Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/390
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de física nos anos iniciais do ensino fundamental utilizando as aulas de atletismo
Autor(es): Nascimento, Kátia Alessandra Ferreira Rojas do
Orientador(a): Toigo, Adriana Marques
Membro da Banca: Toigo, Adriana Marques
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Ritter, Alexandre Luis da Silva
Resumo : Há muito tempo vem se falando sobre o ensino de Física para os anos iniciais, porém existem poucos trabalhos que relatem experiências realizadas em sala de aula para efetivação deste ensino, principalmente, quando se fala em ensinar conceitos físicos como conteúdo nas aulas de Educação Física, que em algumas escolas são vistas como momentos de brinquedo livre, sem que haja controle e aproveitamento. Estudos como os de Carvalho (2007), Rosa & Rosa (2005) e Takimoto (2009), dentre outros, demonstram que o ensino da Física no ensino fundamental vem passando por uma série de dificuldades, pois os alunos têm a visão de algo traumático e difícil, e os professores não encontram meios para tornar as aulas mais instigantes, trabalhando de forma pesada e cansativa, o que tem sido um fator desmotivador. Dessa maneira, os alunos acabam não tendo nenhum interesse por ciências e as consequências disso têm sido desastrosas. Os alunos saem da escola acríticos e sem capacidade de aplicar o conhecimento em novos contextos por terem conhecimento apenas trivial, com fracas conexões entre os conceitos mais importantes e com concepções não científicas sobre o mundo natural. Isso demonstra a necessidade de se buscar novas formas de ensinar ciências a fim de tornar esse ensino mais atraente para os alunos, a partir do resgate do gosto pela exploração, pela descoberta, pela curiosidade. Partindo deste princípio este trabalho propõe o ensino de Física desde os primeiros anos do ensino fundamental visando a melhor aceitação deste conteúdo nas séries seguintes, tendo como foco a utilização das aulas de Educação Física para ensinar alguns conteúdos de Física, tais como velocidade, tempo, peso e força, que, até então, seriam difíceis de ensinar no contexto da sala de aula. A proposta do presente trabalho inclui a apresentação de um livro guia para os professores dos anos iniciais como uma possível alternativa para minimizar as deficiências que podem eventualmente ser fruto de falta de motivação de alunos e professores com relação aos conceitos físicos nas séries iniciais. Neste procuramos desenvolver um material que servirá como ponto inicial para os professores dos anos iniciais iniciarem seu trabalho no ensino de Física.
Resumo em lingua estrangeira: There has been a long time talking about the teaching of physics to the early years, but there are few studies that report experiences in the classroom for effective teaching of this, especially when it comes to teaching physical concepts as content in Physical Education, in some schools are viewed as free play time, without controlling and exploiting. Studies such as those of Carvalho (2007), Rose & Rose (2005) and Takimoto (2009), among others, show that the teaching of physics in elementary school has been going through a lot of difficulties because students have a vision of something traumatic and difficult, and teachers do not find ways to make the most exciting classes, working heavy and tiresome manner, which has been a demotivating factor. Thus, students end up having no interest in science and the consequences have been disastrous. Students leaving the school uncritical and without the ability to apply knowledge in new contexts by having only trivial know ledge, with weak connections between the most important concepts and not scientific conceptions about the natural world. This demonstrates the need to find new ways to teach science in order to make this education more attractive for students from the rescue of taste for exploration, for discovery, curiosity. On this basis this paper proposes the teaching of physics from the early years of primary school aiming to better acceptance of this content in the following series, focusing on the use of physical education classes to teach some contents of Physics, such as speed, time, weight and strength, which, until then, would be difficult to teach in the context of the classroom. The purpose of this paper includes the presentation of a book for teachers of the early years as a possible alternative to minimize the deficiencies that might be the result of lack of motivation of students and teachers with respect to physical concepts in the early grades. In this we seek to develop a material that will serve as a starting point for teachers of early years upon their work in physics teaching.
Palavra-chave: Física nos anos iniciais
Educação física
Ensino de ciências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics in the early years
Physical education
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: NASCIMENTO, Kátia Alessandra Ferreira Rojas do. Ensino de física nos anos iniciais do ensino fundamental utilizando as aulas de atletismo. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/390
Data defesa documento: 28-Jul-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Katia Alessandra Ferreira Rojas do Nascimento.pdf4.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.