Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3972
Tipo documento: Dissertação
Título: Síndrome de burnout : prevalências e fatores associados em professores da rede pública estadual de Mato Grosso
Autor(es): Lopes, Helvécio Pereira
Orientador(a): Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Cunha, Antonio Camilo Teles Nascimento
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Resumo : O adoecimento docente é notório, estatisticamente, junto aos setores públicos responsáveis pelos registros dos atestados médicos, que têm acumulado índices de afastamento ou adaptações laborais, potencializando-se ao longo dos últimos anos no Brasil. O trato direto com pessoas comungadas com condições pedagógicas e de infraestrutura não condizentes a uma realidade desejável contribui de forma direta para o acometimento da síndrome de burnout entre os professores. A síndrome é para Carlotto e Palazzo (2016) uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto, excessivo e estressante com o trabalho, fazendo com que a pessoa perca a maior parte do interesse em sua relação com o trabalho. Gil-Monte (2006) define o burnout como uma resposta ao estresse laboral crônico que se caracteriza por baixa ilusão com relação ao trabalho, desgaste psíquico, indolência e culpa. Dessa forma, o objetivo geral do presente estudo foi aferir a prevalência e os fatores associados às dimensões da síndrome de Burnout em professores na rede pública de educação do estado de Mato Grosso, especificamente, descrever o nível de (in)satisfação profissional dos professores com a docência; verificar se existe diferença significativa nos índices da Síndrome de Burnout entre os professores, conforme o seu tempo de atuação na docência; verificar se existe diferença significativa nos índices da síndrome de Burnout entre os professores, conforme o gênero; identificar os principais estressores aos quais estão submetidos os docentes incentivadores da Síndrome de Burnout; diferenciar as manifestações da Síndrome de Burnout entre os professores por área do conhecimento; oferecer subsídios quali-quantativos para incentivos de políticas públicas para enfrentamento da problemática pesquisada. No percurso metodológico a pesquisa foi definida como quantitativa em sua abordagem, exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos; observacional e analítica quanto a sua natureza; transversal quanto ao seu tempo de execução e probabilística por acessibilidade randômica simples quanto a sua amostragem. Uma parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso possibilitou a distribuição eletrônica de três instrumentos coletores de dados: o questionário socioeconômico/laboral; o questionário de estressores em professores; o CESQT-PE (Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo). Os dados obtidos foram tratados em planilhas eletrônicas e softwares condizentes com análises pertinentes com os objetivos da pesquisa. Os achados apontam que aproximadamente 63% dos professores positivaram em ao menos uma ou mais dimensões da síndrome, foram encontrados os percentuais de 6,1% de professores adoecidos pela Síndrome de Burnout em sua fase inicial (nível 1) o que corresponde a 80 municípios dos 141 possíveis no Estado e 2,7% em sua fase mais severa (nível 2) o que possibilita afirmar que 47 municípios do Estado apresentam professores adoecidos nessa severidade. Quanto ao tempo de docência à fase da diversificação e do questionamento (HUBERMAN, 1992) pode ser considerada o pico do adoecimento mental dos professores, correspondendo a aproximadamente 2/3 dos professores adoecidos em perfil 1 e a quase 4/5 dos professores em perfil 2. Quanto ao gênero foi encontrada correlação positiva na dimensão do desgaste psíquico, onde a taxa de conversão feminina (22,4%) foi 21,7% maior que a taxa de conversão masculina (18,4%). Quanto a área de atuação os professores de matemática lideraram o adoecimento em sua fase 1 com 4,35% e os professores das ciências da natureza com 5,04% lideram o adoecimento em sua fase 2. Salientamos por meio dos resultados a necessidade de aprofundamento do assunto preferencialmente em perfil longitudinal com a necessidade de revisão das políticas educacionais do Estado de Mato Grosso, visando o fortalecimento das políticas de Estado em detrimento das políticas de Governo.
Resumo em lingua estrangeira: The teachers sickening is notorious, statistically, within the public sectors responsible for the doctor’s note registrations, which has been accumulating index of medical leave or labor adaptation, being enhanced throughout the last few years in Brazil. The direct treatment with people communed with non-suitable pedagogical conditions and infrastructure of the desired reality contributes in a direct way to the burnout syndrome among teachers. The syndrome is, to Carlotto and Palazzo (2016), a reaction to the chronicle emotional tension generated from the direct, excessive and stressful contact with work, making the person lose the greater part of the interest in relation to the work. Gil-Monte (2016) defines burnout as a response to the chronicle labor stress that is characterized by a low illusion in relation to the work, psychic wastage, indolence and guilt. In this way, the general aim of the present study is to check the prevalence and the factors associated to the dimensions of the burnout syndrome in teachers of the public schools of the state of Mato Grosso, specifically to describe the level of the professional (in)satisfaction of teacher with teaching; to verify if there is meaningful difference in the index of burnout syndrome among the teachers according to the gender; to identify the main stressors to which the teachers with burnout syndrome have been submitted; to differentiate the manifestation of burnout syndrome among teachers by knowledge area; to offer quali-quantitative subsidies to motivate public politics to the confrontation of the researched problematic. In the methodological path, the research was defined as quantitative in its approach, exploratory and descriptive in regards to its aims; observational and analytical in its nature; transversal in its time of execution and probabilistic for its simple random accessibility in its sampling. A partnership with Secretary of Education of Mato Grosso allowed the electronic distribution of three data gathering instruments: the social-economic/labor questionnaire; the stressors in teachers questionnaire; the CESQT-PE (Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo). The data obtained were treated in electronic spreadsheet and suitable software with the appropriated analysis with the aims of the research. The findings point that approximately 63% of the teachers made positive in one or more dimensions of the syndrome, the percentage of 6,1% was found for sick teachers with the burnout syndrome in its initial phase (level 1), which corresponds to 80 cities of the 141 in the state and 2,7% in the severest (level 2), which allows to affirm that 46 cities of the state have sick teachers in this severity. In regards to the teaching time to the phase of diversification and questioning (HUBERMAN, 1992) can be considered the peek of the mental sickening of teachers, corresponding to approximately 2/3 of sick teachers in the profile 1 and almost 4/5 of teachers in the profile 2. In regards to the gender it was found a positive correlation in the dimension of physic wastage, in which the female conversion rate (22,4%) was 21,7% higher than the male conversion rate (18,4%). In regards to the expertise area, the Mathematics teachers lead the sickening in its level 1 with 4,35% and the Nature Science teachers with 5,04% lead the sickening in its level 2. We point out through the results the need of deepening in the topic preferably in the longitudinal profile with the need of review of the educational politics of the State of Mato Grosso, aiming the strengthening of State politics at the expense of Government politics.
Palavra-chave: Síndrome de Burnout
Professores
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Burnout syndrome
Teachers
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: LOPES, Helvécio Pereira. Síndrome de burnout: prevalências e fatores associados em professores da rede pública estadual de Mato Grosso. 2020. 329 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3972
Data defesa documento: 30-Set-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Helvécio Pereira Lopes.pdf11.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.