Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4075
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Dificuldades de professores nativos e não nativos de português como língua adicional em diferentes contextos |
Autor(es): | Café, Paula Tuany Silva |
Orientador(a): | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Pereira, Vinícius Carvalho |
Membro da Banca: | Silva, Eladyr Maria Norberto da |
Resumo : | Esta dissertação de Mestrado aborda duas frentes dos estudos linguísticos, quais sejam: a formação de professores e o ensino de Português Língua Adicional. A formação de professores foi abordada aqui como fundamental na construção do saber docente, pertencente ao eixo teórico da Linguística Aplicada. Dentre as diversas nomenclaturas que caracterizam o ensino de Português para Falantes de Outras Línguas, adotou-se aqui Português Língua Adicional (PLA). Este estudo nasceu de um conflito pessoal: sendo falante nativa de Português, como posso encontrar tantas dificuldades ao ensinar minha língua para falantes não nativos? Portanto, este trabalho tem como objetivo identificar aspectos convergentes e divergentes entre as dificuldades de professores falantes nativos e professores falantes não nativos de PLA em diferentes contextos. Com essa finalidade, a abordagem qualitativa foi pano de fundo para este estudo, utilizando questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram dezesseis professores oriundos de diferentes contextos, falantes nativos e falantes não nativos de Português. Os dezesseis professores responderam o questionário e quatro deles foram entrevistados. Para a análise dos dados os Professores Participantes foram agrupados em quatro quadrantes, de acordo com critérios referentes à sua origem (se falantes nativos ou não nativos) e ao contexto em que atuam (se em país que tem o Português como primeira língua ou em país que não tem o Português como primeira língua). Para dar suporte à análise dos resultados, foram discutidas teorias de formação de professor, bem como aspectos da formação de professores de línguas, dificuldades e desafios enfrentados por professores em sua profissão e os conceitos de professor nativo e não nativo de línguas. Os resultados apontaram quatro categorias de dificuldades: dificuldades relacionadas à língua, dificuldades relacionadas ao ensino da língua, dificuldades relacionadas ao planejamento de aula; e dificuldades relacionadas à profissão e à jornada profissional. Os resultados mostraram que essas dificuldades ora convergem, ora divergem não só de acordo com as variantes “ser Falante Nativo ou Falante Não Nativo” e “o contexto de ensino em país onde o Português é ou não a primeira língua’, mas também com outros fatores como ter experiência e formação na área e o público alvo a quem ensinam. Como conclusão, são propostos desafios para a formação de professores de PLA, a partir das dificuldades apresentadas pelos Professores Participantes deste estudo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Master's thesis addresses two fronts in linguistic studies: such as Teacher Education and Teaching Portuguese for Speakers of Other Languages. Teacher education was addressed here as fundamental in the construction of teaching knowledge, belonging to the theoretical axis of Applied Linguistics. Among the various terminologies that characterize the teaching of Portuguese for Speakers of Other Languages, it was adopted here Portuguese as an Additional Language (PAL/PLA). This study was born from a personal conflict: being a native speaker of Portuguese, how can I find so many difficulties in teaching my language to non-native speakers? Therefore, this research study aims to identify common and divergent aspects among the difficulties of native teachers and non-native teachers of PAL/PLA in different contexts. In order to achieve these objectives, it followed a qualitative approach and used questionnaire and interview as data collection instruments. The subjects participating in this research study were sixteen teachers from different contexts, native speakers and non-native speakers of Portuguese. All sixteen teachers answered the questionnaire and four of them were interviewed. To assist in the data analysis, the participating teachers were grouped into four quadrants, according to criteria related to their origin (whether they were native or non-native speakers of Portuguese) and to the context where they work (whether in a country where Portuguese is the first language or in a country where Portuguese is not the first language). To analyze the results, theories of teacher education, aspects of language teacher education, difficulties and challenges in the language teacher profession, as well as the concepts of native and non-native teacher of PAL/PLA were discussed. The results indicated difficulties related to language, to language teaching, to language teaching planning, and to the teacher profession and their professional journey. Moreover, the results showed that these difficulties sometimes converge or diverge not only according to the fact of being native or non-native speakers of Portuguese and of the language context where they work but also according to other factors, such as the teachers’ professional experience and education, and their students’ language level and needs. Based on the results, a set of challenges for PAL/PLA teacher education are proposed. |
Palavra-chave: | Professor falante nativo Professor falante não nativo Dificuldades no ensino de PLA (português língua adicional) Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Native teacher Non native teacher Difficulties in portuguese for speakers of other languages Language teaching education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | CAFÉ, Paula Tuany Silva. Dificuldades de professores nativos e não nativos de português como língua adicional em diferentes contextos. 2020. 193 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4075 |
Data defesa documento: | 28-Feb-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Paula Tuany Silva Café.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.