Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3933
Tipo documento: Dissertação
Título: De dentro para fora : o audiovisual como disputa de imaginários pela população em privação de liberdade
Autor(es): Medeiros, Giulia
Orientador(a): Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Membro da Banca: Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Membro da Banca: Santos, Giordanna Laura da Silva
Membro da Banca: Voltolini, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca
Resumo : A mola propulsora desta dissertação é a experiência vivida pela autora, durante a execução de uma oficina de audiovisual oferecida a sujeitos em privação de liberdade do Centro de Ressocialização “Carumbé” em Cuiabá (MT), que resultou tanto, no documentário “De Dentro Para Fora” (2015), quanto, em um Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais, ambos da presente autora. Delineia-se como objetivo de pesquisa o aprofundamento do debate sobre o audiovisual como possibilidade de disputa de imaginários, pela população em privação de liberdade. Para tanto, foi realizado o levantamento de autores, que se relacionam, em alguma medida, com as discussões sobre cultura contemporânea, a constituição de uma revisão filmográfica de gênero prisional e a análise fílmica das obras elencadas. Neste contexto evidenciaram-se os nomes de: Stuart Hall, Garcia Canclini, Lazzarato, Deleuze, Gattari, Spivak, dentre outros. Os conceitos-chaves são: Globalização, Hibridações, Cultura Capitalística, Processos de Ressingularização e novas práticas estéticas. A descrição densa do objeto, emerge como ferramenta metodológica, que torna possível a análise de uma outra dimensão das temáticas levantadas e ainda, instiga o questionamento, que perpassa quase todos os momentos desse percurso epistemológico, de que o documentário “De Dentro Para Fora”, além de mero produto fílmico seria também, uma prática de ressingularização para esses sujeitos privados de liberdade, o que corrobora com a justificativa de realização do presente estudo. A abordagem é qualitativa, posto que parece ser a mais adequada para uma análise em que a cultura aparece como elemento fundamental, que estrutura as relações de poder em um mundo globalizado e propicia instrumentos metodológicos para formar pontos de vista, os quais serviram de amparo para o desenvolvimento do problema de pesquisa. Este questionamento não apresenta uma única resposta. Com base em autores como Guattari e Spivak, os principais resultados apontam ser tarefa dos intelectuais do tempo presente, a investigação de novas práticas estéticas que priorizem a produção de saberes periféricos.
Resumo em lingua estrangeira: El motor de esta disertación es la experiencia vivida por el autor, durante la ejecución de un taller audiovisual ofrecido a sujetos en privación de libertad en el Centro de Resocialización “Carumbé” en Cuiabá (MT), que resultó tanto, en el documental “De Dentro Para Fora” (2015), y en un Trabajo de Finalización de Curso en Ciencias Sociales, ambos del presente autor. El objetivo de la investigación es profundizar el debate sobre el audiovisual como posibilidad de disputa de imaginarios, por parte de la población en privación de libertad. Para ello, se realizó un relevamiento de autores que se relacionan, en alguna medida, con las discusiones sobre la cultura contemporánea, la constitución de una revisión fílmica del género carcelario y el análisis fílmico de las obras enumeradas. En ese contexto, se destacaron los nombres de: Stuart Hall, Garcia Canclini, Lazzarato, Deleuze, Gattari, Spivak, entre otros. Los conceptos clave son: Globalización, Hibridaciones, Cultura Capitalista, Procesos de Resingularización y nuevas prácticas estéticas. La descripción densa del objeto surge como una herramienta metodológica, que posibilita el análisis de otra dimensión de los temas planteados y también, instiga el cuestionamiento, que permea casi todos los momentos de este camino epistemológico, del cual el documental “De Dentro Para Fora ”, además de ser un mero producto fílmico, sería también una práctica de re-singularización para estos sujetos privados de libertad, lo que corrobora la justificación para la realización del presente estudio. El enfoque es cualitativo, pues parece ser el más adecuado para un análisis en el que la cultura aparece como un elemento fundamental, que estructura las relaciones de poder en un mundo globalizado y brinda herramientas metodológicas para formar puntos de vista, que sirvieron de soporte para el desarrollo del problema de investigacion. Esta pregunta no tiene una única respuesta. Con base en autores como Guattari y Spivak, los principales resultados indican que es tarea de los intelectuales actuales investigar nuevas prácticas estéticas que prioricen la producción de saberes periféricos.
Palavra-chave: Novas práticas estéticas
Audiovisual
Ressingularização
Sujeitos em privação de liberdade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nuevas prácticas estéticas
Audiovisual
Resingularización
Sujetos en privación de libertad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MEDEIROS, Giulia. De dentro para fora: o audiovisual como disputa de imaginários pela população em privação de liberdade. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3933
Data defesa documento: 17-Dez-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Giulia Medeiros.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.