Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Wenderson Alves de-
dc.date.accessioned2017-07-26T17:20:31Z-
dc.date.available2015-04-24-
dc.date.available2017-07-26T17:20:31Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wenderson Alves de. Práticas instrucionais de aprendizagem ativa em física para o ensino médio. 2014. xii, 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/402-
dc.description.abstractThe context of Physics for High School has nowadays prioritized the learning of concepts related to the practice and the daily life of students. The purpose of this work is to focous on concepts and applications of Physics for High School students by using Active Learning techniques. The Active Learning methodology is based on the premise that the learning process is, by nature, an individual effort, and also that different people learn from different ways. In this context, activities in classroom such as debates, competitions, games, and group work generate a motivating environment and direct the enhancement of student learning. The study presented here was conducted at the Escola Estadual Estevão Alves Corrêa, located in Cuiabá – MT, alone the years of 2012 and 2013. We have used Active Learning strategies, such as virtual Electromagnetism experiences for the third year, “Knowledge Bowl " on Newton's laws and Mechanical Energy for the first year, anticipation of the concepts of potency and Energy for some secondary students at their homes, and experimental Optical practices for the second year. The goal of this methodology is to improve the performance of students on assessments, encourage personal skills, such as observation, concentration, creativity, and trial practice. Comparisons between the obtained results to the standard education have shoos evidences that the strategies used in this study enhance the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-07-14T14:44:35Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wenderson Alves de Oliveira.pdf: 4994346 bytes, checksum: 2cdedf6f20a8919d75286fea5159c21d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-07-26T17:20:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wenderson Alves de Oliveira.pdf: 4994346 bytes, checksum: 2cdedf6f20a8919d75286fea5159c21d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T17:20:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Wenderson Alves de Oliveira.pdf: 4994346 bytes, checksum: 2cdedf6f20a8919d75286fea5159c21d (MD5) Previous issue date: 2014-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas instrucionais de aprendizagem ativa em física para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordTópicos de físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.contributor.advisor1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Max de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959895953441634pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Erica de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7058872675355251pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3127574718031009pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o contexto da Física para o ensino médio tem priorizado a aprendizagem de conceitos que estejam relacionados com a prática e com o cotidiano dos alunos. A proposta deste trabalho está voltada a aplicações da Física para alunos do ensino médio utilizando-se de técnicas da Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa, por sua vez, está baseada nas premissas de que a aprendizagem é, por natureza, um esforço individual, e também que pessoas diferentes aprendem de maneiras diferentes. Relacionado a isto, atividades realizadas em sala de aula, como debates, gincanas, jogos e trabalhos em grupo geram um ambiente motivador e direcionado à potencialização da aprendizagem do aluno. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Estevão Alves Corrêa, situada em Cuiabá – MT, durante os anos de 2012 e 2013. Como estratégias da Aprendizagem Ativa, utilizamos experiências virtuais de Eletromagnetismo para turmas do 3º Ano; “Gincana do Conhecimento” sobre Leis de Newton e Energia Mecânica para uma turma do 1º Ano; antecipação dos conceitos de Potência e Energia Elétrica para alguns alunos do 2º Ano em suas residências, e práticas experimentais de Óptica para turmas do 2º ano. O desenvolvimento dessa metodologia busca melhorar o rendimento nas avaliações dos alunos, estimular capacidades pessoais como observação, concentração, criatividade, e a prática experimental. A comparação dos resultados obtidos com os do ensino convencional evidenciou que as estratégias utilizadas neste trabalho melhoram o aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Topics in physicspt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Guadagnini, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0476257235034440pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Wenderson Alves de Oliveira.pdf4.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.