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Tipo documento: Dissertação
Título: Formação profissional e extensão em recreação hospitalar : o Projeto Sorria e a perspectiva de formação intercultural na educação física
Autor(es): Costa, Cleiton Jurandir da
Orientador(a): Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Soares, Khellen Cristina Pires Correia
Resumo : Este estudo teve por objetivo compreender o processo de educação do corpo de estudantes de Educação Física dentro do projeto de extensão Recreação para pacientes jovens, adultos e idosos hospitalizados (Projeto Sorria) no Hospital Universitário Júlio Muller. A problematização da formação no ambiente hospitalar considerou a experiência de cinco estudantes de Educação Física que atuaram, no mínimo, por um ano, como bolsista do projeto de extensão Sorria FEF/HUJM/UFMT. A pesquisa qualitativa e explicativa, realizada após a participação do Projeto Sorria, recorre à análise de dados coletados com os participante do processo formativo como bolsista de extensão, por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações no caderno de campo e registro fotográfico do pesquisador durante sua experiência no estágio supervisionado do curso de graduação em Educação Física da UFMT no espaço hospitalar. Para apreensão das entrevistas, utilizou-se a técnica de análise interpretativa e unidades de significado, permitindo, assim, realizar uma investigação aprofundada das narrativas dos entrevistados. Para o desenvolvimento e sustentação da investigação, recorremos à compreensão conceitual de recreação e de sua inserção no contexto hospitalar a partir da literatura e da perspectiva teórico-metodológica do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura, para a compreensão dos processos de educação que se inscrevem nos corpos mediados pelas culturas ou educações interculturais potencializadas em ambientes conflitivos cuja coletividade se estabelece na diferença. A análise dos documentos potencializa o reconhecimento da recreação hospitalar como direito à saúde humanizadora do/no corpo-doente e na descrição do processo formativo, que desvela as práticas educativas recriadas como potencial de formação nos corpos-estudantes. Com a análise dos dados, compreendemos: a importância da extensão universitária na formação acadêmica, científica e profissional de estudantes de Educação Física; a proposta e as atividades pedagógicas que potencializaram a formação em ação dos estudantes no Projeto Sorria; o contexto hospitalar pela recreação como um espaço de socialização e aprendizagens significativas, promovendo a alegria e a vontade de viver na interação afetiva e social com as diferenças expressas nos corpos em relação aos corpos-estudantes, corpos-pacientes e corpos-técnicos e, por fim, os estudos desenvolvidos nas formações do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura, que nos levaram a reconhecer a potencialidade da educação intercultural para a formação profissional de professores e educadores da Educação Física. A interculturalidade que perpassa as narrativas dos entrevistados qualifica o ambiente hospitalar como um espaço relevante para a formação de profissionais da Educação Física.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to understand the process of education of the body of Physical Education students within the extension project Recreation for young, adult, and elderly hospitalized patients (Sorria Project) at the Júlio Muller University Hospital. The problematization of the education in the hospital environment considered the experience of five Physical Education students who worked for at least a year as scholarship holders of the Sorria FEF/HUJM/UFMT extension project. The qualitative and explanatory research, carried out after the participation in the Sorria Project, resorts to the analysis of data collected with the participants of the formative process as extension scholarship holders, by means of semi-structured interviews, field notebook annotations, and the researcher's photographic record during his experience in the supervised internship of the Physical Education undergraduate course at UFMT in the hospital space. To apprehend the interviews, the technique of interpretive analysis and units of meaning was used, thus allowing an in-depth investigation of the interviewees' narratives. For the development and support of the investigation, we resorted to the conceptual understanding of recreation and its insertion in the hospital context from the literature and the theoreticalmethodological perspective of the Body, Education, and Culture Research Group, for the understanding of the education processes that are inscribed in the bodies mediated by cultures or intercultural educations potentiated in conflictive environments whose collectivity is established in the difference. The analysis of the documents potentiates the recognition of hospital recreation as a right to humanizing health of/in the body-patient and in the description of the formative process, which unveils the educative practices recreated as a potential of formation in the body-students. With the data analysis, we understand the importance of university extension in the academic, scientific and professional formation of Physical Education students; the proposal and the pedagogical activities that potentiated the formation in action of the students in the Sorria Project; the hospital context through recreation as a space for socialization and significant learning, promoting joy and will to live in affective and social interaction with the differences expressed in the bodies regarding body-students, body-patients, and body-technicians; and, finally, the studies developed in the formations of the Body, Education, and Culture Research Group, which led us to recognize the potential of intercultural education for the professional training of Physical Education teachers and educators. The interculturality that permeates the interviewees' narratives qualifies the hospital environment as a relevant space for the training of Physical Education professionals.
Palavra-chave: Recreação hospitalar
Projeto de extensão da UFMT
Educação física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Hospital recreation
UFMT extension project
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: COSTA, Cleiton Jurandir da. Formação profissional e extensão em recreação hospitalar: o Projeto Sorria e a perspectiva de formação intercultural na educação física. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3916
Data defesa documento: 29-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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