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http://ri.ufmt.br/handle/1/4074
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Representações de educadores/as da Escola do Campo Água Santa – Alto Paraguai/MT : uma análise crítica do discurso |
Autor(es): | Souza, Neiva Aparecida Pires de |
Orientador(a): | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Pereira, Vinícius Carvalho |
Membro da Banca: | Beltrão, Marcio Evaristo |
Resumo : | A Educação do Campo, no Brasil, vem conquistando espaços através de lutas de movimentos sociais que surgiram na década de1980. Nos anos 1990, tivemos a primeira mudança significativa no que se refere à “educação rural”, que passa a ser considerada como Educação do Campo, pelo artigo 28, da Lei nº 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e depois reconhecida como Educação Básica no Campo. Este estudo busca analisar de que maneira os educadores/as da escola relacionam a sua formação, os seus conhecimentos com as Orientações e Diretrizes da Educação do Campo. E, ainda, revelar as representações dos professores/as da Escola Água Santa acerca do ensino na escola do campo e da formação para atuarem na Educação do Campo. Para analisar as representações dos/as docentes, foram utilizadas as bases teóricas da Análise Crítica do Discurso (ACD), através do significado representacional de Fairclough (2003), do Realismo Crítico (RC) de Bhaskar (1998) e Barros (2015), e do sistema de transitividade com base na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (2004). A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como procedimentos metodológicos a observação participante, notas de campo registradas em diários de campo, rodas de conversa e oficina de formação para educadores da escola do campo. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio. Os resultados apontam que os/as educadores/as não possuem uma formação inicial e continuada específica para a Educação do Campo. Porém, essa situação poderia ser transformada se a SEDUC por meio dos CEFAPROS disponibilizasse mais políticas públicas de formação a esses/as educadores/as através dos cursos formativos envolvendo as especificidades da escola do campo. |
Resumo em lingua estrangeira: | Education at the country in Brazil has been conquering spaces through fights from social movements, which arose in the 80s. In the 1990s, we had the first meaningful change regarding “rural education”, which is now considered as Country Education, by article 28, from Law nº 9394/96, Education Directives and Bases Law, and later recognized as Basic Education on Country. This study aims to analyse how the school educators relate their graduation, their knowledge with Orientation and Directives of Country Education. In addition, still, to reveal the representations of teachers from Água Santa school about the teaching on country school and graduation to act on Country Education. To analyze the representations of the teachers, theoretical bases of Discourse Critical analysis (ACD) were used, through Fairclogh’s (2003) representational meaning, Bhaskar’s (1998) and Barros’ (2015) Critical Realism (RC), and of transitivity system based on Halliday’s (2004) Systemic-Functional Linguistics. The research has qualitative approach and has as methodological procedures the participating observing, field notes registered in field journals, conversation rounds and formation workshop for country school educators. Data were collected by means of audio recordings. Results point out that educators do not have an early and continued formation, specific for Country Education. However, this situation could be transformed if SEDUC, through CEFAPROS, brought more public policies for formation to these educators through formation courses involving the specificities of country school. |
Palavra-chave: | Educação do campo Representações de educadores/as Formação de educadores/as do campo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Country education Representations of educators Formation of country educators |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SOUZA, Neiva Aparecida Pires de. Representações de educadores/as da Escola do Campo Água Santa – Alto Paraguai/MT: uma análise crítica do discurso. 2021. 288 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4074 |
Data defesa documento: | 5-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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