Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Nathan Genario da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-24T21:05:45Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2023-03-24T21:05:45Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Nathan Genario da Silva. Discursos da valorização dos profissionais da educação matemática: desvelando o canto da sereia do PIBID. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3898-
dc.description.abstractThis qualitative study’s theme is teachers’ education and the object is the PIBIDMathematics of a federal higher education institution in the state of Mato Grosso. The study aimed at investigating the perceptions of the PIBID-Mathematics agents on the program as a teachers’ education public policy. The following specific objectives were established: analyze the discourses in the teachers’ education policy, especially in the Mathematics education; understand the nuances of PIBID as a policy in teachers’ education; and apprehend the perceptions of the PIBID-Mathematics agents concerning the contributions and implications of PIBID. The theoretical and methodological reference used was the Policy Cycle, developed by Stephen Ball and collaborators. Other references were used, related to the fields of educational public policies, teacher’s education and mathematics education. The data was analyzed with the Discursive Textual Analysis (ATD), developed by Roque Moraes, for being a qualitative method. Electronic survey questionnaires were deployed to the participants: coordinators of the local PIBID-Mathematics project (2); PIBID school supervisors (2); “pibidian” students (5). The results showed that PIBID is a proposal demanded by the teachers’ appreciation discourse, particularly mathematics teachers. At the same time, the debate around the program has not been taking it as an educational public policy and has not considered the implications it may present depending on how it is conducted. We highlight the concern regarding the distorted role of PIBID in initial and continuing teachers’ education (Mathematics), considering that the issues shown in this research have not been observed by the participants of the program.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-03-20T14:34:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Nathan Genario da Silva Santos.pdf: 1094206 bytes, checksum: 829f97ee532de25630ecec073e5c73a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-24T21:05:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Nathan Genario da Silva Santos.pdf: 1094206 bytes, checksum: 829f97ee532de25630ecec073e5c73a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T21:05:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Nathan Genario da Silva Santos.pdf: 1094206 bytes, checksum: 829f97ee532de25630ecec073e5c73a6 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiscursos da valorização dos profissionais da educação matemática : desvelando o canto da sereia do PIBIDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPIBIDpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise textual discursiva ATDpt_BR
dc.contributor.advisor1Baldan, Merilin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459099126062848pt_BR
dc.contributor.referee1Baldan, Merilin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459099126062848pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3657542832112382pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1013628528170220pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza qualitativa, debruça-se sobre o tema da formação de professores, tendo elegido como objeto de investigação o PIBID-Matemática de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior, do Estado do Mato Grosso. Estabeleceu como objetivo geral investigar as percepções do PIBID como política pública de formação de professores entre os agentes do PIBID-Matemática, e os seguintes objetivos específicos: analisar os discursos presentes na (política de) formação de professores, em particular, na educação matemática; compreender as nuances do PIBID como política na formação de professores; apreender as percepções dos agentes do PIBID-Matemática quanto às contribuições e implicações do PIBID. Como referencial teórico-metodológico foi adotado o Ciclo de Políticas, desenvolvido por Stephen J. Ball e colaboradores. Fizeram-se presentes na discussão, também, referenciais vinculados ao campo das políticas públicas educacionais, formação de professores e educação matemática. Para o tratamento analítico dos dados, foi escolhida a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Roque Moraes, por se tratar de uma técnica de análise de dados de natureza qualitativa. A empiria foi desenvolvida por meio de questionários eletrônicos, aplicados a cada um dos perfis de participantes do PIBID, a saber: coordenadores do subprojeto do PIBID matemática na Universidade (2); supervisores do PIBID na escola (2); graduandos pibidianos (5). Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao mesmo tempo em que o PIBID se insere como uma ação/proposição demandada pelo discurso de valorização dos profissionais da educação, em particular, dos professores de matemática, o debate em torno do PIBID tem sido pouco ressaltado enquanto uma política pública educacional, assim como as implicações que o programa pode apresentar a depender da forma como é operacionalizado. Ressaltamos a preocupação quanto ao papel distorcido do PIBID na formação inicial e continuada de professores (de matemática), pois os problemas identificados na pesquisa têm passado despercebidos pelos agentes que dele participam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2PIBIDpt_BR
dc.subject.keyword2Educational public policiespt_BR
dc.subject.keyword2Teachers’ educationpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Discursive textual analysis ATDpt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Rosanne Evangelista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232517370947081pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Nathan Genario da Silva Santos.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.