Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3945
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação escolar quilombola : contribuições da etnobotânica para o ensino de ciências e biologia a partir das reflexões de docentes |
Autor(es): | Silva, Rosângela de Campos |
Orientador(a): | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Ferreira, Nilce Vieira Campos |
Membro da Banca: | Silva, Acildo Leite da |
Resumo : | Esta dissertação é um recorte do projeto Etnossaberes: perspectiva e desafios para formação de professores atuantes em educação escolar quilombola e teve como objetivo identificar as contribuições da abordagem etnobotânica em salas da EJA nas disciplinas de Ciências e Biologia, da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, localizada na comunidade quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento–MT. A discussão teórica abrangeu os conceitos da abordagem etnobotânica; educação escolar quilombola; quilombo, perspectiva dos saberes e fazeres da medicina tradicional, além das Diretrizes e Orientações Curriculares para a educação escolar quilombola. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo com autores como Castilho (2011 e 2016), Albuquerque (2005), Diegues e Arruda (2001), Munanga (2009 e 2012), Arroyo (2013), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, no qual é utilizado a etnografia, fundamentada em Geertz (1989), e a pesquisa-ação, com base nos preceitos de Thiollent (1986, 2002). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. De acordo com os resultados preliminares, ficou evidenciada, na revisão sistemática que abarcou esta pesquisa, a qual compreendeu as produções do período 2013–2018, a existência de lacunas nos estudos sobre as relações do ensino da etnobotânica nas aulas de Ciências e Biologia em comunidades quilombolas. Verificou-se, também, que o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa articula-se com os documentos oficiais, o que, embora ainda não garanta a implementação de toda a proposta neles contida, aponta para o fato de que a escola dispõe de conhecimento e se movimenta no sentido de cumprir e fazer valer as disposições legais relacionadas às suas especificidades, etapas e modalidades ofertadas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation is a section of the project “Etnossaberes: perspective and challenges for the training of teachers working in quilombola” school education and aimed to identify the contributions of the ethnobotanical approach in EJA classrooms in the disciplines of Science and Biology, at the Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, located in the quilombola community Mata Cavalo, in Nossa Senhora do Livramento–MT. The theoretical discussion covered the concepts of the ethnobotanical approach; quilombola school education; quilombo, perspective of the knowledge and doings of traditional medicine, in addition to the Curricular Guidelines and Orientations for Quilombola School Education. To this end, a dialogue was established with authors such as Castilho (2011 and 2016), Albuquerque (2005), Diegues e Arruda (2001), Munanga (2009 and 2012), Arroyo (2013), among others. Methodologically, this is a qualitative study, in which ethnography is used, based on Geertz (1989), and action research, based on the precepts of Thiollent (1986, 2002). The data collection instruments used were participant observation, semi-structured interviews, and document analysis. According to the preliminary results, it was evident in the systematic review that encompassed this research, which comprised the productions from the period 2013-2018, the existence of gaps in studies on the relations of ethnobotany teaching in Science and Biology classes in quilombola communities. It was also found that the political pedagogical project of the school locus of the research is articulated with the official documents, which, although it still does not guarantee the implementation of the entire proposal contained therein, points to the fact that the school has knowledge and moves to comply and enforce the legal provisions related to their specificities, stages and modalities offered. |
Palavra-chave: | Educação escolar quilombola Formação de professores Etnobotânica Ciências e biologia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Quilombola school education Environmental education Ethnobotany Science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Rosângela de Campos. Educação escolar quilombola: contribuições da etnobotânica para o ensino de ciências e biologia a partir das reflexões de docentes. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3945 |
Data defesa documento: | 28-Mai-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Rosangela de Campos Silva.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.