Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3913
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências naturais expressos por pedagogos no ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Zélia Alves dos |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Silva, Ana Carolina Araújo da |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e relatar a experiência dos professores ao trabalharem com a disciplina de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a explicitar possíveis práticas pedagógicas exitosas, e possíveis necessidades formativas no contexto científico. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências Naturais subjacentes à docência de professores nos anos iniciais, ao relatarem o ensino que realizam no Ensino Funadamental? Esta pesquisa tem como participantes quatro pedagogos da Escola Municipal de Ensino Fundamental da Educação Básica Jesus Criança em Cuiabá - Mato Grosso. Assume-se a metodologia da abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa como procedimento de pesquisa, pois propiciam ao pesquisador constatar os conhecimentos empregados pelos professores na construção de seus saberes pedagógicos, e a forma como adquirem esses conhecimentos. Concernente ao problema de pesquisa se opta pelos seguintes instrumentos investigativos: questionário para a caracterização dos participantes e entrevista semiestruturada. Para analisar e produzir os textos de campo e os textos de pesquisa se adota a Análise Textual Discursiva, que corresponde a uma metodologia de análise de dados com a finalidade de produzir novas concepções sobre as narrativas investigadas. Os resultados legitimam: i) contrariedades denunciadas nos relatos dos pedagogos, que ensinam Ciências Naturais, pois apontam deficiências na formação inicial sobre as metodologias do trabalho pedagógico; ii) saberes evidenciados nas práticas dos docentes ao desenvolverem conteúdos conceituais, que apoiados na literatura, são interpretados em termos de saberes da experiência, saberes específicos do conteúdo, saberes estratégicos e saberes pedagógicos do conteúdo; iii) a provisoriedade e a continuidade dos processos formativos, pois a realidade de formação e desenvolvimento profissional analisada pode se modificar, uma vez que a formação, tanto inicial quanto continuada, está em constante transformação. Desse modo, pretende-se, portanto, com os resultados obtidos, com o presente estudo, orientar e contribuir com os debates, envolvendo saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e colaborar em termos mais amplos para a construção de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e epistemológica para a área da educação em Ciências e Pedagogia no Estado de Mato Grosso e no país. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is part of the research that seeks to understand and report the experience of teachers working with the discipline of Natural Sciences in the early years of elementary school, in order to explain possible successful pedagogical practices, and possible training needs in the scientific context. In this sense, the guiding question of the research is: how to configure and express scientific and pedagogical knowledge of Natural Sciences content that underlie the teaching of teachers in the early years, when reporting the teaching they perform in elementary school? This research has as participants four pedagogues of the Municipal School of Elementary Education of Basic Education Jesus Child in Cuiabá - Mato Grosso. The methodology of the qualitative approach is assumed based on the assumptions of Narrative Research as a research procedure, as it allows the researcher to verify the knowledge employed by teachers in the construction of their pedagogical knowledge, and the way they acquire this knowledge. Concerning the research problem, the following investigative instruments were chosen: questionnaire for the characterization of participants and semi-structured interviews. To analyze and produce the field texts and the research texts, the Discursive Textual Analysis is adopted, which corresponds to a data analysis methodology with the purpose of producing new conceptions about the investigated narratives. The results legitimize: i) contradictions reported in the reports of the pedagogues, who teach Natural Sciences, as they point out deficiencies in the initial formation about the methodologies of the pedagogical work; ii) knowledge evidenced in teachers' practices when developing conceptual content, which, supported by the literature, is interpreted in terms of knowledge of experience, specific knowledge of content, strategic knowledge and pedagogical knowledge of content; iii) the provisionality and the continuity of the formation processes, since the reality of formation and professional development analyzed can change, since the formation, both initial and continuous, is in constant transformation. Thus, it is intended, therefore, with the results obtained with this study, to guide and contribute to the debates, involving scientific and pedagogical knowledge of Natural Sciences content in the early years of elementary school, and to collaborate in broader terms to the construction of theoretical, methodological and epistemological knowledge for the area of science education and pedagogy in the state of Mato Grosso and in the country. |
Palavra-chave: | Educação em ciências Saberes docentes Ensino fundamental Pesquisa narrativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science education Teaching knowledge Elementary school Narrative search |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Zélia Alves dos. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências naturais expressos por pedagogos no ensino fundamental. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3913 |
Data defesa documento: | 4-Oct-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Zélia Alves dos Santos.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.