Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Karina Figueredo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T22:41:47Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15 | - |
dc.date.available | 2023-03-29T22:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Karina Figueredo. OraMortem: por uma poética dramatúrgica da iluminação cênica. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3937 | - |
dc.description.abstract | This research deals with the dramaturgical poetics of scenic lighting in the show OraMortem (2014) by in-Próprio Coletivo. From the survey of images and memories referring to the creation process, the objective was to trace a look at the drawing of light beyond an instrument of visibility, but which composes an articulated scenic discourse. In a dialogue between artists who research scenic lighting - such as Cibele Forjaz (2008), Roberto Gill Camargo (2012) and Nadia Luciani (2020) - and the notions of contemporary dramaturgy - through the eyes of José Sanchéz (2019), Marina de Oliveira (2018) and Matteo Bonfitto (2011) - through a cartographic practice, proposes a look at the light while dramaturgy in a scenic experiment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-23T15:14:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Karina Figueredo Souza.pdf: 4507765 bytes, checksum: fe30765af56212fdea81799cad1674b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-29T22:41:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Karina Figueredo Souza.pdf: 4507765 bytes, checksum: fe30765af56212fdea81799cad1674b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-29T22:41:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Karina Figueredo Souza.pdf: 4507765 bytes, checksum: fe30765af56212fdea81799cad1674b9 (MD5) Previous issue date: 2022-09-05 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | OraMortem : por uma poética dramatúrgica da iluminação cênica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iluminação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia da luz | pt_BR |
dc.subject.keyword | OraMortem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de criação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Maristela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8461204091007488 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4284092881185127 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa versa sobre a poética dramatúrgica da iluminação cênica no espetáculo OraMortem (2014) do in-Próprio Coletivo. A partir do levantamento de imagens e memórias referentes ao processo de criação, o objetivo foi traçar um olhar para o desenho de luz para além de um instrumento de visibilidade, mas que compõe um discurso cênico articulado. Em um diálogo entre artistas que pesquisam a iluminação cênica - como Cibele Forjaz (2008), Roberto Gill Camargo (2012) e Nadia Luciani (2020) - e as noções de dramaturgias contemporâneas – pelos olhares de José Sanchéz (2019), Marina de Oliveira (2018) e Matteo Bonfitto (2011) – por meio de uma prática cartográfica, propõe-se um olhar para a luz enquanto dramaturgia num experimento cênico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Lighting | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Dramaturgy of light | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | OraMortem | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cartography | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Creation process | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Luciani, Nadia Moroz | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8060129570802673 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Karina Figueredo Souza.pdf | 4.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.