Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4032
Tipo documento: Dissertação
Título: A inserção da educação ambiental no ensino superior : uma reflexão com coordenadores de ensino da Universidade Federal de Mato Grosso Câmpus de Rondonópolis
Autor(es): Araújo, Rosa Beatriz de
Orientador(a): Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Santos, Ivanete Rodrigues dos
Membro da Banca: Almeida, Roselaine Bonfim de
Resumo : Este texto dissertativo resulta de uma pesquisa inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação que tem como objetivo compreender, como os coordenadores de ensino dos cursos de graduação tem entendido a Educação Ambiental, regulamentada pela Lei 9.795/99, conforme suas expectativas no tocante à inserção do que estabelece este item da citada Lei nos Projetos Pedagógicos de Curso. A Educação Ambiental é uma educação primordial, que conscientiza os cidadãos a prezarem a sustentabilidade no seu cotidiano e em suas relações profissionais e socioambientais. Desta forma, as instituições de ensino superior devem preparar os futuros profissionais para a vida profissional bem como para o convívio em sociedade, despertando a consciência socioambiental, investindo em ações de educação ambiental. Tomamos como referenciais teóricos as leis de educação ambiental e em especial a Lei nº 9.795/99 que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Esta pesquisa contribuirá para o debate contemporâneo sobre a Responsabilidade Socioambiental, sobretudo no âmbito do ensino superior e da formação consciente de futuros profissionais, uma vez que temas relacionados à Educação Ambiental são ainda de pouca repercussão na área do ensino em todas as modalidades e todos os níveis acadêmicos. A Metodologia de Investigação Comunicativa pressupõe a realidade como processo, tendo como base algo que está sendo construído e interpretado coletivamente, baseia-se na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, bem como o conceito de Dialogicidade de Freire. Optamos por utilizar duas técnicas: entrevista comunicativa em profundidade e grupo de discussão comunicativo. Foram três fases nesse processo metodológico, sendo as duas primeiras individuais e a última em grupo. A construção do entendimento sobre a Educação Ambiental se deu ao longo do processo de pesquisa, o grupo chegou a um pensamento comum, do quão é importante à inserção da Educação Ambiental no ensino superior e muito tem o que se pensar e fazer sobre a temática na universidade.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation results from a research enrolled in the Graduate Program in Education that aims to understand how the education coordinators of undergraduate courses have understood Environmental Education, regulated by Law 9.795 / 99, according to their expectations regarding the insertion of what establishes this item of said Law in the Pedagogical Projects of Course. Environmental Education is a primordial education, which makes citizens aware of the importance of sustainability in their daily life and in their professional and socio-environmental relations. In this way, higher education institutions should prepare future professionals for professional life as well as for living in society, arousing social and environmental awareness, investing in environmental education actions. We take as theoretical references the environmental education laws, and especially Law No. 9.795 / 99, which establishes the National Environmental Education Policy. This research will contribute to the contemporary debate on Socio-environmental Responsibility, especially in the field of higher education and the conscious formation of future professionals, since themes related to Environmental Education are still of little repercussion in the area of education in all modalities and all academic levels. The Communicative Investigation Methodology presupposes reality as a process, based on something that is being constructed and interpreted collectively, is based on the Habermas Theory of Communicative Action, as well as the concept of Freire's Dialogicity. We chose to use two techniques: communicative indepth interview and communicative discussion group. There were three phases in this methodological process, the first two being individual and the last in a group. The construction of the understanding about Environmental Education occurred throughout the research process, the group came to a common thought, how important is the insertion of Environmental Education in higher education and much to think and do about the subject in the university.
Palavra-chave: Educação ambiental
Responsabilidade socioambiental
Ensino superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Socio-environmental responsibility
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: ARAÚJO, Rosa Beatriz de. A inserção da educação ambiental no ensino superior: uma reflexão com coordenadores de ensino da Universidade Federal de Mato Grosso Câmpus de Rondonópolis. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4032
Data defesa documento: 22-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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