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http://ri.ufmt.br/handle/1/3973
Tipo documento: | Tese |
Título: | Educação superior e autoavaliação : espaços contraditórios e transformadores em cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso |
Autor(es): | Bagatelli, Elizaine |
Orientador(a): | Maciel, Cristiano |
Coorientador: | Sambrano, Taciana Mirna |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Sambrano, Taciana Mirna |
Membro da Banca: | Casagrande, Ana Lara |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Dourado, Luiz Fernandes |
Resumo : | O estudo apresentado discute a avaliação da educação superior no que diz respeito às práticas de autoavaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ainda que no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) a realização da autoavaliação seja considerada um indicador de qualidade do curso de graduação, até o primeiro semestre do ano de 2019 não havia nenhuma política interna que instituísse a autoavaliação na UFMT; os cursos que a praticavam ou faziam por exigência do protocolo da avaliação externa realizada pelo INEP ou por compreenderem que precisavam melhorar de patamar de ensino. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa é analisar se os cursos de graduação da UFMT têm desenvolvido a autoavaliação como uma prática transformadora na unidade acadêmica. Isto implica elucidar a questão: Em que medida a autoavaliação tem se tornado uma prática no âmbito dos cursos de graduação da UFMT? Para isso, o referencial teórico aplicado discute o campo da educação superior que tem como base o estudo de suas políticas, reformas e suas relações; as tendências de estudos e pesquisas da educação superior; políticas públicas nacionais de avaliação da educação superior e concepções de qualidade da educação superior, que está problematizada enquanto um conceito subjetivo que se relaciona com as percepções, necessidades e resultados de cada indivíduo. Para a investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com análise de conteúdo, buscando um entrelace com a teoria da análise de campo de Pierre Bourdieu como recurso para a análise dos dados. A pesquisa contou como instrumentos de coleta de campo a análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observação. Os resultados da pesquisa apontam que, até o término da coleta de dados (2019/1), dos quatro cursos de graduação pesquisados, apenas um deles demonstrou certa prática na realização da autoavaliação, sendo que neste curso o processo autoavaliativo é motivado e organizado pelos estudantes, cabendo à gestão da unidade acadêmica utilizar os resultados da autoavaliação para efeito regulatório junto aos docentes. Portanto, dos cursos pesquisados, não se observou a realização da autoavaliação como uma prática sob as perspectivas emancipatória, participativa e democrática. Neste sentido, a conclusão indica que, por se acreditar e defender que a autoavaliação possui potencialidades formativas importantes e transformadoras para os cursos de graduação, considera-se, portanto, que essa temática constituída em sua forma e dinâmica, necessita ser debatida e consolidada na UFMT. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study focuses on the evaluation in Higher Education regarding self-assessment in undergraduate courses at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). Taking into account that, the National System of Higher Education Evaluation (SINAES), conducting self-evaluation is considered a quality indicator of the undergraduate course, the UFMT, until the first term of 2019 had not yet established any internal policy to conduct this process. The courses that practiced it either did so as required by the external evaluation protocol carried out by the Anisio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), or because they understood they needed to improve the teaching level. Thus, the main objective of this research is to analyze if the undergraduate courses at the UFMT have developed self- evaluation as a transformational practice in the academic unit. This implies clarifying an issue: to what extent has self-evaluation become a practice in the scope of the undergraduate courses at the UFMT? The theoretical framework applied in this research discusses higher education based on the study of its policies, reforms and relationships; the studies and research trends in this level of education; national public policies to evaluate higher education, and conceptions on its quality, which is discussed as a subjective concept, related to perceptions, needs and results of each individual. For the investigation, a qualitative approach with content analysis was used, seeking to intertwine this with Pierre Bourdieu’s General Theory of Fields as a resource for data analysis. The research used as instruments for data collection the analysis of documents, semi-structured interviews and observation. The results found by this research show that, up to the end of the period for which there was available data, (2019/1), only one of the four undergraduate courses researched had a certain practice of performing self-evaluation, and in this course, the self-evaluative process is motivated and organized by the students. The academic management board of that unit uses the self-evaluation results as a regulatory means among the professors. As can be seen from the courses researched, self-evaluation as a practice in emancipatory, participative, and democratic perspectives was not observed. In this sense, the conclusion shows that, because it is believed and defended that self-evaluation has important and transformational formative potentialities for the undergraduate courses, it follows that this topic, needs to be debated and consolidated in the UFMT, both in terms of dynamics and form. |
Palavra-chave: | Educação superior Curso de graduação Autoavaliação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Higher education Graduation course Self-evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BAGATELLI, Elizaine. Educação superior e autoavaliação: espaços contraditórios e transformadores em cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. 2020. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3973 |
Data defesa documento: | 10-Set-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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