Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3990
Tipo documento: Tese
Título: Trabalho, educação e produção associada : experiências de jovens e mulheres do assentamento Roseli Nunes em Mirassol D'Oeste – MT
Autor(es): Azevedo, Eva Emilia Freire do Nascimento
Orientador(a): Caetano, Edson
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Zart, Laudemir Luiz
Membro da Banca: Lima, José Raimundo Oliveira
Resumo : Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), na linha “Movimentos Sociais, Política e Educação Popular”, do Instituto de Educação (IE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este estudo teve como objetivo geral conhecer o que aprendem a juventude e as mulheres do Assentamento Roseli Nunes, que se associam para produzir sua existência, bem como o que têm a ensinar sobre relações econômico-sociais e até que ponto experimentam uma forma de trabalho articulada a um movimento mais amplo, em defesa de um outro projeto de sociedade. A pesquisa foi realizada no Assentamento Roseli Nunes (Mirassol D’Oeste- MT), conquistado por meio de um intenso processo de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no qual hoje vivem mais de 331 famílias que, em sua maioria, produzem a existência a partir da agricultura, especialmente, a agroecológica. Trata-se de um estudo fundamentado no materialismo histórico dialético e que utilizou elementos da pesquisa participante, como ainda fez uso de entrevistas, rodas de conversa, observação participante e registros em diário de campo. Entre os resultados encontrados se destacam: os aprendizados decorrentes do trabalho associado/autogestão; os desafios de produzir de forma agroecológica em meio ao avanço e às investidas do agronegócio; as condições objetivas para escoamento e comercialização da produção; a não continuidade dos grupos de jovens. Identifica-se, ainda, que essa juventude e mulheres situados/as nesse campo empírico, possuem lutas e resistências que se materializam no cotidiano de suas existências, ao produzirem sem veneno, ao questionarem o trabalho assalariado, ao deixarem a exclusividade do espaço doméstico, ao continuarem seus estudos, ao criticarem o agronegócio, ao pensarem estratégias contra a mineração – essas últimas, ameaças cada vez mais presentes. Conclui-se que as experiências de produção associada, vivenciadas pela juventude e mulheres do Assentamento Roseli Nunes, reafirmam o trabalho como princípio educativo, contribuindo para o fortalecimento da sua relação com a terra, que sugere uma produção da existência (material e imaterial) alternativa ao modo de produção capitalista.
Resumo em lingua estrangeira: This work is the result of a PhD research developed from the Study and Research Group on Labor and Education (GEPTE), in the line “Social Movements, Politics and Popular Education”, of the Institute of Education (IE) of the Graduate Program in Education (PPGE), of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). This study had as general objective to know what the youth and women of Roseli Nunes Settlement learn, who collaborate to produce their existence, as well as what they have to teach about economic-social relations and how they experience a form of work articulated to a broader movement in defense of another society project. The research was carried out at Roseli Nunes Settlement (Mirasol D’Oeste- MT), conquered by an intense process of struggle of the Landless Rural workers Movement (MST), in which today more than 331 families live, mostly producing existence from agriculture, especially agro-ecological one. It is a study based on dialectical historical materialism and that used elements of participant research, as it has also made use of interviews, round table discussions, participant observation and records in field diary. Among the results found the following ones stand out: the learnings originating from the members/self-management work; the challenges of producing agroecologically in the midst of the agribusiness advance and investments; the objective conditions for the production disposal and commercialization; the non-continuity of the young people groups. It is also identified that this youth and women located in this empirical field have struggles and resistances that materialize in the daily life of their stocks, when they produce without pesticides, when they question paid work, when they leave the exclusivity of the domestic space, when they continue their studies, when they criticize agribusiness, by thinking about strategies against mining – the latter ones considered increasingly present threats. It is concluded that the experiences of associated production, experienced by the youth and women of Roseli Nunes settlement, reaffirm work as an educational principle, contributing to the strengthening of their relationship with the land, which suggests an alternative production of existence (material and immaterial) to the capitalist mode of production.
Palavra-chave: Trabalho
Educação
Produção associada
Juventude
Mulheres
Palavra-chave em lingua estrangeira: Work
Education
Collaborative production
Youth
Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: AZEVEDO, Eva Emilia Freire do Nascimento. Trabalho, educação e produção associada: experiências de jovens e mulheres do assentamento Roseli Nunes em Mirassol D'Oeste – MT. 2020. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3990
Data defesa documento: 13-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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