Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Coelho, Andréia Batista | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T20:09:10Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02 | - |
dc.date.available | 2023-03-24T20:09:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Andréia Batista. Educação de Jovens e Adultos e as políticas públicas educacionais: mapeamento da produção bibliográfica na base SciELO (2015-2020). 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3887 | - |
dc.description.abstract | This is a bibliographical research in the line of Teacher Training and Educational Public Policies that encourages a discussion about Youth and Adult Education. A conceptual analysis is carried out based on the following question: What are the contributions of scientific research from the Scielo base on teacher education policies in EJA (2015-2020)? For this, based on the Communicative Methodology from the following descriptors: EJA, Youth and Adult Education, Teacher Training Policies and Educational Public Policies, an analysis called between-texts was built in order to identify what scientific publications bring of excluding and transforming elements on public educational policies for teacher training in EJA. During the investigation, it was observed that the fight movements in the Mundo da Vida are fundamental for the provocation of the process of construction of State public policies. We also emphasize the importance of the role of public universities in seeking to fill spaces and establish dialogical communicative relationships between the public spheres, civil society, the scientific community and popular struggle in order to foster debates and pave solid paths for the implementation of educational public policies. Thus, teacher training in the modality can be a provocative path for the public sphere to assume the complexity of EJA and its specificities as a public policy of the State. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-03-14T16:26:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-24T20:09:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-24T20:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf: 1079609 bytes, checksum: ba9d9498dd7876e73bd6f8e3955ce2e0 (MD5) Previous issue date: 2021-11-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos e as políticas públicas educacionais : mapeamento da produção bibliográfica na base SciELO (2015-2020) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas de formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | EJA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996413567500385 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996413567500385 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3657542832112382 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0218845222279585 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa bibliográfica na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais que incentiva uma discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos. É realizada análise conceitual a partir da seguinte pergunta: Quais são as contribuições das pesquisas científicas da base Scielo sobre políticas de formação docente em EJA (2015- 2020)? Para isso, com base na Metodologia Comunicativa a partir dos seguintes descritores: EJA, Educação de Jovens e Adultos, Políticas de Formação Docente e Políticas Públicas Educacionais, foi construída uma análise chamada de entre-textos a fim de identificar o que as publicações científicas trazem de elementos excludentes e transformadores sobre políticas públicas educacionais de formação docente em EJA. Durante a investigação foi observado que os movimentos de luta no Mundo da Vida são fundamentais para a provocação do processo de construção de políticas públicas de Estado. Ainda ressaltamos a importância da atuação das universidades públicas na busca por preencher os espaços e estabelecer relações comunicativas dialógicas entre as esferas púbcas, sociedade civil, comunidade científica e luta popular a fim de fomentar debates e calçar caminhos sólidos para a implementação de políticas públicas educacionais. Assim, a formação docente na modalidade pode ser um caminho provocador para a esfera pública assumir a complexidade da EJA e suas especificades como política pública de Estado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational public policies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teacher training policies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | EJA | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Braga, Fabiana Marini | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1103496815216263 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Andreia Batista Coelho.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.