Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Michele Corrêa de-
dc.date.accessioned2023-03-31T18:17:15Z-
dc.date.available2020-05-04-
dc.date.available2023-03-31T18:17:15Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationFRANÇA, Michele Corrêa de. Identidades na perspectiva da educação infantil da Escola Estadual Quilombola Maria De Arruda Muller – Quilombo Abolição/MT. 2019. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3954-
dc.description.abstractThis study presents the results of an ethnographic research, complemented by action research, carried out at the Quilombola Maria de Arruda Muller State School, located in the Quilombola Abolição Community, in Santo Antônio de Leverger-MT. Its main objective is to understand how children of Quilombola Kindergarten perceive Quilombo in their identity aspects and what is the perspective of an education for the affirmation of their identity, from the materiality of the curricular proposal for Quilombola School Education in Mato Grosso, as an important educational public policy. Theoretically, this study is supported by Arroyo (2001), Castilho (2011 and 2016), Cuche (1999), Cerisara (1999), Geertz (2008), Hall (2005), Leite (1999; 2005 and 2008), Moura (2001), Munanga (2004; 2009 and 2012), Rosemberg (2003), Silva, Hall and Woodward (2014) and Thiollent (1986). The instruments used for data collection consisted of: participant observation, semi-structured interview, Dolls Test and Image Technique, record in the field notebook, documents and photographs. The results showed the absence of a positive reference for the black and quilombola children, who early suffer and crystallize racial prejudices widespread in the mass communication educational processes that affect them, added to the silence of the implemented pedagogical proposal. Moreover, they demonstrated that the confrontation with this situation is the inclusion of the specificities of Quilombola School Education in the pedagogical proposal of quilombos schools in all stages of Basic Education, in this specific case in Early Childhood Education. The research also revealed that the educational practices that problematize the black and quilombola identities can contribute, in order to subsidize the teaching practice in the systematization of the traditional knowledge that feeds the quilombola school curriculum and that the biggest challenges are related to obtaining material specific didactic, material and financial resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-10-14T14:26:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Corrêa De França.pdf: 4575854 bytes, checksum: 35da54a7a59a726d27276bda414fd029 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-31T18:17:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Corrêa De França.pdf: 4575854 bytes, checksum: 35da54a7a59a726d27276bda414fd029 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T18:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Corrêa De França.pdf: 4575854 bytes, checksum: 35da54a7a59a726d27276bda414fd029 (MD5) Previous issue date: 2019-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidades na perspectiva da educação infantil da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller – Quilombo Abolição/MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade negrapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade quilombolapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantil quilombolapt_BR
dc.subject.keywordQuilombo aboliçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319256499971932pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo David de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201908900947666pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487609268483719pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo etnográfica, complementada pela pesquisa-ação, realizada na Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na Comunidade Quilombola Abolição, em Santo Antônio de Leverger-MT. Tem como principal objetivo compreender como as crianças da Educação Infantil quilombola percebem o quilombo em seus aspectos identitários e qual é a perspectiva de uma educação para a afirmação da identidade delas, a partir da materialidade da proposta curricular para a Educação Escolar Quilombola em Mato Grosso, enquanto importante política pública educacional. Teoricamente, este estudo está aportado em Arroyo (2001), Castilho (2011 e 2016), Cuche (1999), Cerisara (1999), Geertz (2008), Hall (2005), Leite (1999; 2005 e 2008), Moura (2001), Munanga (2004; 2009 e 2012), Rosemberg (2003), Silva, Hall e Woodward (2014) e Thiollent (1986). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados consistiram em: observação participante, entrevista semiestruturada, Teste das Bonecas e Técnica das Imagens, registro no caderno de campo, documentos e fotografias. Os resultados evidenciaram a ausência de referência positiva para a criança negra e quilombola, que precocemente sofre e cristaliza preconceitos raciais difundidos nos processos educativos de comunicação de massa que a atingem, somados ao silenciamento da proposta pedagógica implementada. Além disso, demostraram que o enfrentamento a essa situação está na inclusão das especificidades da Educação Escolar Quilombola na proposta pedagógica das escolas dos quilombos em todas as etapas da Educação Básica, nesse caso específico na Educação Infantil. A pesquisa revelou, ainda, que as práticas educativas que problematizam as identidades negra e quilombola podem contribuir, no sentido de subsidiar a prática docente na sistematização dos saberes tradicionais que alimentam o currículo da escola quilombola e que os maiores desafios estão relacionados à obtenção de material didático específico, recursos materiais e financeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Black identitypt_BR
dc.subject.keyword2Quilombola identitypt_BR
dc.subject.keyword2Quilombola early childhood educationpt_BR
dc.subject.keyword2Quilombo abolitionpt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Michele Corrêa De França.pdf4.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.