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Tipo documento: Dissertação
Título: As novas formas da cultura de comunicação do agronegócio : o movimento Agroligadas
Autor(es): Munhoz, Julia Gabriella Nogueira
Orientador(a): Oliveira, Pedro Pinto de
Membro da Banca: Oliveira, Pedro Pinto de
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Cucinotta, Caterina
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Resumo : O presente trabalho analisa a performance de figuras públicas em um acontecimento no contexto contemporâneo. Um novo movimento feminino ligado à cultura do agronegócio em Mato Grosso: as Agroligadas. Liderado por mulheres que atuam diretamente neste setor econômico e/ou que fazem parte das famílias de grandes empresários rurais, esse movimento tem como ideia defender, pelo olhar das mulheres, os valores do agro. Um movimento de mulheres, no universo masculino do Mundo Rural, que não se ocupa das questões do feminismo, mas sobretudo da defesa dos negócios de interesse do setor. Essa defesa é feita na mídia, nas suas redes sociais e em produções radiofônicas que as líderes das Agroligadas apresentam para seus públicos. Nossa fundamentação parte do paradigma relacional de comunicação de Vera França (2001). Os conceitos operadores são o de feminismo com Maria João Silveirinha (2016), Chimamanda Adichie (2015) e Maristela Carneiro (2021) e de performance com Erving Goffman (2009). Nosso corpus reúne recortes dos programas de rádio, podcasts, entrevistas e publicações em redes sociais. Nossas perguntas condutoras: como as Agroligadas situam o conceito de feminismo? Quais valores são postos em ação nas suas performances midiáticas? Quais estratégias comunicativas acionam nas suas interações? Em nossos achados apontamos que as mulheres do movimento se sentem desconfortáveis em discutir a condição da mulher e o feminismo. Ao mesmo tempo ficam confortáveis com a condição de atuarem como “ponte” entre o rural e urbano, na defesa dos modos dominantes da produção e da lógica do agronegócio.
Resumo em lingua estrangeira: The present work analyzes the performance of public figures in an event in the contemporary context. A new women's movement linked to agribusiness culture in Mato Grosso: the Agroligadas. Led by women who work directly in this economic sector and/or who are part of the families of large rural entrepreneurs, this movement has the idea of defending, through the eyes of women, the values of agribusiness. A women's movement, in the male universe of the Rural World, that does not deal with issues of feminism, but above all with the defense of businesses of interest to the sector. This defense is made in the media, on their social networks and in radio productions that Agroligadas leaders present to their audiences. Our reasoning starts from the relational paradigm of communication by Vera França (2001). The operating concepts are feminism with Maria João Silveirinha (2016), Chimamanda Adichie (2015) and Maristela Carneiro (2021) and performance with Erving Goffman (2009). Our corpus gathers clippings from radio shows, podcasts, interviews and publications on social networks. Our guiding questions: how do Agroligadas situate the concept of feminism? What values are put into action in your media performances? What communicative strategies do they trigger in their interactions? In our findings, we point out that women in the movement feel uncomfortable in discussing the condition of women and feminism. At the same time, they are comfortable with the condition of acting as a “bridge” between rural and urban areas, in defense of the dominant modes of production and the logic of agribusiness.
Palavra-chave: Comunicação
Cultura
Feminismo
Performance
Agronegócio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Communication
Culture
Feminism
Performance
Agribusiness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MUNHOZ, Julia Gabriella Nogueira. As novas formas da cultura de comunicação do agronegócio: o movimento Agroligadas. 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3936
Data defesa documento: 22-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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