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http://ri.ufmt.br/handle/1/4028
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Negra lésbica : na ginga de uma identidade |
Autor(es): | Lemes, Graziely dos Reis |
Orientador(a): | Mariano, Carmem Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Mariano, Carmem Lúcia Sussel |
Membro da Banca: | Scudder, Priscila de Oliveira Xavier |
Membro da Banca: | Meneses, Gerson Galo Ledezma |
Resumo : | Neste texto, que compõe minha pesquisa de Mestrado em Educação, reflito sobre minhas próprias experiências enquanto mulher negra e lésbica, não sob uma ótica umbiguista, nem como um outro, marginalizado, cuspido e esfolado, mas sim em diálogo com autores e autoras tais como Audre Lorde, bell hooks, Ângela Davis, Glória Anzaldúa e Frantz Fanon, assim como com trabalhos de Djamila Ribeiro, Lélia Gonzales, Carolina Maria de Jesus e Neusa Santos. Eu não sou um outro, mas entender isso é um processo diário aqui compartilhado, no limite das contingências de tempo, no intuito de tomar consciência dos processos de formação de identidade enquanto mulher negra, lésbica e pesquisadora, afetada pela colonização, em um contexto em que o meu corpo-outro é analisado, no máximo, como objeto e raramente como sujeito. Permito-me então questionar: de onde partem os discursos que se levantam sobre o meu corpo? O que eles pretendem? A quem eles servem? Como o meu corpo é atravessado por esses discursos? Onde ele se insere na escala de poder? A busca por tais respostas e a constatação da posição de subalternidade desencadearam muitas outras questões e muitas outras angústias. Esta dissertação debruça-se sobre algumas delas na tentativa de desmistificar os corpos considerados humanos e os corpos considerados “de raça” inferiores. A metodologia adotada se revela em caminhos de investigação que se abrem pelas matas da teoria interseccional. Para tal, o recurso do qual lanço mão como ferramenta de análise é a reflexividade que se sustenta nas epistemologias dos saberes subalternos e na autoetnografia. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this text, which composes my Master's research in Education, I reflect about my own experiences as a black and lesbian woman, not in a self involved way, or as another abject person, marginalized, spited and skinned, but in dialogue with authors and authoress such as Audre Lorde, Bell Hooks, Angela Davis, Glória Anzaldúa and Frantz Fanon, as well as with works wrote by Djamila Ribeiro, Lélia Gonzales, Carolina Maria de Jesus and Neusa Santos. I am not another abject person, but to understand this is a daily process shared here, within the limits of time´s contingencies, in order to be aware of the identity formation processes as a black, lesbian and researcher woman, affected by colonization, in a context in which my otherbody is analyzed as an object and rarely as a subject. Then I ask myself: Where do the speeches that talk about my body arise from? What do they want? Who do they serve? In which different ways is my body going through these speeches? Where is it located in the scale of power? The search for such answers and the finding of the position of subalternity have triggered many other questions and many other anxieties in me. This dissertation looks into some of them in the attempt to demystifying the bodies considered human and the bodies considered inferior concerning racial questions. The methodology adopted is revealed in research paths that are opened by the jungles of intersectional theory. For this, I used the reflexitivity as a tool for analysis, which is sustained by the epistemologies of subaltern´s knowledge. |
Palavra-chave: | Interseccionalidade Colonialidade Identidade Feminismo negro |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Intersectionality Coloniality Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | LEMES, Graziely dos Reis. Negra lésbica: na ginga de uma identidade. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4028 |
Data defesa documento: | 29-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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