Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite Filho, José Ferreira-
dc.date.accessioned2017-06-28T16:31:08Z-
dc.date.available2014-12-16-
dc.date.available2017-06-28T16:31:08Z-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.identifier.citationLEITE FILHO, José Ferreira. Debates orientados: uma abordagem da aprendizagem ativa em física para o ensino médio. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/391-
dc.description.abstractThis study refers to a research in physics teaching. We present the oriented debates in the classroom, in the context of Active Learning, extending the discussions mediated by virtual resources hosted on the internet. The use of this technique aims group discussions the VLT - Veículo Leve sobre Trilhos (LVR - (Light Vehicle on Rail) – under construction in Cuiaba, MT. We develop contents about Cinematics, Dynamics and Energy with emphasis on the relationship between these issues and the LRV. The work has been developed since the first half of 2013, with students from the 1st year of high school at the State School André Luiz da Silva Reis in Cuiabá, MT. The application of active learning activities with issues related to the daily lives of students, before and not after the content taught, results in a deeper learning and understanding. Oriented discussions encourage students to strive actively on the learning process and to think critically about what they are doing. As a teaching tool it can help teachers create and/or modify their strategies to improve the quality of education. The results of our survey indicate an increase in students interest and improvement of the performance of learning physics in comparison to the conventional method.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-06-28T14:11:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_José Ferreira Leite Filho.pdf: 24587806 bytes, checksum: 521e0565c421d180282d7e1a77f45b55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-28T16:31:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_José Ferreira Leite Filho.pdf: 24587806 bytes, checksum: 521e0565c421d180282d7e1a77f45b55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-28T16:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_José Ferreira Leite Filho.pdf: 24587806 bytes, checksum: 521e0565c421d180282d7e1a77f45b55 (MD5) Previous issue date: 2015-01-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDebates orientados : uma abordagem da aprendizagem ativa em física para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordTécnica de debatespt_BR
dc.contributor.advisor1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Paulo Henrique Lana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1243467308487580pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422975190228412pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se a uma pesquisa em ensino de Física. Apresentamos a técnica de debates orientados em sala de aula, no contexto da Aprendizagem Ativa, com extensão das discussões mediada por recursos virtuais hospedados na internet. O uso desta técnica objetiva o debate em grupos sobre o tema VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos – em implantação em Cuiabá, MT. Desenvolvemos os conteúdos de Cinemática, Dinâmica e Energia com ênfase nas relações destes temas com o VLT. O trabalho foi desenvolvido a partir do primeiro semestre de 2013, com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, em Cuiabá, MT. A aplicação de atividades de aprendizagem ativa com temas relacionados ao cotidiano dos alunos, antes e não depois dos conteúdos ministrados, resulta em um aprendizado e compreensão mais profundos. Debates orientados estimulam os alunos a se esforçarem ativamente no processo de aprendizagem e a pensar criticamente sobre aquilo que estão fazendo. Como ferramenta de ensino, pode auxiliar professores a criarem e/ou modificarem suas estratégias para melhorar a qualidade de ensino. Os resultados de nossa pesquisa apontam para o aumento no interesse dos alunos e melhora no desempenho da aprendizagem de Física em comparação ao método convencional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Discussion techniquept_BR
dc.contributor.referee3Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7536898569014007pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_José Ferreira Leite Filho.pdf24.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.