Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Helena Maria Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-03-28T17:35:04Z-
dc.date.available2021-10-19-
dc.date.available2023-03-28T17:35:04Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.citationPAULA, Helena Maria Rodrigues de. Pedagogia Waldorf: entre trajetórias formativas e experiências de alunos egressos do ensino fundamental. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3924-
dc.description.abstractThe Waldorf Pedagogy presents itself as a humanist and holistic pedagogical proposal, which concentrates its efforts in the education of the human being respecting the phases of his development. Its focus is not a content-based education, neither consumerist nor immediatist. Such characteristics still generate a lot of questionings if the students can really learn and if they can adapt themselves in other pedagogical proposals. Therefore, the present research had as aim to identify how the egressed from an Elementary School, that adopts as formative pedagogical presupposition the Waldorf Pedagogy, in Cuiabá, carried out their trajectory in the High School, the admission in the university and which were the formative contributions or fragilities identified in this process. To do so, it was carried out a bibliographic research that treated the bases of Anthroposophy, of Waldorf Pedagogy, its historical origin and the fundaments that sustain the curriculum organization. On the other hand, the methodology adopted to do the research took over the condition of qualitative approach, with the descriptive type, having as subjects students egressed from Elementary Education of a school that adopts the Waldorf Pedagogy and the fathers, mothers and/or responsible for these students. These subjects participated of the research through a structured interview done with virtual platforms. From the data produced, it was possible to consider that the students egressed from the Waldorf Pedagogy can have a good performance when changing pedagogical proposal, even though they go through a period of adaptation. According to the manifestations of the interviewees, the Waldorf education contemplates the academic, social and emotional formation, contributing positively to a responsible and individually and collectively aware posture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-22T13:03:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Helena Maria Rodrigues de Paula.pdf: 4239897 bytes, checksum: bbbdc9b9db49a6ee23b9176eed8ab63f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-28T17:35:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Helena Maria Rodrigues de Paula.pdf: 4239897 bytes, checksum: bbbdc9b9db49a6ee23b9176eed8ab63f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-28T17:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Helena Maria Rodrigues de Paula.pdf: 4239897 bytes, checksum: bbbdc9b9db49a6ee23b9176eed8ab63f (MD5) Previous issue date: 2021-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogia Waldorf : entre trajetórias formativas e experiências de alunos egressos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subject.keywordEgressospt_BR
dc.subject.keywordTransiçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615374490879599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927775582699368pt_BR
dc.description.resumoA Pedagogia Waldorf apresenta-se como uma proposta pedagógica humanista e holística, que concentra seus esforços na educação do ser humano respeitando as fases do seu desenvolvimento. Seu foco não é uma educação conteudista, tão pouco consumista e imediatista. Tais características ainda geram muitos questionamentos se de fato os alunos aprendem e se conseguem se adaptar em outras propostas pedagógicas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo identificar como os egressos do Ensino Fundamental de uma escola, que adota como pressuposto pedagógico formativo a Pedagogia Waldorf, em Cuiabá, realizaram sua trajetória no Ensino Médio, o ingresso na universidade e quais foram as contribuições formativas ou fragilidades identificadas neste processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que tratou das bases da Antroposofia, da Pedagogia Waldorf, sua origem histórica e os fundamentos que a sustentam a organização do currículo. Por sua vez, a metodologia adotada para realização da pesquisa assumiu a condição de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, tendo como sujeitos alunos egressos do Ensino Fundamental de uma escola que adota a Pedagogia Waldorf e os pais, mães e/ ou responsáveis destes alunos egressos. Estes sujeitos participaram da pesquisa por meio de uma entrevista estruturada realizada via plataformas virtuais. A partir dos dados produzidos é possível considerar que os alunos egressos da Pedagogia Waldorf conseguem bom desempenho ao mudarem de proposta pedagógica, embora passem por um período de adaptação. Segundo as manifestações dos entrevistados, o ensino Waldorf contempla a formação acadêmica, social e emocional, contribuindo positivamente para uma postura responsável e consciente individual e coletivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Waldorf pedagogypt_BR
dc.subject.keyword2Egressedpt_BR
dc.subject.keyword2Transitionpt_BR
dc.subject.keyword2Elementary educationpt_BR
dc.contributor.referee3Romanelli, Rosely Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8657873385904540pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Helena Maria Rodrigues de Paula.pdf4.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.