Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4060
Tipo documento: Dissertação
Título: A escrita em Marina Colasanti : entre a tradição e a modernidade
Autor(es): Alcalde, Thielle Rita Vera de Moura
Orientador(a): Mello, Franceli Aparecida da Silva
Membro da Banca: Mello, Franceli Aparecida da Silva
Membro da Banca: Castro, Fausto Calaça Galvão de
Membro da Banca: Cocco, Marta Helena
Resumo : Esta dissertação objetiva investigar como se desenvolve a escrita de três contos de autoria de Marina Colasanti, presentes na obra Mais de 100 Histórias Maravilhosas e verificar como esses textos transitam entre a tradição e a modernidade literária. Para isso, revisitamos os conceitos de conto e conto maravilhoso e posteriormente efetuamos uma análise dos elementos da narrativa a fim de compreendermos profundamente nosso objeto de pesquisa. O método utilizado foi o dialético, pensando nas contradições e nas relações dialéticas geradas pelos conceitos de tradição e modernidade. Essa proposta de pesquisa justifica-se na medida em que acreditamos que investigar como a tradição e a modernidade convivem em textos literários, nos auxilia a entender as transformações da literatura, as que surgem em nosso cotidiano, bem como as divergências decorrentes dessas transformações. Para nos auxiliar na análise dos contos, recorremos a várias correntes de análise literária nos apoiando nas ideias de Candido (2006). As questões do conto maravilhoso foram analisadas recorrendo aos escritos de Propp (1984). Também nos ancoramos em teóricos como Chevalier; Gheerbrant (2015) e Piglia (2004) para o estudo da simbologia e das histórias secretas presentes nas narrativas. Quanto ao tema da modernidade e do excesso de exposição dos indivíduos recorremos a Debord (1997), Kehl (2004) e Lipovetsky (2016; 2005; 2004), já para o estudo da tradição direcionamo-nos a Jolles (1976). Também foram fundamentais para nossa análise os comentários de Bakhtin (1998), Bastos (2011), Konder (1986), Kothe (1986) e etc. Nas análises chegamos aos seguintes resultados: Marina Colasanti utiliza os elementos estruturais da narrativa como tempo, espaço, personagem e narrador de maneira muito próxima à da tradição literária, mantendo a forma do conto maravilhoso. Já em relação ao enredo e ao tema, ela consegue “atualizá-los” de um modo considerado moderno. Desse modo, podemos afirmar que os contos de Colasanti transitam entre a tradição e a modernidade literária. Ao mesmo tempo em que aborda questões atemporais, como a solidão, o amor, o poder, a inveja, a autora se utiliza do conto maravilhoso para nos fazer refletir sobre a condição do homem na modernidade e, assim, mostrar as contradições em que vivemos no mundo contemporâneo. Porém, essa marca do presente nas suas narrativas não aparece de modo explícito, pois é necessário compreender os subentendidos que ela propõe em cada texto. Deste modo, ela faz críticas ao consumismo, aos excessos de informações aos quais estamos expostos, à superficialidade em que vivemos e discorre sobre o excesso de exposição dos indivíduos nas mídias sociais.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation has the mainly objective investigating how writing in three tales written by Marina Colasanti develop in her literary work “Mais de 100 Histórias Maravilhosas” (More than 100 Wonderful Tales), analyzing how theses histories can pass by tradition and modernity literature. Therefore, we needed to remind concepts about short and wonderful tales and after all we analyzed the narratives elements deeply trying to understand our research. The methodology used was dialetical, thinking about contraditions and the dialetical relations created through traditional concepctions out and modernity. This research proposal is justified by our believes in investigate how tradition and modernity can live together in literature texts, so it can explain the literary transformation as well as divergences resulting. We resorted to several literary's currents analysis supporting us in the ideas of Candido (2006). The questions of the wonderful tale were analyzed using the writings of Propp (1984). We are also anchored by such theorists as Chevalier; Gheerbrant (2015) and Piglia (2004) for symbology studing and the secret stories present in the narratives. As for the modernity's subject and over-exposure of individuals, we have recourse to Debord (1997), Kehl (2004) and Lipovetsky (2016; 2005; 2004) and for the study of tradition, we turn to Jolles (1976). The comments of Bakhtin (1998), Bastos (2011), Konder (1986), Kothe (1986) and others were also fundamental for our analysis. The result of these analyzes are: Marina Colasanti utilizes elements like time, space, characters and narrator very close to the literary tradition keeping the structure of wonderful tale. Although she can use the history modernly. We can realized that Colasanti transits between tradition and modernity. In the same time the author relates about loneliness, love, power, and envy. The author uses the wonderful tale to make us reflect on the condition of man in modernity, thus showing the contradictions in which we live in the contemporary world. However, this mark of the present in her narratives does not appear explicitly, since it is necessary to understand the sub-understandings that her proposes in each text. In this way, it criticizes consumerism, the excesses of information to which we are exposed, the superficiality in which we live and discusses the over-exposure of individuals in social media.
Palavra-chave: Contos maravilhosos
Tradição
Modernidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Wonderful tales
Tradition
Modernity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: ALCALDE, Thielle Rita Vera de Moura. A escrita em Marina Colasanti: entre a tradição e a modernidade. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4060
Data defesa documento: 31-Mar-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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