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http://ri.ufmt.br/handle/1/4031
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Programa de apoio aos dirigentes municipais de educação : articulações e interpretações |
Autor(es): | Menezes, Pamela Jordana de |
Orientador(a): | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da |
Membro da Banca: | Pires, Luciene Lima de Assis |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Resumo : | Este trabalho dissertativo resulta de uma investigação que está inscrita na Linha de Pesquisa políticas públicas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis, tendo como tema o Programa de apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME). Seu objetivo foi analisar os significados atribuídos à política de gestão, configurada como Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação com base nos textos políticos que a materializam e, ainda, sua relação com os significados construídos nos textos da política de formação dos dirigentes municipais, instituída pela UFMT, nos moldes de especialização Lato Sensu. Para o alcance do objetivo proposto, optou-se pelo método denominado abordagem do ciclo de políticas, desenvolvido por Stephen J. Ball e seus colaboradores. Tal método propõe uma análise de todo percurso de formação de uma política pública, estabelecendo três contextos de análises: influência, produção de texto e da prática. O estudo foi realizado considerando que os citados contextos são inter-relacionados e não se constituem em etapas lineares, apresentando cada um, arenas, grupos de interesses e embates. Pode-se ressaltar, por fim, que o principal objetivo proposto na política do PRADIME é aprimorar a formação dos dirigentes municipais e equipe técnica do quadro das Secretarias Municipais de Educação, para atuarem nas áreas de gestão educacional e escolar dos sistemas de ensino, de forma a contribuir para o fortalecimento e o alcance da excelência na qualidade, segundo os princípios da gestão democrática, bem como para que esses atores municipais exerçam seu papel estratégico na articulação de políticas educacionais nos respectivos logradouros, o que está em consonância com os objetivos propostos pela política de formação, em nível de especialização, instituída pela UFMT, apesar de apresentar pontos de contradição no que diz respeito a inclusão de algumas práticas advindas de um modelo de gestão calcado em princípios gerencialistas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis paper is the result of an investigation which is inscribed in the Research Line Educational Public Policies in the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, campus of Rondonópolis, having as theme the Program of Support to the Municipal Educational Directors (PRADIME). The aim was to analyze the meaning attributed to the policy of management, constituted as Program of Support to the Municipal Educational Directors based on the policy texts which materialize it and, in addition, its relation with the meanings constructed in the texts of the policy of preparation training for the municipal directors, instituted by UFMT, in the form of Lato Sensu Post-graduate. In order to reach the proposed aim, we opted for the method denominated approach of policy cycle, developed by Stephen J. Ball and his collaborators. Such method proposes an analysis of all the history of constitution of a public policy, establishing three contexts of analysis: influence, production of text and of the practice. The study was carried out considering that the cited contexts are interrelated and do not constitute themselves in linear stages, presenting each one, arenas, groups of interests and conflict. Is possible to highlight, eventually, that the main objective proposed in the policy of PRADIME is to improve the preparation training of the municipal directors and the tech staff of the scenario of the Education Municipal Secretaries, to act in the areas of educational and school management of the teaching systems, in order to contribute to the improvement and the attainment of the excellence in the quality, as well as so that these municipal actors exercise their strategic role in the articulation of educational policies in the corresponding designations, which is in line with the objectives proposed by policy of preparation training, in the post-graduate level, instituted by UFMT. |
Palavra-chave: | PRADIME UFMT Políticas públicas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | PRADIME UFMT Public policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | MENEZES, Pamela Jordana de. Programa de apoio aos dirigentes municipais de educação: articulações e interpretações. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4031 |
Data defesa documento: | 15-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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