the correspondence of the search for the instrumental rationality, effectiveness and efficiency. Given the meaning disputes, critical multiliteracies are excluded from the curriculum and substituted by the “know-how”, with skills and competences oriented to a positivist and conductivist knowledge. The perceptions of the teachers on this process were incipient, ambiguous and fragilized by a process of meaning negotiation which has oppressed their practice through assessment, responsibilization, precariousness, performativity, resulting in practices for the acceptance of the dominant project for students. However, we understand that the recontextualization of the policies has enabled the process of resistance and search for emancipation for teachers and students. |
Palavra-chave: | Multiletramentos Política curricular Formação Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Multiliteracies Curriculum policy Education process High school level |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | LIMA, Laurina Tavares de Farias. A política curricular dos multiletramentos para o ensino médio: disputas em torno da formação (1990 – 2019). 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3882 |
Data defesa documento: | 30-Apr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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