Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3900
Tipo documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores que ensinam Geografia no município de Campo Verde/MT : narrativas em cartas pedagógicas
Autor(es): Bandeira, Tagiana Maria da Silva
Orientador(a): Martins, Rosana Maria
Membro da Banca: Martins, Rosana Maria
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati
Resumo : A presente pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. O tema para a investigação foi a Formação Continuada, em especial, a “Formação Continuada on-line”, elaborada pela Secretaria Educacional de Mato Grosso (SEDUC-MT) e estruturada para o momento inicial da pandemia, dada a conjuntura atual permeada por constantes reformulações nas propostas formativas dos professores, muitas dessas mudanças provenientes do ensino remoto emergencial, que exigiu drasticamente a adaptação do ensino e da aprendizagem, tanto dos professores quanto dos alunos. A partir desse contexto, este trabalho se orientou pela seguinte problemática: a formação continuada, ofertada pela Seduc/MT aos professores que ensinam Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio no município de Campo Verde-MT, colabora para o exercício de sua prática docente, especialmente no contexto da pandemia? Perante o exposto, objetivou-se analisar os desdobramentos da formação continuada na prática docente dos professores de Geografia, no contexto da pandemia, com a oferta da “Formação Continuada on-line”. A investigação se desenvolveu pela abordagem qualitativa, tendo como recurso metodológico as narrativas autobiográficas. Como procedimentos e instrumentos para a coleta de dados, adotaram-se a análise documental, o uso das cartas pedagógicas e as rodas de conversa on-line. Para esta pesquisa, participaram cinco professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em três escolas da rede estadual no município de Campo Verde-MT. Os dados produzidos, por meio das autobiografias, foram analisados na perspectiva da análise compreensiva-interpretativa e organizados em três eixos, intitulados: 1) Movimento Autobiográfico Formativo; 2) Que percepções, sentidos, significados e desafios da carreira docente apresentam os professores de Geografia sobre a formação continuada desenvolvida pela SEDUC em tempo de pandemia? 3) Diálogos entre pesquisadora e participante: o que sinalizam as narrativas? Os resultados revelam que os professores consideram a formação continuada uma importante ação por colaborar com a condução do agir pedagógico. Verificase que, embora a formação tenha sido ofertada virtualmente e apresentada de forma aligeirada e padronizada, contribuiu, em parte, para a adaptação ao uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, porém, não contemplou a área da Geografia, ponto nevrálgico quando se pensa na política de formação continuada de Mato Grosso. Os participantes ainda enfatizam que a formação continuada ofertada pela Seduc-MT precisa atender as especificidades das áreas de ensino, especialmente as necessidades formativas dos professores, viabilizando momentos de trocas entre os pares, caso contrário, pouco contribuirá com suas práticas educativas.
Resumo em lingua estrangeira: The present research is linked to the Postgraduate Program of the Human and Social Sciences Institute of the Federal University of Mato Grosso – University Campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), in the research line Teacher Education and Public Educational Policies. The theme for the investigation was Continuing Education, in particular, the “Online Continuing Education” established by the Secretary of Education of Mato Grosso (SEDUCMT) and structured for the initial moment of the pandemic, given the current situation permeated by constant reformulations in the educational proposals of teachers, many of these changes deriving from emergency remote teaching, which drastically demanded the adaptation of teaching and learning, by the teachers as well as the students. From this context, this paper was guided by the following question: does the continuing education, offered by Seduc/MT to the teachers that teach Geography in the final years of Elementary Education and High School in the city of Campo Verde-MT, collaborate for the performance of their teaching practice, especially in the context of the pandemic? In the light of the foregoing, the aim was to analyze the deployment of the continuing education in the teaching practice of teachers of Geography, in the context of the pandemic, with the offer of “Online Continuing Education”. The investigation was developed by the qualitative approach, having as methodological resource the autobiographic narratives. As procedures and instruments for data gathering, it was adopted document analysis, the use of pedagogical letters and online discussion circles. For this research, participated five teachers who work in the final years of Elementary Education and High School, in three schools of the state network of the city of Campo Verde-MT. The produced data, through the autobiographies, were analyzed in the perspective of the comprehensive interpretative analysis and organized in three axes, entitled: 1) Educational Autobiographic Movement; 2) What perceptions, meanings, significances and challenges of the teaching career present the teachers of Geography regarding the continuing education developed by SEDUC in pandemic times? 3) Dialogues between researcher and participant: what do the narratives signalize? The results reveal that the teachers consider the continuing education an important action for collaborating with the conduction of the pedagogical act. It is verified that, although the education had been offered virtually and presented in an accelerated and standardized way, it contributed, in part, to the adaptation of the use of digital technologies in the school environment, however, it did not contemplate the field of Geography, neuralgic point when you think about the policy of continuing education in Mato Grosso. The participants still emphasized that the continuing education offered by Seduc-MT needs to attend the specificities of the teaching fields, especially the educational necessities of the teachers, enabling moments of exchange between pairs, otherwise, little will it contribute to their educational practices.
Palavra-chave: Formação continuada on-line
Narrativas autobiográficas
Cartas pedagógicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Online continuing education
Autobiographic narratives
Pedagogical letters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: BANDEIRA, Tagiana Maria da Silva. Formação continuada de professores que ensinam Geografia no município de Campo Verde/MT: narrativas em cartas pedagógicas. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3900
Data defesa documento: 29-Abr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Tagiana Maria da Silva Bandeira.pdf3.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.