Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3939
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Público transgênero no ambiente de pós-graduação : questões de cultura e comunicação organizacional no PPGEL-UFMT |
Autor(es): | Pacheco, Paula Caroline de Moraes |
Orientador(a): | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Andrade, Élida Furtado da Silva |
Membro da Banca: | Sardinha, Antonio Carlos |
Resumo : | As transformações nos modos de representação de gênero têm levado as instituições públicas a desenvolverem políticas de relacionamento mais completas e comprometidas com as demandas por cidadania e subjetividade. Deste modo, as condições institucionais utilizadas para a reconhecer a presença de pessoas transgênero, seja estudante e/ou docente pesquisador, ainda que discreta, se apresenta como um desafio à cultura organizacional no ambiente de pós-graduação Stricto Sensu da UFMT. A partir desta problemática, o presente trabalho realiza, uma análise dos sistemas institucionais utilizados pela Pós-Graduação na UFMT, quais sejam: SEI e SIPG. No decorrer da pesquisa, observou-se a maneira como a instituição por meio desses sistemas se relaciona com o público transgênero. Em busca de compreender as demandas culturais, comunicacionais, estruturais e sistêmicas da categoria de pessoas transgênero foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se desenvolve no modelo de estudos da comunicação como cultura, do epistemólogo Venício Artur de Lima, e considera a Secretaria do Instituto de Linguagens, especificamente a subárea do PPGEL-UFMT, como laboratório de observação e autocrítica dos procedimentos burocráticos e comunicacionais, que estruturam ou não as relações entre o programa de pós-graduação e o público transgênero. O estudo proposto, de caráter qualitativo, se constitui de levantamento bibliográfico, tendo os debates sobre relações de gênero e comunicação organizacional (Kunsch; Torquato), em conexão com de Relações Públicas realizados por Andrade (2005), associados ao viés do Secretariado Executivo, como interfaces para a construção do trabalho. O PPGEL - UFMT, ao criar e desenvolver vínculos institucionais com discentes transgêneros (transexuais e/ou travestis) abre espaço ao diálogo com essa população, agora identificada como público em formação. As lacunas identificadas no decorrer da pesquisa, de alguma maneira já começam a ser preenchidas, podendo ser entendidas como resultados deste processo, posto que o SIPG, por exemplo, ao final da pesquisa passou a contar com o campo de registro de nome social. |
Resumo em lingua estrangeira: | The transformations in the modes of gender representation have led public institutions to develop more complete relationship policies, committed to the demands for citizenship and subjectivity. Thus, the institutional conditions used to recognize the presence of transgender people, whether student and/or research professor, although discreet, presents itself as a challenge to organizational culture in the stricto sensu postgraduate environment at UFMT. Based on this problem, the present work carries out an analysis of the institutional systems used by the Graduate Program at UFMT, namely: SEI and SIPG. During the research, it was observed the way in which the institution, through these systems, relates to the transgender public. In order to understand the cultural, communicational, structural and systemic demands of the category of transgender people, semi-structured interviews were carried out. The research is developed in the model of studies of communication as culture, of the epistemologist Venício Artur de Lima, and considers the Secretariat of the Institute of Languages, specifically the subarea of the PPGELUFMT, as a laboratory for observation and self-criticism of bureaucratic and communicational procedures, which whether or not they structure the relationship between the graduate program and the transgender public. The proposed study, of qualitative character, consists of a bibliographic survey, having the debates on gender relations and organizational communication (Kunsch; Torquato), in connection with Public Relations carried out by Andrade (2005), associated with the bias of the Executive Secretariat, as interfaces for the construction of the work. The PPGEL - UFMT, by creating and developing institutional links with transgender students (transsexuals and/or transvestites), opens space for dialogue with this population, now identified as a public in formation. The gaps identified during the research, in some way, are already beginning to be filled, and can be understood as results of this process, since the SIPG, for example, at the end of the research started to have the social name registration field. |
Palavra-chave: | Cultura Comunicação organizacional Público transgênero Pós-graduação PPGEL - UFMT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Organizational communication Transgender audience Postgraduate studies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | PACHECO, Paula Caroline de Moraes. Público transgênero no ambiente de pós-graduação: questões de cultura e comunicação organizacional no PPGEL-UFMT. 2022. [231] f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3939 |
Data defesa documento: | 28-Abr-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Paula Caroline de Moraes Pacheco.pdf | 3.35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.