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Tipo documento: Dissertação
Título: Formação de professores indígenas : uma reflexão sobre a "Ação Saberes Indígenas na Escola" – rede UFMT/polo de Cuiabá
Autor(es): Silva, Leures Athaide da
Orientador(a): Grando, Beleni Saléte
Membro da Banca: Zoia, Alceu
Membro da Banca: Rezende, Maria Aparecida
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Santana, Áurea Cavalcante
Resumo : A presente pesquisa discute o processo de formação de professores indígenas do Programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (ASIE), ofertado pela extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério de Educação (MEC), e coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O ASIE/Rede UFMT se organizou em três polos: o Polo de Cuiabá, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Polo de Sinop, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), e o Polo de Barra do Garças, em parceria com a UFMT. No ano de 2017, atendeu 11 povos indígenas, dos 43 residentes no estado de Mato Grosso. Os documentos analisados foram produzidos durante a formação que ocorreu Polo de Cuiabá, com os professores pertencentes aos povos Bororo, Chiquitano, Umutina, Nabikwara e Paresi. O objetivo do estudo é compreender o processo de formação dos professores indígenas do Polo de Cuiabá e identificar quais foram os saberes em alfabetização aprendidos pelos cursistas, tendo por referência a didática pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA), expressa nos relatórios e, em especial, nas avaliações dos professores, em 2017. Os estudos realizados sobre o histórico do Projeto ASIE/Rede UFMT, e da formação inicial de professores em Mato Grosso e da literatura sobre a educação escolar indígena no Brasil orientaram a escolha metodológica de análise documental do Projeto, a partir dos documentos produzidos: diagnósticos das escolas, relatórios, e documentos oficiais, avaliações dos professores após as formações e produção de materiais didáticos do processo de formação do GEEMPA. A história da educação escolar indígena é marcada pela luta dos movimentos sociais e pela conquista de direitos específicos para os povos indígenas do Brasil. Os estudos sobre a organização da Rede UFMT evidenciam a relevância das instituições de ensino superior e as parcerias de educadores comprometidos historicamente com a formação de professores indígenas em Mato Grosso. As ações desenvolvidas no polo de Cuiabá explicitaram as diferentes opções metodológicas para a formação em alfabetização, foco principal da formação do ASIE/MEC, realizadas pelas IES diretamente com os professores e comunidades/aldeias indígenas envolvidas. Ao concluir a pesquisa, pôde-se identificar que os professores desenvolveram saberes significativos sobre os processos de aprender da alfabetização e a elaboração e produção de material didático dentro da especificidade de cada povo quanto à característica linguística e aos processos próprios de aprendizagem da cultura e da identidade étnica e cosmológica que perpassam esses saberes em cada território.
Resumo em lingua estrangeira: This research discusses the process of training indigenous teachers in the “Action Indigenous Knowledge at School” Program (ASIE), offered by the extinct Secretariat for Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI), of the Ministry of Education (MEC), and coordinated by the Federal University of Mato Grosso (UFMT). ASIE / UFMT Network was organized in three centers: the Cuiabá Center, in partnership with the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), the Sinop Center, in partnership with the State University of Mato Grosso (UNEMAT), and the Barra do Garças Pole, in partnership with UFMT. In 2017, it served 11 indigenous peoples, out of 43 residents in the state of Mato Grosso. The analyzed documents were produced during the training that took place in Cuiabá, with teachers belonging to the Bororo, Chiquitano, Umutina, Nabikwara and Paresi peoples. The aim of the study is to understand the process of training indigenous teachers at the Cuiabá Center and to identify what literacy knowledge was learned by course participants, having as reference the post-constructivist didactics of the Education and Research Studies Group, Action and Research Methodology ( GEEMPA), expressed in the reports and, in particular, in the evaluations of teachers, in 2017. The studies carried out on the history of the ASIE Project / UFMT Network, and the initial training of teachers in Mato Grosso and the literature on indigenous school education in the Brazil guided the methodological choice of documentary analysis of the Project, based on the documents produced: school diagnoses, reports, and official documents, teacher evaluations after training and production of didactic materials from the GEEMPA training process. The history of indigenous school education is marked by the struggle of social movements and the achievement of specific rights for the indigenous peoples of Brazil. Studies on the organization of the UFMT Network show the relevance of higher education institutions and the partnerships of educators historically committed to the formation of indigenous teachers in Mato Grosso. The actions developed at the Cuiabá center explained the different methodological options for training in literacy, the main focus of the formation of the ASIE / MEC, carried out by the HEIs directly with the teachers and indigenous communities / villages involved. At the end of the research, it was possible to identify that the teachers developed significant knowledge about the processes of learning about literacy and the elaboration and production of didactic material within the specificity of each people regarding the linguistic characteristic and the own processes of learning about culture and culture. ethnic and cosmological identity that permeate this knowledge in each territory.
Palavra-chave: Educação escolar indígena
Professores indígenas
Saberes indígenas
Formação continuada
Palavra-chave em lingua estrangeira: Indigenous school education
Indigenous teachers
Indigenous knowledge
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Leures Athaide da. Formação de professores indígenas: uma reflexão sobre a "Ação Saberes Indígenas na Escola" – rede UFMT/polo de Cuiabá. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3984
Data defesa documento: 14-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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