Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3934
Tipo documento: Dissertação
Título: Jovens em Cuiabá : identidade e subjetividade através do consumo do Streaming
Autor(es): Oliveira, Hanna Thryccia de Almeida
Orientador(a): Santos, Rita de Cássia Domingues dos
Membro da Banca: Santos, Rita de Cássia Domingues dos
Membro da Banca: Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Resumo : A Geração Z cresceu no meio tecnológico, sempre conectada ao fluxo de informações nas redes sociais e aos produtos artísticos vinculados através do Streaming. A maioria dos jovens desconhece um mundo sem tecnologia, e uma vida sem internet para muitos parece algo surreal. A cultura imediatista se relaciona com a contemporaneidade, fomentada pelas infinitas informações e pela conectividade em redes entre a sociedade, sendo que esta cultura influencia a forma como a estrutura do passado, presente e futuro é vista pelo mundo. O imediatismo também modifica as relações sociais, a economia, a política e a ecologia, pois cada vez mais decisões são tomadas sem a avaliação das consequências a longo prazo, pensando-se apenas no agora, no momento. Pretende-se com esta pesquisa compreender a subjetividade (pós) moderna e a questão identitária dos jovens através de hábitos de consumo derivados do Streaming em Cuiabá, por meio de um recorte específico, dentro da Geração Z. O objetivo geral desse trabalho é identificar como os hábitos de consumo de produtos artísticos e derivados convergem para a questão identitária dos jovens de Cuiabá de 20 a 24 anos. Deve-se destacar que os produtos artísticos em questão são as duas séries escolhidas, sendo que os objetivos específicos desta pesquisa são: traçar o perfil de consumidor de Streaming dos jovens cuiabanos; conhecer os produtos artísticos (séries) e produtos derivados que são consumidos; e apontar aspectos sociais e culturais que afetam o consumo, e que possivelmente são afetados pelo consumo. A metodologia se constituiu em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo através de formulários eletrônicos. As duas séries são de serviços de Streaming: Stranger Things da Netflix e a série The Mandalorian da Disney Plus. Pretende-se, com esta pesquisa, mapear o consumo destas séries e seus derivados, e como esses produtos moldam (mesmo que de forma subjetiva) a personalidade de jovens e adolescentes, desvelando significados com base nestes atributos culturais. Foram encontrados indícios de que o consumo desses produtos influencia na imagem e identidade pessoal dos jovens, sendo que a metodologia e questionário aplicados nesta pesquisa podem servir para serem aplicados em outros grupos sociais.
Resumo em lingua estrangeira: Generation Z grew up in the technological environment, always connected to the flow of information on social networks and artistic products linked through Streaming. Most young people are unaware of a world without technology, and a life without the internet for many seems surreal. The immediatist culture is related to contemporaneity, fostered by the infinite information and by the connectivity in networks among society, and this culture influences the way in which the structure of the past, present and future is seen by the world. Immediacy also changes social relations, the economy, politics and ecology, as more and more decisions are made without evaluating the long-term consequences, only thinking about the now, in the moment. The aim of this research is to understand (post) modern subjectivity and the identity issue of young people through consumption habits derived from Streaming in Cuiabá, through a specific delimitation within Generation Z. The general objective of this research is to identify how the habits of consumption of artistic products and derivatives converge to the identity issue of young people aged 20 to 24 in Cuiabá. It should be noted that the artistic products in question are the two TV series chosen, and the specific objectives of this research are: to trace the Streaming consumer profile of young people from Cuiaba; to know the artistic products (TV series) and derived products that are consumed; and point out social and cultural aspects that affect consumption, and that are possibly affected by consumption. The methodology consisted of bibliographic research and field research through electronic surveys. Both series come from streaming services: Netflix's Stranger Things and Disney Plus' The Mandalorian. It is intended through this research to map the consumption of these series and their derivatives, and how these products shape (even if subjectively) the personality of young people and teenagers, revealing meanings based on these cultural attributes. Evidence was found that the consumption of these products influences the image and personal identity of young people, and the methodology and questionnaire applied in this research can be applied to other social groups.
Palavra-chave: Consumo
Streaming
Produtos artísticos
Questão identitária
Jovens
Palavra-chave em lingua estrangeira: Consumption
Streaming
Artistic products
Identity issue
Young people
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: OLIVEIRA, Hanna Thryccia de Almeida. Jovens em Cuiabá: identidade e subjetividade através do consumo do Streaming. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3934
Data defesa documento: 16-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Hanna Thryccia de Almeida Oliveira.pdf2.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.