Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3995
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O uso intenso das tecnologias da informação e comunicação na educação básica em tempos de pandemia : do estranho ao possível |
Autor(es): | Castro, Michele Marta Moraes |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Casagrande, Ana Lara |
Membro da Banca: | Bonilla, Maria Helena Silveira |
Resumo : | O desígnio elementar desta dissertação é compreender como ocorreu o processo de utilização de recursos tecnológicos pela comunidade escolar na oferta da educação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante a pandemia COVID-19, o que nos instigou à seguinte pergunta norteadora: como ocorreu o processo de utilização de recursos tecnológicos pela comunidade escolar na oferta da educação mediada pelas TIC e quais os principais desafios enfrentados durante a pandemia COVID-19? A investigação foi desenvolvida no âmbito do mestrado, parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas e está vinculada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). No percurso do trabalho buscou-se entender as ações que impactam diretamente as escolas públicas de educação básica na oferta da educação mediada pelas TIC, identificar os principais desafios enfrentados e conhecer como se deu as apropriações tecnológicas, por parte da comunidade escolar. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa e foi adotada por meio de análise documental, questionários, observação participante e entrevistas. Tem por lócus duas escolas municipais situadas na cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso. Nesse entorno, de crise sanitária, pareceu ser um momento fecundo para um experimento de possibilidades com o advento da pandemia COVID-19, em que escolas públicas e privadas, em caráter excepcional, incluíram em seus ambientes formativos o uso intenso das TIC. Partindo da investigação subsidiada pelo aporte teórico, foi gerada a análise dos resultados que se resumem em três grandes temáticas: 1) Sobre o uso intenso de dispositivos e aplicativos, que indicou aula por meio do WhatsApp, @Portal da Escola Cuiabana, TV Mais e outros aplicativos. Articulamos ainda, estes usos à era dos algoritmos, tecendo uma análise crítica às plataformas educacionais, questões de dados e privacidade; 2) “Re”fundar da docência, onde mostramos os enfrentamentos, resistências e desamparos, além das potencialidades encontradas; 3) As famílias e a escolarização em desigualdades, na qual expomos as situações dos exilados da Internet que não puderam se apropriar dos valores que as TIC fornecem. Os resultados da pesquisa expedem diversas TIC utilizadas durante as ofertas das aulas, além de remeter a oportunidades e desafios encarados que foram colhidos pela possibilidade dos instrumentos desta pesquisa. Ressaltamos que esta investigação poderá auxiliar um futuro levantamento sobre a temática e subsidiar análises de práticas pedagógicas mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: The main objective of this dissertation is to understand how the process of the use of
technological resources by the school community in the educational offer mediated by
Information and Communication Technologies (ICT) during the COVID-19 pandemic,
identifying the main challenges faced. The research was developed within the scope of the
master's degree, an integral part of the Postgraduate Program in Education (PPGE), of the
Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the research line School Organization, Training
and Pedagogical Practices and is linked to the Research Group Laboratory of Studies on
Information and Communication Technologies in Education (LêTECE). In the course of the
work, we sought to understand the actions that directly impact public elementary schools in the
offer of ICT-mediated education, to identify the main challenges faced, to know how the
technological appropriations were made by the school community, which led us to the following
guiding question: how was the process of using technological resources by the school
community in the offer of ICT-mediated education and what were the main challenges faced
during the COVID-19 pandemic? The research has as its methodological strategy the qualitative
approach that was adopted through documentary analysis, forms, participant observation, and
interviews. This research was conducted in two municipal schools located in the city of Cuiabá,
in the state of Mato Grosso. In this environment of a health crisis, it seemed to be a propitious
moment for an experiment of possibilities with the arrival of the COVID-19 pandemic, in which
public and private schools, in an exceptional way, included in their formative environments the
intensive use of ICT. It should be noted that from the research supported by the theoretical
contribution, the analysis of the results was generated and summarized in three major themes
on the intensive use of devices and applications, the "re"found of teaching and families and
schooling in inequalities. The results of the research present a documentary analysis, the various
uses of ICT employed during the supply of classes, besides alluding to the possibilities and
challenges faced that were collected by the timeliness of the instruments of this research. We
emphasize that the mapping of the ICT used, carried out by this research, may help in further
research on the subject and support the analysis of pedagogical practices mediated by
Information and Communication Technologies. RESUMEN: El objetivo principal de esta disertación es comprender las prácticas de uso de los recursos tecnológicos por parte de la comunidad escolar en la oferta educativa mediada por las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) durante la pandemia de COVID-19, identificando los principales desafíos enfrentados. La investigación fue desarrollada en el ámbito de la maestría, parte integrante del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), de la Universidad Federal de Mato Grosso (UFMT), en la línea de investigación Organización Escolar, Formación y Prácticas Pedagógicas y está vinculada al Grupo de Investigación Laboratorio de Estudios sobre Tecnologías de la Información y Comunicación en la Educación (LêTECE). En el transcurso del trabajo se buscó comprender las acciones que impactan directamente a las escuelas públicas de educación básica en la oferta de educación mediada por las TIC, identificar los principales desafíos enfrentados; conocer cómo se dieron las apropiaciones tecnológicas por parte de la comunidad escolar, lo que nos instigó a la siguiente pregunta guía: ¿cómo se dio el proceso de utilización de los recursos tecnológicos por parte de la comunidad escolar en la oferta de educación mediada por las TIC y cuáles fueron los principales desafíos enfrentados durante la pandemia COVID-19? La investigación tiene como estrategia metodológica el enfoque cualitativo que se adoptó a través del análisis documental, la observación participante y entrevistas. Esta investigación se llevó a cabo en dos escuelas municipales situadas en la ciudad de Cuiabá, en el estado de Mato Grosso. En este entorno de crisis sanitaria, pareció ser un momento propicio para un experimento de posibilidades con la llegada de la pandemia COVID-19, en el que las escuelas públicas y privadas, de forma excepcional, incluyeron en sus entornos formativos el uso intensivo de las TIC. Cabe destacar que, a partir de la investigación soportada por el aporte teórico se generó el análisis de los resultados que se resumen en tres grandes temáticas: 1) Sobre el uso intensivo de dispositivos y aplicaciones, con clase a través de WhatsApp, @Portal da Escola Cuiabana, TV Mais y otras aplicaciones. También articulamos estos usos a la era de los algoritmos, teniendo un análisis crítico de plataformas educativas y problemas de privacidad; 2) El "re"fundar de la enseñanza, donde mostramos los enfrentamientos, las resistencias y los desamparos, además de los potenciales encontrados; 3) En las familias y la escolarización en las desigualdades, exponemos las situaciones de los exiliados de Internet que no podrían apropiarse de los valores que aportan las TIC. Los resultados de la investigación presentan diversos usos de las TIC empleados durante la oferta de clases, además de aludir a las posibilidades y desafíos enfrentados que fueron recogidos por la oportunidad de los instrumentos de esta investigación. Destacamos que el mapeo de las TIC utilizadas, realizado por esta investigación, podrá ayudar en una futura investigación sobre el tema y respaldar el análisis de las prácticas pedagógicas mediadas por las Tecnologías de la Información y la Comunicación. |
Palavra-chave: | Tecnologia da informação e comunicação COVID-19 Prática pedagógica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Information and communication technologies COVID-19 Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CASTRO, Michele Marta Moraes. O uso intenso das tecnologias da informação e comunicação na educação básica em tempos de pandemia: do estranho ao possível. 2022. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3995 |
Data defesa documento: | 22-Feb-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Michele Marta Moraes Castro.pdf | 4.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.