Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3932
Tipo documento: Dissertação
Título: O corpo negro em experiências performativas de Carne e Tudo é Preto!
Autor(es): Brito, Everton Santos de
Orientador(a): Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Ferreira, Ricardo Alexino
Resumo : Como o silenciamento do povo negro afeta o meu corpo performático? A partir desta pergunta inicial, foi construída uma cartografia afetiva que permitiu habitar territórios de criação teatral. A questão apresentada é respondida na trajetória da composição de dois espetáculos de teatro: Carne: uma narrativa sobre a memória (2016) e Tudo é preto! (2021), ambos da Solta Cia de Teatro de Cuiabá, Mato Grosso. A partir dos territórios habitados pude construir a cartografia que se materializa nesta dissertação. Este percurso reflete o desejo de ampliar o olhar para as discussões acerca do corpo negro em diálogo com as minhas vivências no teatro. Desenvolvo uma investigação interdisciplinar das experiências performativas do meu corpo negro na construção de poéticas negras de resistência. A experiência no teatro e na performance por se valerem muitas vezes do corpo como a principal ferramenta de criação e trabalho, possibilitam desvios para práticas emancipatórias, onde o artista encontra espaço e ressonância para proposições que questionem as estruturas hegemônicas da sociedade. Aqui, vamos refletir, também, o termo “teatro negro” em diálogo com as minhas vivências de artista pesquisador negro. Abordo ainda a potência do teatro e da performance como micropolítica tendo como oriente o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Aprofundar o conhecimento sobre a experiencia do corpo negro no teatro possibilitará a produção de um material para ser partilhado com atores e atrizes interessados na investigação do trabalho do ator como potência criativa na produção de discursos de resistência e construção de poéticas negras.
Resumo em lingua estrangeira: In what way the silencing of black people affects my performative body? Based on this initial question, an affective cartography was constructed. This inquiry has allowed to reach inhabiting areas of theatrical creation.The question presented was answered along the trajectory of the composition of two plays: Carne: uma narrativa sobre a memória (2016) and Tudo é preto! (2021), both plays from Solta Cia de Teatro de Cuiabá, State of Mato Grosso. Starting from the inhabited territories, I was able to construct the cartography which was materialized in this dissertation. This path reflects the desire to broaden the thoughts on the discussions concerning the black body in dialogue with my experiences in the theater.I developed an interdisciplinary investigation of the performative experiences of my black body in constructing black poetics of resistance.The experiences in theater and performance, often use the body as the main tool of creation and work has allowed deviations aimed to emancipatory practices, in which cenary the artist finds space and resonance for propositions that question the hegemonic structures of society. In this context, it is also reflected about the term “black theater” having dialogues with my experiences as a black artist and researcher. I also present the power of theater and the performance as micropolitics. This study was guided by the thoughts of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Deepening the knowledge about the experience of the black body in theater will enable the construction of verbal material to be shared with actors and actresses interested in the investigation about the subject of the actor as creative power on the production of resistance discourses, as well as, the construction of black poetics.
Palavra-chave: Experiências performativas
Corpo negro
Teatro negro
Cartografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Performative experiences
Black body
Black theater
Cartography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: BRITO, Everton Santos de. O corpo negro em experiências performativas de Carne e Tudo é Preto! 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3932
Data defesa documento: 17-May-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Everton Santos de Brito.pdf6.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.