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http://ri.ufmt.br/handle/1/3975
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Produção de alimentos, educação do campo, educação em ciências : interações problematizadas em abordagem freireana |
Autor(es): | Rodrigues, Marcos Antonio Oliveira |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Britto, Néli Suzana Quadros |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Resumo : | Este estudo problematiza processos educativos em Educação em Ciências, no contexto da Educação do Campo. A pesquisa objetivou interpretar um processo educativo que parte da investigação temática e de diálogos problematizadores, tendo interações entre a Educação em Ciências e a Educação do Campo por meio de problematizações freireanas. Neste contexto, o locus do estudo foi uma escola municipal situada na região central do Estado de Rondônia, que atende estudantes oriundos do assentamento Palmares. Neste estudo, de cunho qualitativo, contou-se com etapas de planejamento e desenvolvimento da investigação temática, de organização do cenário de pesquisa, de coleta de informações junto aos estudantes envolvidos no processo educativo. A investigação temática teve como tema problematizador a “produção de alimento” e foi realizada com estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental. Essa etapa da pesquisa buscou caracterizar o cenário de estudo, identificar os sujeitos e problematizar o tema que norteia a pesquisa. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa questionários, entrevistas e complemento de frases. Após a construção dos dados, eles foram sistematizados e analisados com base no referencial teórico que ampara este estudo. Os estudantes, participantes da pesquisa, são todos moradores do assentamento, sendo um total de 17, com idades variando entre 12 e 17 anos. Eles cursam o 8o ano do ensino fundamental e moram a uma distância média de 6,8 km da escola. Além de trabalhar em casa, eles buscam outra fonte de renda, fora de sua propriedade. Portanto, aqui se apresenta uma realidade de estudantes com média de idade de 14 anos que já têm compromisso com o trabalho. A maioria sempre morou no campo. Ainda, foram realizadas 5 entrevistas sobre a produção de alimentos e sobre os principais alimentos que consomem diariamente. Percebe-se que os estudantes consomem, praticamente, os mesmos tipos de alimentos: arroz, feijão, carne, batata, macarrão, banana, abóbora e salada. Acrescenta-se a essa lista maçã, cenoura, mandioca e tomate. Identificou-se ser comum o consumo do que se produz na própria comunidade, como batata e carne. Entretanto, há consumo de alimentos comprados em estabelecimentos urbanos. Os dados apontam que nenhum dos estudantes entrevistados sabe a origem dos alimentos que são comprados nesses estabelecimentos. A partir de outro questionamento, percebeu-se a relação com diferentes insumos químicos quando eles argumentam que esses alimentos não estragam, porque são utilizados agrotóxicos e conservantes na sua produção. Em um caso exemplar, o estudante denuncia e se revolta contra essa técnica e a responsabiliza por mudanças climáticas. Assim, foi possível identificar diálogos sobre problemáticas locais que podem fortalecer a Educação em Ciência e a Educação do Campo, que precisam ser implementadas como um direito do povo do campo para fortalecer sua permanência no campo. Os resultados e as discussões dessa pesquisa são promovidos por meio de interpretações dos dados construídos, dados esses que apresentam as possibilidades e a potencialidade da Educação em Ciência para a formação do cidadão mais crítico. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study problematizes educational processes in Science Education in the context of Rural Education. The research aimed to interpret an educational process that starts from thematic investigation and problematizing dialogues, having interactions between Science Education and Rural Education due to Freirean problematizations. In this context, the study site was a municipal school located in the central region of the state of Rondônia, which serves students from the Palmares settlement. In this qualitative study, there were stages of planning and development of thematic research, the organization of the research scenario, the collection of information from the students involved in the educational process. The thematic investigation had as a problematic theme the “food production”, which was carried out with students of the 8th year of Elementary School. This stage of the research sought to characterize the study scenario, identify the subjects and problematize the theme that guides the research. Questionnaires, interviews and sentence complementation were used with the research instrument. After the construction of the data, they were systematized and analyzed based on the theoretical framework that supports this study. The students participating in the research are all residents of the settlement, with a total of 17, ranging in age from 12 to 17 years old, attending the 8th grade of elementary school. They live an average distance of 6.8 km from the school. In addition to working from home, they seek another source of income, outside of their property. Therefore, here it presents a reality of students with an average age of 14 years old who are already committed to their work. Most have always lived in the countryside. In addition, 5 interviews were conducted on food production and on the main foods they consume daily. It is noticed that students consume practically the same types of food: rice, beans, meat, potatoes, pasta, bananas, squash and salad, apple, carrot, cassava and tomato are added to this list. It was identified as common or the consumption that it produces in the community itself, such as potatoes and meat. However, there is consumption of compound foods in urban products. The data indicate that none of the students interviewed knows the origin of the foods that are composed of these activities. From another question, we perceive a relationship with different chemical inputs when they argue that these foods are not spoiled, because pesticides and preservatives are used in their production. In one example, the student denounces and revolts against this technique and is responsible for climate change. Thus, it was possible to identify dialogues about local problems that can affect Education in Science and Education in the Field, which require to be implemented as a right of the people in the field to restrict their permanence in the field. The results and discussions of this research are promoted through interpretations of the constructed data, data that present the possibilities and potential of Science Education for the formation of the most critical citizen. |
Palavra-chave: | Educação do campo Educação em ciências Investigação temática Produção de alimentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Rural education Science education Thematic research Food production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | RODRIGUES, Marcos Antonio Oliveira. Produção de alimentos, educação do campo, educação em ciências: interações problematizadas em abordagem freireana. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3975 |
Data defesa documento: | 3-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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