Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4034
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ressonâncias autobiográficas em educação : narrativas de uma professora-mãe sobre o autismo |
Autor(es): | Souza, Simone de Paula Rocha |
Orientador(a): | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari |
Membro da Banca: | Martins, Rosana Maria |
Resumo : | Esta dissertação resulta da pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. A pesquisa se propôs, enquanto objetivo, a narrar, de forma crítica, reflexiva e sensível minhas experiências com uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo, desde seu nascimento até os seis anos de idade, período em que finalizo a pesquisa. O tema é a narrativa autobiográfica de uma mulher-professora-mãe de uma criança com autismo e suas ressonâncias com uma educação de sensibilidade. O problema que moveu a pesquisa foi assim formulado: De que maneira a narrativa autobiográfica de uma professora do Atendimento Educacional Especializado e mãe de uma criança com autismo pode contribuir para uma educação de sensibilidade? O referencial teórico vem da fenomenologia de Merleau-Ponty (1999, 2002, 2009) e Marcos Ferreira-Santos (2004, 2012, 2014, 2017), em um diálogo com as perspectivas metodológicas da narrativa autobiográfica de Josso (2007, 2012), Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2011, 2012, 2016). A partir desse diálogo me propus a escutar as diversas vozes que ecoam como formas de linguagem da criança com Transtorno do Espectro Autista em suas diferentes formas de brincar. Sons que brotam e rompem barreiras. No constructo do vivido, alicerçado aos fundamentos teóricos, que fui tateando e desvendando as potencialidades dessas aprendizagens mútuas em uma interação afetiva, criativa e lúdica. Minha grande aposta na pesquisa foi sensibilizar as pessoas a se lançarem no caminho da acreditação e nas possibilidades de aprendizagens que a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo pode alcançar. É uma pesquisa autobiográfica que tenciona discutir sobre o lugar do Outro, em uma existência que se tece na diferença. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis results from the master’s research developed in the Postgraduate Studies in Education of the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) in the Line of Research Infancy, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity. The research proposed, as far as objective, to narrate, in a critic, reflexive and sensitive way my experiences with a child with Autism Spectrum Disorder, since birth up to 6 years of age, period in which I end the research. The theme is the autobiographical narrative of a woman-teacher-mother of a child with autism and its impacts with an education of sensitivity. The problem which propelled the research was formulated as such: In what way can an autobiographical narrative of a teacher of Specialized Education Service and mother of a child with autism contribute to an education of sensitivity? The theoretical reference arises from the phenomenology of Merleau-Ponty (1999, 2002, 2009) and Marcos Ferreira-Santos (2004, 2012, 2014, 2017), in a dialogue with the methodological perspectives of the autobiographical narrative of Josso (2007, 2012), Delory-Momberger (2012) and Passeggi (2011, 2012, 2016). From this dialogue I proposed to listen to the various voices which echo like forms of language of the child with Autism Spectrum Disorder in the different forms of play. Sounds which arise and break barriers. In the construct of the experience, based on theoretical principles, that I searched and discovered the potentials of these mutual learnings in an affective, creative and playful interaction. My biggest focus in the research was to raise people’s awareness to launch in the way of certification and in the possibilities of learnings that a Person with Autism Spectrum Disorder can reach. It is an autobiographical research which intends to discuss about the place of the Other, in an existence which weaves itself in the difference. |
Palavra-chave: | Narrativas autobiográficas Autismo Educação Fenomenologia Educação de sensibilidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Autobiographical narratives Autism Education Phenomenology Education of sensitivity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | SOUZA, Simone de Paula Rocha. Ressonâncias autobiográficas em educação: narrativas de uma professora-mãe sobre o autismo. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4034 |
Data defesa documento: | 29-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Simone de Paula Rocha Souza.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.