Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Andréia Batista-
dc.date.accessioned2023-03-24T20:09:10Z-
dc.date.available2022-02-02-
dc.date.available2023-03-24T20:09:10Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationCOELHO, Andréia Batista. Educação de Jovens e Adultos e as políticas públicas educacionais: mapeamento da produção bibliográfica na base SciELO (2015-2020). 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3887-
dc.description.abstractThis is a bibliographical research in the line of Teacher Training and Educational Public Policies that encourages a discussion about Youth and Adult Education. A conceptual analysis is carried out based on the following question: What are the contributions of scientific research from the Scielo base on teacher education policies in EJA (2015-2020)? For this, based on the Communicative Methodology from the following descriptors: EJA, Youth and Adult Education, Teacher Training Policies and Educational Public Policies, an analysis called between-texts was built in order to identify what scientific publications bring of excluding and transforming elements on public educational policies for teacher training in EJA. During the investigation, it was observed that the fight movements in the Mundo da Vida are fundamental for the provocation of the process of construction of State public policies. We also emphasize the importance of the role of public universities in seeking to fill spaces and establish dialogical communicative relationships between the public spheres, civil society, the scientific community and popular struggle in order to foster debates and pave solid paths for the implementation of educational public policies. Thus, teacher training in the modality can be a provocative path for the public sphere to assume the complexity of EJA and its specificities as a public policy of the State.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-03-14T16:26:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-24T20:09:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T20:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5) Previous issue date: 2021-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos e as políticas públicas educacionais : mapeamento da produção bibliográfica na base SciELO (2015-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de formação docentept_BR
dc.subject.keywordEJApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3657542832112382pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0218845222279585pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa bibliográfica na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais que incentiva uma discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos. É realizada análise conceitual a partir da seguinte pergunta: Quais são as contribuições das pesquisas científicas da base Scielo sobre políticas de formação docente em EJA (2015- 2020)? Para isso, com base na Metodologia Comunicativa a partir dos seguintes descritores: EJA, Educação de Jovens e Adultos, Políticas de Formação Docente e Políticas Públicas Educacionais, foi construída uma análise chamada de entre-textos a fim de identificar o que as publicações científicas trazem de elementos excludentes e transformadores sobre políticas públicas educacionais de formação docente em EJA. Durante a investigação foi observado que os movimentos de luta no Mundo da Vida são fundamentais para a provocação do processo de construção de políticas públicas de Estado. Ainda ressaltamos a importância da atuação das universidades públicas na busca por preencher os espaços e estabelecer relações comunicativas dialógicas entre as esferas púbcas, sociedade civil, comunidade científica e luta popular a fim de fomentar debates e calçar caminhos sólidos para a implementação de políticas públicas educacionais. Assim, a formação docente na modalidade pode ser um caminho provocador para a esfera pública assumir a complexidade da EJA e suas especificades como política pública de Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Youth and adult educationpt_BR
dc.subject.keyword2Educational public policiespt_BR
dc.subject.keyword2Teacher training policiespt_BR
dc.subject.keyword2EJApt_BR
dc.contributor.referee3Braga, Fabiana Marini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1103496815216263pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.