Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4059
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Figueiredo, Talita Cristina Bandeira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T14:33:03Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-04-26T14:33:03Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-29 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Talita Cristina Bandeira de. O mal-estar hipermoderno: uma vertente na poesia de Marilza Ribeiro. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/4059 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes the aesthetic resources that grant lyricism to Marilza Ribeiro’s poems, one of the most recognized representatives of contemporary Mato Grosso poetry, and addresses the inconsistencies in human relations of her time. In the first chapter, poems which embody the individual's discomfort expression, marked by individualism, consumerism and narcissism were selected. In the second chapter, the research focuses on the analysis of metalinguistic poems that demonstrate an ethical attitude of the individual in the world being taken by means of artistic activity, as a way of reacting to this discomfort. The study was conducted through formal stylistic analysis, with the support of the sociological theories of Lipovetsky (2004, 2005) and Bauman (1998, 2001, 2007) in relation to the changes that have taken place in society since the advent of Modernity to the present time, which Lipovetsky calls “Hypermodernity”. The research is also based on the reflections of Freud on narcissism, in addition to the Adorno considerations concerning the reification resulting from a capitalist way of life. Thus, the present study aims at investigating the way Ribeiro's poetry draws up the community discomfort regarding their time through their ability to recreate in poetic discourse the subjectivities of the hypermodern individual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2022-07-06T21:52:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Talita Cristina Bandeira de Figueiredo.pdf: 1125557 bytes, checksum: 8f11b74c387e8d9f0fde1227f8225598 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-04-26T14:33:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Talita Cristina Bandeira de Figueiredo.pdf: 1125557 bytes, checksum: 8f11b74c387e8d9f0fde1227f8225598 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-26T14:33:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Talita Cristina Bandeira de Figueiredo.pdf: 1125557 bytes, checksum: 8f11b74c387e8d9f0fde1227f8225598 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O mal-estar hipermoderno : uma vertente na poesia de Marilza Ribeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marilza Ribeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hipermodernidade | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2279166326079570 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2279166326079570 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Vinícius Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5304593788129950 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4002316792351906 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho são analisados os recursos estéticos que conferem lirismo a poemas de Marilza Ribeiro, uma das mais reconhecidas representantes da poesia mato- grossense contemporânea, e que tematizam inconsistências nas relações humanas de seu tempo. Para o primeiro capítulo, foram selecionados poemas que materializam a expressão de mal-estar do indivíduo, marcado por individualismo, consumismo e narcisismo. No segundo capítulo, o trabalho volta-se para a análise de poemas metalinguísticos que demonstram uma tomada de atitude ética do ser no mundo por meio da atividade artística, como forma de reagir a esse mal-estar. O estudo foi realizado por meio de análise estilístico-formal, com o aporte das teorias sociológicas de Lipovetsky (2004, 2005) e de Bauman (1998, 2001, 2007) acerca das transformações que se operaram na sociedade, desde o advento da Modernidade até o momento atual, que Lipovetsky denomina “Hipermodernidade”. A pesquisa também conta com reflexões de Freud sobre o narcisismo, além de considerações de Adorno a respeito da reificação resultante do modo de vida capitalista. Assim, o presente trabalho objetiva verificar a forma pela qual a poesia de Ribeiro elabora o mal-estar da coletividade frente a seu tempo, por meio da sua capacidade de recriar em discurso poético as subjetividades do indivíduo hipermoderno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Marilza Ribeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Poetry | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Hypermodernity | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barth, Luís Fernando Barnetche | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0050223383656762 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Talita Cristina Bandeira de Figueiredo.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.