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http://ri.ufmt.br/handle/1/3970
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Sentidos atribuídos à sala de apoio e às dificuldades de aprendizagem da matemática por alunos do 5° ano do ensino fundamental em escolas municipais de Cuiabá - MT |
Autor(es): | Teles, Mariana Honório de Alencastro |
Orientador(a): | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi |
Resumo : | Esta pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática PPGE/UFMT visa responder ao seguinte problema: que sentidos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais encaminhados para a sala de apoio atribuem a esse espaço formativo, sua aprendizagem e dificuldades com a matemática? Desse modo, delineamos como objetivo geral investigar os sentidos atribuídos pelos alunos acerca dos processos de ensino e aprendizagem da matemática vivenciados no espaço escolar, especificamente na sala de apoio à aprendizagem. E como objetivos específicos identificar os encaminhamentos dos professores regentes acerca das dificuldades de aprendizagem da matemática dos alunos; caracterizar os alunos encaminhados pelos professores para a sala de apoio considerados com dificuldades na aprendizagem da matemática; analisar os sentidos que os alunos atribuem às aulas de matemática e ao seu próprio aprendizado; analisar os sentidos que os alunos atribuem ao trabalho pedagógico com a matemática vivenciados no contexto da sala de apoio. Reportamo-nos nos referenciais teóricos que tratam da organização escolar em ciclos de formação humana, concepções de ensino e aprendizagem, educação matemática e dificuldades de aprendizagem da matemática. Para desenvolver a pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Da pesquisa participaram seis (06) alunos matriculados no 5° ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental, encaminhados pelos seus professores para a Sala de Apoio à Aprendizagem. Para a produção dos dados, utilizamos documentos escolares, questionários, diário de campo da pesquisadora e como procedimento as entrevistas narrativas com os alunos participantes. A partir do referencial teórico e da produção dos dados emergem quatro eixos de análise: o contexto das salas de Apoio à Aprendizagem (SAA), caracterização dos alunos encaminhados pelos professores para a sala de apoio considerados em situação de dificuldades na aprendizagem da Matemática, os sentidos atribuídos pelos alunos encaminhados para a sala de apoio à Matemática e seu próprio aprendizado e os sentidos que os alunos atribuem ao trabalho pedagógico de Matemática vivenciado no contexto da sala de apoio à aprendizagem. Os resultados indicam que os documentos escolares que regem a sala de apoio estão em consonância com o orientativo da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá que enfatiza os conteúdos de números e operações no trabalho a ser desenvolvido com a matemática, mas, na prática, algumas orientações quanto ao encaminhamento, diagnóstico, agrupamento dos alunos e a metodologia do ensino deixaram de ser atendidas. Nos encaminhamentos, os professores regentes indicam que os alunos não sabem resolver as quatro operações, mencionam o comportamento e personalidade, mas não descrevem de forma objetiva quais são as dificuldades de aprendizagem apresentadas. Do mesmo modo, as medidas adotadas em sala de aula para a superação das dificuldades não são descritas pelos professores. Os sentidos atribuídos pelos alunos à matemática estão relacionados ao seu aprendizado das quatro operações básicas, por vezes, presentes em situações do cotidiano e do trabalho, futuramente. Em geral, as crianças apontam estar com dificuldades de aprendizagem da matemática transitórias e destacam as aulas lúdicas e dinâmicas como uma maneira interessante de se aprender a matemática. A sala de apoio para os alunos tem se demonstrado como mais um espaço para realizar tarefas e, pelo fato de não entenderem o que precisam aprender ou a necessidade de seu encaminhamento, acabam por não atribuir sentido ao trabalho pedagógico realizado na SAA. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research developed in the line of research in Science Education and Mathematical Education PPGE / UFMT, seeks to answer the problem: What meanings do students in the 5th year of elementary school from two municipal schools sent to the support room attribute to this formative space, their learning and difficulties with mathematics? In this way, we outlined as a general objective to investigate the meanings attributed by students about the teaching and learning processes of mathematics experienced in the school space, specifically in the learning support room. And as specific objectives, to identify the guidelines of the conducting teachers about the students' learning difficulties in mathematics; characterize students sent by teachers to the support room considered to have difficulties in learning mathematics; analyze the meanings that students attribute to mathematics classes and their own learning; analyze the meanings that students attribute to pedagogical work with mathematics experienced in the context of the support room. We report on the theoretical references that deal with school organization in human formation cycles, concepts of teaching and learning, mathematical education and difficulties in learning mathematics. To develop the research, we are guided by the qualitative approach, of the exploratory type. Six (06) students enrolled in the 5th year of the second cycle of elementary school participated in the research, sent by their teachers to the Learning Support Room. For the production of information, school documents, questionnaires, the researcher's field diary were used and as a procedure, narrative interviews with participating students. From the theoretical framework and the production of information, four axes of analysis emerge: the context of the Learning Support Rooms (SAA), characterization of students sent by teachers to the support room considered to be in difficulties in learning Mathematics, the meanings attributed by students sent to the Mathematics support room and their own learning and the meanings that students attribute to the pedagogical work of Mathematics experienced in the context of the learning support room. The results indicate that the school documents that govern the support room are in line with the guideline of the Municipal Education Secretariat of Cuiabá which emphasizes the content of numbers and operations in the work to be developed with mathematics, but in practice, some guidelines regarding referral, diagnosis, grouping of students and teaching methodology are no longer met. In the referrals, the conducting teachers indicate that students do not know how to solve the four operations, mention behavior and personality, but do not describe objectively what are the learning difficulties presented. Likewise, the measures adopted in the classroom to overcome difficulties are not described by teachers. The meanings attributed by students to mathematics are related to their learning of the four basic operations, sometimes present in everyday and work situations in the future. In general, children point out that they have transient learning difficulties in mathematics and highlight playful and dynamic classes as an interesting way to learn mathematics. The support room for students has proved to be another space to perform tasks, and due to the fact that they do not understand what they need to learn or the need for their referral, they end up not making sense of the pedagogical work carried out in SAA. |
Palavra-chave: | Aprendizagem da matemática Dificuldades de aprendizagem Sala de apoio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Learning mathematics Learning difficulties Support room |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | TELES, Mariana Honório de Alencastro. Sentidos atribuídos à sala de apoio e às dificuldades de aprendizagem da matemática por alunos do 5° ano do ensino fundamental em escolas municipais de Cuiabá – MT. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3970 |
Data defesa documento: | 23-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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