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Tipo documento: Dissertação
Título: Oficinas de autobiograficzine : um estudo dialógico com bolsistas do PIBID
Autor(es): Rey, Ketheley Leite Freire
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Membro da Banca: Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo investigar e discutir que concepções acerca da docência têm os acadêmicos de Letras e de Pedagogia de uma Universidade pública do município de Sinop-MT, Brasil, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, recorremos aos estudos de Garcia (2008, 2009, 2011), Schön (1995), Alarcão (1996) para o entendimento sobre Desenvolvimento Profissional, relacionando-o à profissão e sobre a forma como os professores definem a si mesmos e aos outros, considerando, nesse sentido, que as identidades profissionais configuram-se em diferentes contextos ao longo da vida. Buscamos aporte teórico em Bakhtin e o Círculo (1929; 1952-53; 1970-71/1979; 1974/1979) sobre a linguagem, interação e gêneros discursivos. De Vygotsky (1930; 1934; 1935), igualmente refletimos sobre a linguagem como forma de interação, buscando aliar as reflexões dos dois autores para os objetivos deste trabalho. Além disso, buscaremos em Paes de Barros (2005; 2009) embasamento acerca dos conceitos da multimodalidade. Em seguida, apontamos as considerações pertinentes ao gênero fanzine, sua história, contexto de produção, uso na atualidade e utilização na escola em Magalhães (2003), Guimarães (2004; 2005), Nascimento (2010), Pinto (2013), Busanello (2015), Gonçalo Júnior (2015). Procuramos, então, desvelar as concepções dos acadêmicos acerca da docência, por meio de reflexões sobre a prática docente. Para tanto, realizamos encontros no formato de oficina, com os sujeitos (acadêmicos), coordenadores do subprojeto do PIBID e supervisores das Escolas Municipais de Educação Básica. Nesse contexto, coletamos os dados por meio de gravação, registro fotográfico, anotações de campo da pesquisadora, relatório de geração de pagamento de bolsas 06/2015 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e fichas de inscrição descritivas dos sujeitos, além dos autobiograficzines produzidos pelos bolsistas. As reflexões sobre as práticas docentes e sobre a profissão de professor, proporcionaram momentos de profundas percepções sobre o que pensam os acadêmicos acerca da futura profissão. Os dados também revelam a importância de repensar os cursos de licenciaturas, visto que transformações ocorrem através de um processo significativo de reflexão, intervenção crítica e transformação/emancipação do sujeito.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to investigating and discussing the teaching conceptions of Language and Pedagogy students from a public University in Sinop-MT, Brazil, These students are scholarship holders of the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID). For this purpose, we have used the studies of Garcia (2008, 2009, 2011), Schön (1995), Alarcão (1996) for the understanding of Professional Development, relating it to the profession and how teachers define themselves and Others, considering, in this sense, that professional identities are configured in different contexts throughout life. We sought theoretical input in Bakhtin and the Circle (1929, 1952-53, 1970-71 / 1979, 1974/1979) on language, interaction and discursive genres. From Vygotsky (1930, 1934, 1935), we also reflect on language as a form of interaction, seeking to combine the reflections of the two authors with the objectives of this work. In addition, we will seek in Paes de Barros (2005; 2009) theoretical basis on the concepts of multimodality. In the second part of this paper, we present some considerations related to the “fanzine genre”, its history, production context, current use and its usage in Magalhães school (2003), Guimarães (2004, 2005), Nascimento (2010), Pinto (2013), Busanello (2015), Gonçalo Júnior (2015). We seek, then, to unveil the conceptions of the academics about teaching, through reflections on the teaching practice. So, we held meetings in a workshop format, with the professionals involved, coordinators of the PIBID subproject and supervisors of the Municipal Schools of Basic Education. In this context, we collected the data through records, photos, researcher's field notes, payment report of scholarship payments 06/2015 of the Coordination of Improvement of undergraduation, personal and descriptive registration forms, and “autobiograficzines” produced by Scholarship students. Reflections on teaching practices and on teaching professionals provided moments of deep insight into what academics think about the future profession. The data also reveals the importance of rethinking undergraduate courses, since transformations occur through a significant process of reflection, critical intervention and transformation/emancipation of the subject.
Palavra-chave: Desenvolvimento profissional docente
Concepções
Interação
Multimodalidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional teacher development
Conceptions
Interaction
Multimodality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: REY, Ketheley Leite Freire. Oficinas de autobiograficzine: um estudo dialógico com bolsistas do PIBID. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4051
Data defesa documento: 23-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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