Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Maria Cláudia-
dc.date.accessioned2023-04-05T14:51:38Z-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2023-04-05T14:51:38Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationFALCÃO, Maria Cláudia. As proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias: estado do conhecimento. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3980-
dc.description.abstractThe Master dissertation presents the results of a State of Knowledge type research that had as a general aim to understand, based on research in the area, which training to use ICT has been carried out from the National Curricular Guidelines. For the research corpus we used systematic review techniques, and in relation to data analysis, the option was the content analysis of the fifty-three works analyzed. From data analysis, it was possible to create three thematic axes: the first Thematic Axis – Insights on training proposals with ICT in the NCG; the 2nd Thematic Axis – Insights on initial training and ICT; and the 3rd Thematic Axis – Insights on critical- reflective approach to training for the use of ICT. From data analysis and theoretical framework we have the State of Knowledge with the following results: incongruity in the implementation of ICT in education and in teachers’ training meeting conditionalities imposed by international organizations; recurrence in the guidelines for instrumental and deterministic approach; the trend in competency-based training and the gap in the need to strengthen the planning of initial training for the use of ICT in critical bias. The research is part of the Education Post-Graduation Program, of the Federal University of Mato Grosso, in the research line School Organization, Training and Pedagogical Practices, in the scope of LêTECE Research Group – Laboratory of studies on Information and Communication Technologies in Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-01-10T16:41:51Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Maria Cláudia Falcão.pdf: 1423483 bytes, checksum: 1cb2172f541bb59471694e38e86d4c3a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-04-05T14:51:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Maria Cláudia Falcão.pdf: 1423483 bytes, checksum: 1cb2172f541bb59471694e38e86d4c3a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T14:51:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Maria Cláudia Falcão.pdf: 1423483 bytes, checksum: 1cb2172f541bb59471694e38e86d4c3a (MD5) Previous issue date: 2020-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias : estado do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação inicialpt_BR
dc.subject.keywordEstado do conhecimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danilo Garcia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975642706035825pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Danilo Garcia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975642706035825pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635424514929429pt_BR
dc.description.resumoA dissertação de mestrado apresenta os resultados da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que teve como objetivo geral compreender, com base nas pesquisas da área, quais formações para uso de TIC têm sido efetivadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para a constituição do corpus de pesquisa, utilizamos técnicas de revisão sistemática, e no que se refere à análise de dados, optamos pela análise de conteúdo dos cinquenta e três trabalhos analisados. Por meio da análise dos dados, foi possível fazer a constituição de três eixos temáticos: o 1o Eixo temático – Compreensões sobre proposições formativas com TIC nas DCN; o 2o Eixo temático – Compreensões sobre formação inicial e TIC; e o 3o Eixo temático – Compreensões na abordagem crítico-reflexiva da formação para uso de TIC. A partir da análise dos dados e referencial teórico, temos o Estado do Conhecimento com os seguintes resultados: incongruência na implementação das TIC na educação e na formação de professores atendendo condicionalidades impostas por organismos internacionais; recorrência nos direcionamentos à abordagem instrumental e determinista; a tendência na formação por competências e a lacuna na necessidade de se fortalecer o planejamento da formação inicial para uso de TIC no viés crítico. A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa LêTECE – Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2National curricular guidelinespt_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Initial trainingpt_BR
dc.subject.keyword2State of knowledgept_BR
dc.contributor.referee3Paniago, Maria Cristina Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069068378393799pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Maria Cláudia Falcão.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.