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http://ri.ufmt.br/handle/1/3957
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Organização curricular do ensino fundamental em uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso : currículo organizado por ciclos de formação humana? |
Autor(es): | Primon, Alair Maria David |
Orientador(a): | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Silva, Celeida Maria Costa de Souza e |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Resumo : | Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no grupo de pesquisa Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente e teve por objetivo analisar a organização dos currículos escolares por Ciclo de Formação Humana a partir da realidade da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, localizada no estado de Mato Grosso. Buscou-se estruturar as análises, a priori, fundamentando-as em discussões histórico-bibliográficas da trajetória curricular, ancoradas por referenciais dos estudos de currículo, destacando-se Ivor Goodson, Antonio Flavio Moreira, Tomáz Tadeu da Silva – para quem o currículo tem variado de acordo com diferentes teorias, posições políticas e contextos históricos. Ao longo da pesquisa, utiliza-se o método analítico do ciclo de políticas de Stephen Ball (2001), com interpretações de Mainardes (2006) e de Oliveira (2006), para discutir a elaboração da política de currículo, considerando as políticas educacionais de currículo para o Ensino Fundamental. A proposta de Ball possibilita uma compreensão de como as políticas são construídas de forma imbricada entre contextos, oportunizando uma pluralidade de olhares para os dados coletados. Os dados da política de currículo em análise foram reunidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e professoras da rede estadual de ensino de Mato Grosso que atuaram com o currículo organizado por série e com o currículo organizado por ciclos. Nessa transição, evidencia-se o distanciamento entre toda a configuração curricular pautada nos Ciclos de Formação Humana e o contexto da prática do currículo pesquisado, com forte presença da configuração curricular organizada por série. A legislação para a implementação dos ciclos foi criada, entretanto alguns aspectos dessa política curricular, seja na formação de professores ou nas próprias condições escolares, estruturais e de práticas pedagógicas, ainda necessitam de reflexão, estudo e investimento para que se efetive um currículo organizado por ciclos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis is placed on the Educational Organization, Formation and Pedagogical Practices line of research, which is part of the Contemporary Curriculum Policies and Faculty Formation research group, and aims to analyze the organization of school curricula through the Human Educational Background Cycle, focused on the Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo’s reality, based in Mato Grosso state. It searches for the structuring of analyses, a priori, substantiating them with historical and bibliographic discussions of curricular trajectory, anchored to curricular studies benchmarks, highlighting Ivor Goodson, Antonio Flavio Moreira, Tomáz Tadeu da Silva – to whom the curriculum has varied according to different theories, political positions and historical contexts. When developing this research, it has been used the analytical method of Policy Cycle of Stephen Ball (2001), with interpretations from Mainardes (2006) and Oliveira (2006), to discuss the elaboration of curricular policies, considering the curriculum educational policies for the elementary education. Ball’s purpose allows the understanding of how policies are built in an enmeshed way between contexts, supporting a plural set of views for the collected data. The very curricular policies data were assembled through interviews with teachers from Mato Grosso’s public system who worked with curriculum organized by grade and by cycles. In this transition, it is noticeable the detachment between all curricular settings based on Human Educational Background Cycles and the context of researched curriculum practices, with a strong presence when it comes to curricula organized by grade. The legislation for the implementation of those cycles was created, although some aspects of this curricular policy - such as faculty formation and the very school dependencies conditions - remain in need of reflection, study and investment, so that the curricular organization by cycles could be effective. |
Palavra-chave: | Ciclo de formação humana Currículo Ciclo de políticas Ensino fundamental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Human educational background cycle Curriculum Policies cycle Elementary education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PRIMON, Alair Maria David. Organização curricular do ensino fundamental em uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso: currículo organizado por ciclos de formação humana?. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3957 |
Data defesa documento: | 28-Feb-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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