Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3899
Tipo documento: Dissertação
Título: Leitura no desenvolvimento profissional de professoras da educação infantil
Autor(es): Nogueira, Syler Jean Vieira Alves
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Aquino, Kenia Adriana de
Membro da Banca: Trevisan, Marlon Dantas
Resumo : A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa de “Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, do Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso, (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT), e também ao projeto “Leitor em formação, professor em atuação: pesquisa sobre práticas, projetos e políticas voltadas para a leitura no contexto escolar”, que, por sua vez, está vinculado ao grupo Alfale - Alfabetização e Letramento Escolar. Apresenta-se a seguinte questão-problema: Que relevância professoras da Educação Infantil atribuem à leitura em seus processos de desenvolvimento profissional? Nesse sentido, para responder a essa questão, foi estabelecido como objetivo geral: analisar que relevância professoras da Educação Infantil atribuem à leitura em seus processos de desenvolvimento profissional. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: identificar os agentes e/ou agências formadoras que contribuem para o desenvolvimento profissional dessas professoras a partir do fomento à leitura; investigar os meios e os recursos utilizados pelas professoras para acessarem os materiais de leitura; verificar quais são os materiais de leitura que as professoras leem para os seus processos de desenvolvimento profissional e que relevância é atribuída a eles; analisar a quais áreas se vinculam esses materiais de leitura e se são diretamente pertinentes à educação infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), com características do tipo estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2015) e contou com a participação de quatro professoras que atuam em uma escola pública municipal de Educação Infantil de Primavera do Leste – MT. Foram empregados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico acerca da temática envolvida, aplicação de questionários via plataforma Google Forms; realização das entrevistas semiestruturadas via plataforma Google Meet e Skype e a transcrição dessas entrevistas na íntegra. Compreende-se que a leitura é imprescindível para o desenvolvimento profissional docente e os resultados evidenciam que as professoras leem materiais de leitura que vão além de sua atuação docente no espaço escolar. A partir dos postulados de Bajard (2014), Britto (2012) e Chartier (1999, 2011), entendese que as práticas de leitura das docentes expressam uma singularidade intrínseca à identidade leitora e profissional, seja nas asserções sobre leitura, nos modos de ler, na materialidade textual, que reverberam na individualidade e na coletividade, atribuindo relevância à leitura para a formação, voltada prioritariamente, para as demandas que a profissão docente impõe. Em relação ao processo de desenvolvimento profissional docente, a partir dos pressupostos de Nóvoa (1992), Marcelo García (1999), e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) percebe-se que as docentes investem nesse processo, nos campos pessoal, profissional e organizacional.
Resumo em lingua estrangeira: The present research is linked to the research line of “Languages, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives”, from the Graduate Program in Education, from the Human and Social Sciencies Institute, from the University Campus of Rondonópolis, from the Federal University of Mato Grosso, (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT), and is also linked to the Project “Reader in training, teacher in action: research on practices, projects and policies aimed at reading in the school context”, which in turn is linked to the group Alfale - Literacy and School Literacy. Therefore, the following problem-question is presented: what relevance do preschool teachers attribute to reading in their professional development processes? In this sense, to answer this question, it was settled as a general objective: to analyze the relevance that kindergarten teachers attribute to reading in their professional development processes, and this one, unfolds into the following specific objectives: identify the agents and/or training agencies that contribute to the professional development of these teachers by promoting reading; investigate the means and resources used by teachers to access reading materials; verify which reading materials teachers read for their professional development processes and what relevance is attributed to them; analyze which areas these reading materials are linked to and whether they are directly relevant to early childhood education. The research has a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994), with case study characteristics (LÜDKE; ANDRÉ, 2015), and had the participation of four teachers who work in a municipal public preschool in Primavera do Leste – MT. The following methodological procedures were used: bibliographical survey on the theme involved, questionnaire application using Google Forms platform, conducting semi-structured interviews using Google Meet and Skype platform and the full transcript of the interviews. It is understood that reading is essential for professional teacher development and the results show that teachers read reading materials that go beyond their teaching activities in the school environment, from the postulates of Bajard (2014), Britto (2012) and Chartier (1999, 2011) it is understood that the reading practices of teachers express a uniqueness intrinsic to the reader and professional identity, whether in the assertions about reading, in the ways of reading, in the textual materiality, which are reflected in individuality and collectiveness, attributing relevance to reading for training, focused primarily, on the demands that the teaching profession imposes. Regarding the process of professional teacher development, based on the assumptions of Nóvoa (1992), Marcelo García (1999), and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012), it is clear that teachers invest in this process, whether in the personal, professional and organizational field.
Palavra-chave: Leitura
Desenvolvimento profissional docente
Professoras da educação infantil
Ato de ler
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading
Teacher professional development
Preschool teachers
Act of reading
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: NOGUEIRA, Syler Jean Vieira Alves. Leitura no desenvolvimento profissional de professoras da educação infantil. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3899
Data defesa documento: 22-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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