Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Josimeire Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-03-28T17:41:40Z-
dc.date.available2021-12-24-
dc.date.available2023-03-28T17:41:40Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationAGUIAR, Josimeire Ferreira de. Cabelo e identidade negra: vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciais. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3926-
dc.description.abstractThe research entitled - "Black hair and identity: voices, narratives and contributions to the education of ethnic-racial relations" integrates the studies carried out by NEPRE - Center for Studies and Research on Racial Relations, the study has as its object the narratives on capillary transition, in which the main objective was to understand how the hair transition (the process in which individuals stop straightening their hair) enables the construction of black identities. In this study, we interpret hair as an identity symbol, being one among other characteristics used to demarcate the difference of this ethnic/racial group in relation to the others. Among the theoretical references we can highlight: Brandão (2007), Domingues (2004, 2007), Gomes (2019), Hall (2008, 2006), Munanga (1986), Schucman (2014, 2018), Souza (1983) and Woodward (2000). The research made it possible to understand that the hair transition is a long process, in which the individual starts to learn to love their hair, to learn the necessary care, and also learns to deal with anti-black oppositions that see their strengths lose their impact on the life of those who were subservient to whiteness and its domination. In this sense, in the research we carried out, it was possible to understand that the hair transition provides the construction of black identities as this phenomenon leads to the acceptance and resignification of curly/curly hair, which was once rejected. The state of rejection points to the identity conflicts that pass through the body and the self-image that are culturally meaning based on social representations. We highlight the relevance of this study for the field of education, as it has to do with processes of construction of identities that take place in alterity in a relationship of teaching and apprehension of the constitution of being in power relations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-22T14:46:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Josimeire Ferreira de Aguiar.pdf: 2973736 bytes, checksum: d69269b52bbaab5084957d52bff0d7d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-28T17:41:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Josimeire Ferreira de Aguiar.pdf: 2973736 bytes, checksum: d69269b52bbaab5084957d52bff0d7d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-28T17:41:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Josimeire Ferreira de Aguiar.pdf: 2973736 bytes, checksum: d69269b52bbaab5084957d52bff0d7d9 (MD5) Previous issue date: 2021-05-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCabelo e identidade negra : vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransição capilarpt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordRelações raciaispt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Filomena Maria de Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969849041476435pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456577652872039pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada – “Cabelo e identidade negra: vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciais” integra os estudos realizados pelo NEPRE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais, o estudo tem como objeto as narrativas sobre transição capilar, na qual o principal objetivo foi compreender como a transição capilar (processo no qual os indivíduos deixam de alisar o cabelo) propicia a construção das identidades negras. Neste estudo, interpretamos o cabelo como símbolo identitário, sendo uma dentre outras características utilizadas para demarcar a diferença desse grupo étnico/racial em relação aos demais. Dentre os referenciais teóricos podemos destacar: Brandão (2007), Domingues (2004, 2007), Gomes (2019), Hall (2008, 2006), Munanga (1986), Schucman (2014, 2018), Souza (1983) e Woodward (2000). A pesquisa possibilitou a compreensão de que a transição capilar é um processo longo, no qual o indivíduo passa a aprender a amar seu cabelo, a aprender os cuidados necessários, e aprende também a lidar com as oposições antinegritudes que vê suas forças perderem o impacto na vida daqueles que foram subservientes à branquitude e a sua dominação. Nesse sentido, na pesquisa que realizamos foi possível compreender que a transição capilar propicia a construção das identidades negras à medida que esse fenômeno leva a aceitação e a ressignificação do cabelo crespo/cacheado, outrora rejeitado. O estado de rejeição aponta para os conflitos de identidade que passam pelo corpo e pela autoimagem que são significados no âmbito cultural a partir de representações sociais. Destacamos a relevância desse estudo para o campo da educação, pois este tem a ver com processos de construção de identidades que se faz na alteridade numa relação de ensino e apreensão da constituição do Ser em relações de poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Capillary transitionpt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.subject.keyword2Race relationspt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Narrativespt_BR
dc.contributor.referee3Scaramuzza, Genivaldo Frois-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6707837526247125pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Sérgio Pereira dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044437804351118pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Josimeire Ferreira de Aguiar.pdf2.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.