Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4006
Tipo documento: Dissertação
Título: Agricultura familiar e reforma agrária em Mato Grosso : os desafios para o desenvolvimento do assentamento Córrego do Ouro na microrregião de Cuiabá
Autor(es): Costa, Helene Lima da
Orientador(a): Rossetto, Onélia Carmem
Membro da Banca: Rossetto, Onélia Carmem
Membro da Banca: Cleps Junior, João
Membro da Banca: Dal Pozzo, Clayton Ferreira
Resumo : Segundo os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 (IBGE 2018) o estado de Mato Grosso é ocupado por 118. 676 estabelecimentos rurais em 54 830 819 ha. Esse modelo de atividade se configura não somente no âmbito econômico, mas também sustentável e ecológico, partindo do princípio da qualidade de vida. Diante desse contexto, este texto pretende apresentar determinadas visões sobre a agricultura familiar no pensamento econômico e social e busca conhecer a realidade da agricultura familiar no Assentamento Córrego do Ouro na Microrregião de Cuiabá, a fim de analisar os desafios e dificuldades da produção e venda de seus produtos, além de apontar alternativas que tentem minimizar dificuldades encontradas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada revisão bibliográfica, além da realização de 22 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que 68% das famílias possuem 1 ou mais membros vendendo sua força de trabalho em empresas localizadas nas proximidades do assentamento e 50% possuem 1 ou mais membros aposentados, elemento que contribui sobremaneira para o incremento da renda familiar. A maior parte da produção agrícola e destinada a subsistência haja vista que, os entrevistados enumeraram as principais dificuldades para comercialização, são elas: falta de transporte e/ou estradas, o valor dos insumos é alto e o preço de venda por vezes, não cobre os custos da produção, deficiência nas orientações técnicas e fragilidade da organização comunitária. Em relação ao crédito, 90% dos assentados já tiveram acesso ao crédito: pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar - PRONAF A. O desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida exigem ações de resiliência, entre elas, a subordinação ao capital empresarial, portanto, a autonomia camponesa almejada com a posse da terra ainda está no âmbito da utopia. A dissertação pretende trazer uma contribuição para o debate atual sobre o papel e a importância da agricultura familiar no rural brasileiro, particularmente quanto à sua resiliência em um quadro de concentração da produção e de esvaziamento demográfico do campo.
Resumo em lingua estrangeira: Según datos preliminares del Censo Agrícola 2017 (IBGE 2018), el estado de Mato Grosso está ocupado por 118,676 establecimientos rurales en 54 830 819 ha. Este modelo de actividad está configurado no solo en lo económico, sino también sostenible y ecológico, en base al principio de calidad de vida. Dado este contexto, este texto tiene como objetivo presentar ciertos puntos de vista sobre la agricultura familiar en el pensamiento económico y social y busca conocer la realidad de la agricultura familiar en el Gold Stream Settlement en la Microrregión de Cuiabá, para analizar los desafíos y las dificultades de producción y venta de sus productos y señalan alternativas que intentan minimizar las dificultades encontradas. Para lograr los objetivos propuestos, se realizó una revisión de la literatura, además de 22 entrevistas semiestructuradas. Los resultados muestran que el 68% de las familias tienen 1 o más miembros que venden su fuerza laboral en empresas ubicadas cerca del asentamiento y el 50% tienen 1 o más miembros jubilados, lo que contribuye en gran medida al aumento de los ingresos familiares. La mayor parte de la producción agrícola y de subsistencia, dado que los encuestados enumeraron las principales dificultades para la comercialización, son: falta de transporte y / o carreteras, el valor de los insumos es alto y el precio de venta a veces no cubre costes de producción, falta de orientación técnica y fragilidad de la organización comunitaria. En relación con el crédito, el 90% de los colonos ya han tenido acceso al crédito: a través del Programa Nacional de Agricultura Familiar - PRONAF A. El desarrollo local y la mejora de la calidad de vida requieren acciones de resiliencia, incluida la subordinación al capital corporativo, por lo tanto, la autonomía campesina dirigida a la tenencia de la tierra todavía está dentro del alcance de la utopía. La disertación tiene como objetivo contribuir al debate actual sobre el papel y la importancia de la agricultura familiar en las zonas rurales de Brasil, en particular con respecto a su capacidad de recuperación en un contexto de concentración de la producción y el vaciamiento demográfico del campo.
Palavra-chave: Agricultura familiar
Reforma agrária
PA Córrego do Ouro
Município de Santo Antônio de Leverger
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agricultura familiar
Reforma agraria
PA Gold Stream
Municipio de Santo Antônio de Leverger
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: COSTA, Helene Lima da. Agricultura familiar e reforma agrária em Mato Grosso: os desafios para o desenvolvimento do assentamento Córrego do Ouro na microrregião de Cuiabá. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4006
Data defesa documento: 6-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Helene Lima da Costa.pdf3.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.