Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bruna Loreny de-
dc.date.accessioned2023-03-24T19:52:37Z-
dc.date.available2020-06-01-
dc.date.available2023-03-24T19:52:37Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruna Loreny de. Educação e representação na sitcom Everybody Hates Crhis (2005 – 2009). 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3883-
dc.description.abstractThis research aims to analyze female representations with a focus on black women and gender relations, on the sitcom Everybody Hates Chris. For this analysis, we will start from the theoretical field of Cultural Studies with Douglas Kellner (2001) and cultural pedagogies, an important field of education, problematized by Henry Giroux (1995) and César Larcen (2013). According to these authors, media products are “educational” and have an important role in the social context, giving us material that helps to forge our identities as gender, sex, class, race and so on. They often bring conservative speeches, using comedy that, like any other speech, is not free from the speeches in force in society, so we will think about the term “politically correct” and the limit of humor as a speech player. For this analysis, we will discuss with Minois (2003) and Berman (1992). Still for the analysis, we will establish a discussion with Angela Davis (2013) and Mall Neto (2010) that punctuate important data about the historical, social and cultural context of black women in the United States, so that we can discuss the representations they receive. Besides, we used as a methodology the cinematographic language and the sitcom structure, by Ferreira (2018), Sedita (2006), Sander (2005) and Turner (1997). We hypothesize the idea that humor, like any other media, can contribute to breaking stereotypes built by historical-social issues, as well as reinforcing them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-11-29T14:19:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Bruna Loreny de Oliveira.pdf: 2983687 bytes, checksum: 83a7ee2539e179740b7caa79c7dc7d14 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-24T19:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Bruna Loreny de Oliveira.pdf: 2983687 bytes, checksum: 83a7ee2539e179740b7caa79c7dc7d14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T19:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Bruna Loreny de Oliveira.pdf: 2983687 bytes, checksum: 83a7ee2539e179740b7caa79c7dc7d14 (MD5) Previous issue date: 2020-04-16en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e representação na sitcom Everybody Hates Crhis (2005 – 2009)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudos culturaispt_BR
dc.subject.keywordRepresentaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordSitcompt_BR
dc.contributor.advisor1Trovão, Flávio Vilas Bôas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee1Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0917726376472982pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de analisar as representações femininas com foco na mulher negra e nas relações de gênero, na sitcom (situation comedy) Everybody Hates Chris (Todo Mundo Odeia o Chris). Para tal análise, partiremos do campo teórico dos Estudos Culturais com Douglas Kellner (2001) e das pedagogias culturais, um campo importante da educação, problematizadas por Henry Giroux (1995) e César Larcen (2013). Segundo esses autores, os produtos midiáticos são “pedagogizantes” e possuem um papel importante na conjuntura social, dando-nos material que ajuda a forjar nossas identidades enquanto gênero, sexo, classe, raça e etc. Muitas vezes trazem discursos conservadores, usando a comédia que, como qualquer outro discurso, não está livre dos discursos vigentes na sociedade, por isso, pensaremos a respeito do termo “politicamente correto” e do limite do humor como reprodutor de discursos. Para tal análise, discutiremos com Minois (2003) e Berman (1992). Ainda para a análise, estabeleceremos uma discussão com Angela Davis (2013) e Mall Neto (2010) que pontuam importantes dados sobre o contexto histórico, social e cultural das mulheres negras nos Estados Unidos, para que possamos discutir sobre as representações que recebem. Além disso, usamos como metodologia a linguagem cinematográfica e a estrutura de sitcom, de Ferreira (2018), Sedita (2006), Sander (2005) e Turner (1997). Temos como hipótese a ideia de que o humor, assim como qualquer outra mídia, pode contribuir com a quebra de estereótipos construídos por questões histórico-sociais, como, também, reforçá-las.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Cultural studiespt_BR
dc.subject.keyword2Representationpt_BR
dc.subject.keyword2Black womenpt_BR
dc.subject.keyword2Sitcompt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Alcilene Cavalcante de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0849650918660622pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Bruna Loreny de Oliveira.pdf2.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.