Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4029
Tipo documento: Dissertação
Título: O processo de formação centrado na escola : o contexto de uma unidade educativa de Sinop-MT
Autor(es): Carlucci, Maria Albanisa de Oliveira
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Martins, Rosana Maria
Membro da Banca: Bitencourt, Loriége Pessoa
Resumo : A presente produção versa sobre uma pesquisa que resultou de diálogo e estudo no âmbito do mestrado em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/ICHS/UFMT/CUR). A questão central que envolve a problemática da pesquisa foi: “Como a formação pela escola é concebida e qual a contribuição dessa formação na ressignificação da prática pedagógica do professor em sala de aula?”. Como objetivo geral, a pesquisa pretende investigar se a formação centrada na escola privilegia a análise e a reflexão por parte dos professores e a contribuição na ressignificação da prática pedagógica no contexto escolar. Este trabalho investigativo foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Sinop, Mato Grosso, tendo como sujeitos participantes cinco professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, sendo um de cada turma, já que o quarto e o quinto ano desenvolvem as atividades com mais de um professor. Para a análise dos dados, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa numa perspectiva dialética, fundamentada em autores como Konder (2008), Bogdan e Biklen (1994), Oliveira (2016), Rodriguez (2014), tendo como possibilidade a compreensão dos fenômenos sociais, num movimento capaz de possibilitar e atingir o cerne da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a efetivação deste estudo, no intuito de apreender o movimento do objeto de estudo, foram a entrevista semiestruturada, a análise documental, a observação direta em sala de aula e dos momentos de formação que acontecem na escola. A educação é aqui estudada numa visão libertadora, progressista, crítica/consciente numa direção da práxis. Diante dessas concepções, apresento autores que contribuíram com o diálogo para compreender educação, formação e prática pedagógica: Franco (2012), Freitas (2004), Paro (2008), Godoy (2009), Carvalho (2005; 2017), Veiga (2009), Brandão (1982), Imbernón (2009; 2016), Freire (1977; 1996; 2001), entre outros, que defendem uma formação no próprio contexto de atuação, num processo reflexivo a partir da realidade para a práxis humana. A escola que sediou a pesquisa tem um projeto de formação no qual os estudos têm a colaboração de professores da Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Os dados apontaram que os professores são conscientes do quanto a formação na escola é importante, por subsidiar a reflexão da prática pedagógica. Dessa forma, mesmo admitindo a existência de lacunas, atribuem as mudanças em suas práticas à formação centrada na escola, a qual possibilita reflexão, avaliação e organização do trabalho pedagógico a partir de sua realidade concreta. Porém, a demanda de documentos enviados pela Secretaria subtrai o tempo de estudos e discussões, e pouco resta para o aprofundamento do que diz respeito às práticas pedagógicas. Nesse sentido, há necessidade de uma reestruturação capaz de favorecer uma configuração de formação centrada na escola numa perspectiva permanente e que possa propiciar a autoformação dos sujeitos.
Resumo em lingua estrangeira: The present production discusses a research which resulted from dialogue and study in the scope of master’s in Education, linked to the Graduate Program in Education of the Institute of Human and Social Sciences of the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Rondonópolis (PPGEdu/ICHS/UFMT/CUR). The central issue which involves the problematic of the research was: “How is the teacher education in school developed and what is the contribution of this education in the redimensioning of the pedagogical practice of the teacher in the classroom?”. As main objective, the research intends to investigate if the teacher education centered in the school favors the analysis and the reflection by the teachers and the contribution in the redimensioning of the pedagogical practice in the school context. This investigative task was developed in a public school of the Municipal Teaching System of Sinop, Mato Grosso, having as subject participants five teachers of first to fifth grade of basic education, being one from each class, since fourth and fifth grade develop activities with more than one teacher. For the data analysis, the research presents a qualitative approach in a dialectical perspective, based on authors like Konder (2008), Bogdan and Biklen (1994), Oliveira (2016), Rodriguez (2014), having as possibility the comprehension of the social phenomena, in a movement capable of enabling and reaching the research core. The instruments utilized for the realization of this study, in an attempt of learning the movement of the object of study, were the semi structured interview, the documental analysis, the direct observation in the classroom and the moments of teacher education which happen in the school. The education is here studied in a liberating, progressive, critical/conscious perspective in a direction of the praxis. In the face of such conception, authors which contributed with the dialogue in order to comprehend education, teacher education and pedagogical practice are presented: Franco (2012), Freitas (2004), Paro (2008), Godoy (2009), Carvalho (2005; 2017), Veiga (2009), Brandão (1982), Imbernón (2009; 2016), Freire (1977; 1996; 2001), among others, who defend teacher education in the particular context of practice, in a reflexive process from the reality to the human praxis. The school which hosted the research has a project of education in which the studies have the collaboration of teachers from the Education and Language Faculty (FAEL) of the State University of Mato Grosso (UNEMAT). The data pointed out that the teachers are conscious of how much the teacher education in the school is important, for subsidizing the reflection of the pedagogical practice. Therefore, even though they admit the existence of gaps, they attribute the changes in their practice to the teacher education centered in the school, which enables reflection, evaluation and organization of the pedagogical work from their concrete reality. However, the demand of the documents sent by the Department subtracts time of study and discussions, and little is left for the further development of what refers to pedagogical practices. In this respect, there is the need of a restructuring capable of favoring a configuration of teacher education centered in the school in a permanent perspective and which can provide the self-development of the individuals.
Palavra-chave: Educação
Formação centrada e permanente
Prática pedagógica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Centered and permanent teacher education
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: CARLUCCI, Maria Albanisa de Oliveira. O processo de formação centrado na escola: o contexto de uma unidade educativa de Sinop-MT. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4029
Data defesa documento: 19-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Maria Albanisa de Oliveira Carlucci.pdf1.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.