Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3929
Tipo documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica da professora de piano : Irmã Augusta da Costa Marques (1979-2000)
Autor(es): Dias, Luis Renato dos Santos
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Silva, Marijâne Silveira da
Membro da Banca: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo : A presente dissertação encontra-se inserida nas pesquisas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente, do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM). Teve por objetivo analisar as práticas educativas no ensino de piano da salesiana Irmã Augusta Costa Marques por meio de sua trajetória e, assim, identificar sua contribuição na formação musical em Guiratinga/MT, cidade onde se estabeleceu e desenvolveu ensino musical por duas décadas. Por meio da pesquisa foi possível perceber indícios que desde 1894 o ensino de piano era ministrado no estado de Mato Grosso pelas religiosas do Asilo Santa Rita, uma escola feminina confessional localizada em Cuiabá. Sob a liderança das “Irmãs Azuis”, o Asilo contou em seu quadro de religiosas com a Soeur Marie Vicent e com a Salesiana Irmã Alzira Bastos, sendo, esta última, professora de piano da jovem Augusta Costa Marques, nessa instituição. Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado foram localizadas, selecionadas e organizadas diferentes fontes documentais especialmente: (1) Dossiê e Memorial da Irmã Augusta Costa Marques; (2) as Crônicas Religiosas da Escola Santa Terezinha; (3) um caderno didático de uma ex-aluna; (4) um livro de poesias da religiosa Augusta Costa Marques; além de cartas, livros e partituras de piano. O recorte temporal estabelecido compreende os anos de 1979 a 2000 e para atingir os objetivos traçados foi utilizado como quadro teórico-metodológico o conceito de Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg (1989), o conceito de Processo Civilizador, de Norbert Elias (2011) e o conceito de Professor Particular de Piano, de Adriana Bozzetto (2004). Como resultados dessa pesquisa foi possível perceber que a Irmã Augusta Costa Marques, ao atuar como religiosa e educadora, aplicou seus conhecimentos musicais, com as técnicas de alfabetização e conhecimento musical adquiridos no magistério e os adaptou à sua realidade como professora de piano, percebendo que tal fusão serviu de base para lecionar as aulas de música numa perspectiva civilizatória, ensinando aos alunos a se portarem dentro de uma etiqueta de comportamento própria do pianista.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation presents a research project completed as part of the Graduate Level program in Education at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). Specifically, it was completed under the Group for Historical Research in Education and Memory (GEM). The objective of the research was to analyse the educational practices used by Salesian Sister Augusta Costa Marques in her career as a piano teacher, thus delineating her contribution to musical education in Guiratinga, Mato Grosso (MT), where she lived and taught for two decades. The research indicated that since 1894 the Santa Rita Home, a religious school for girls in Cuiaba, MT, offered piano lessons. Under the leadership of the “Blue Sisters”, the Home’s staff included Sister Marie Vicent and the Salesian Sister Alzira Bastos, who was the piano teacher of a young Augusta Costa Marques. The research project was carried out by the gathering and organizing of various documents, specifically: 1) a Dossier and Memorial of Sister Augusta Costa Marques; 2) the Religious Chronicles of the Santa Terezinha School; 3) an assignment book of a former student; 4) a book of poetry written by Sister Augusta Costa Marques; and an assortment of letters, books and printed piano music. The dissertation represents the years from 1979 to 2000. In order to attain the delineated objectives, the concept of The Evidential Paradigm taught by Carlo Ginzburg (1989) was utilized as a theoretical and methodological standard. Other concepts applied include that of Cultural Development taught by Norbert Elias (2011), and Principles of Private Piano Teaching by Adriana Bozzeto (2004). The conclusions drawn indicate that Sister Augusta Costa Marques, in her religious and educational roles, applied what she had learned of music with her knowledge of teaching reading which she learned in teacher training school,and adapted these principles to her piano teaching. The fusion of these two areas of knowledge served well as a basis for teaching music from a culltural perspective in which she taught her students correct etiquette for a piano player.
Palavra-chave: Ensino de piano
Salesiana
Prática pedagógica
Irmã Augusta Costa Marques
História da educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching piano
Salesian
Pedagogical practices
Sister Augusta Costa Marques
History of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: DIAS, Luis Renato dos Santos. A prática pedagógica da professora de piano: Irmã Augusta da Costa Marques (1979-2000). 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3929
Data defesa documento: 25-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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